A parábola do Fariseu e do Publicano

Orientação para líderes: Esta parábola fala do cuidado que devemos ter ao orar e como devemos orar, pois alguns confiavam em si mesmos por se considerarem justos, e desprezavam os outros (Lc.18:9).


1) Leia Lc. 18:9-14. O que era um fariseu?

Era pertencente a seita dos fariseus. Uma das principais seitas dos judeus, muito mais numerosa que as demais da época, e de mais influência entre o povo. Insistiam no cumprimento rigoroso da lei e das tradições. Praticavam mais a letra da lei (guardavam a lei exteriormente), mas se esqueciam do espírito da lei (o aspecto espiritual da lei) – Rm.7:6; II Co. 3:2-6. Não mais tradições, regras e preceitos, mas a lei do Senhor gravada, agora, em nossos corações pelo Espírito Santo. O fariseu é do tipo de pessoa que diz: "Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço".

2) O que era um publicano?

Era cobrador de impostos entre os antigos romanos. Os judeus consideravam os publicanos traidores e apóstatas (aqueles que abandonam a fé), porque cobravam impostos para a nação que os oprimiam. Os julgavam pessoas do mais vil caráter, porque extorquiam grandes somas de dinheiro do povo.

3) Releia Lc 18:11-12. No que consistiu a oração do fariseu?

O fariseu não pediu nada, na sua presunçosa oração. Sua gratidão não passou de congratular-se a si mesmo, de exaltar a si mesmo. Usou da oração para atacar o publicano. (v. 11). Apresentação da defesa de sua justiça própria. Sustentou uma aparência religiosa. (v. 12).

4) No que consistiu a oração do publicano?

O publicano clamou ansiosamente com arrependimento (pois considerava-se indigno, pecador) e esperança, batendo no peito em sinal de humildade e quebrantamento, para que fosse purificado dos seus pecados e reconciliado com Deus.
Nota: Sê propício – significa "sê conciliado", "expiado", em outras palavras: Seja favorável, benigno.

5) v. 14. O que podemos observar neste versículo em relação as orações feitas?

Mostra em primeiro lugar que o publicano é quem foi justificado na presença de Deus (desceu justificado para sua casa), porque ele se humilhou. E depois mostra que o fariseu volta para a sua casa sem ser justificado, por causa do seu orgulho.

6) Quais os cuidados que devemos ter ao orar, com base no que acabamos de estudar?

a) Não devemos usar a oração para atacarmos as pessoas e nem para mandarmos recado à alguém. (v. 11).
b) Não devemos sustentar uma aparência religiosa ao orar; não ser hipócrita. (v. 12). Não é pelo muito falar que Deus ouve. Deus vê o coração, a sinceridade e a fé.
c) O orgulho não tem lugar na oração. Aquele que tem justiça própria volta para casa sem ser justificado. (v. 14).

7) Quais as atitudes corretas que devemos ter ao orar, com base no que acabamos de estudar?

Devemos orar: a) de todo o coração. (v. 13; Jr. 29:12-13); b) com humildade. (v. 13; II Cr. 7:14); c) com um coração quebrantado. (v. 13; Sl. 51:17); d) confessando pecados, arrependido. (v. 13; Mt. 6:12); e) com fé (v. 13; Hb. 11:6).
Reflexão: Você tem tido uma vida de oração? Você tem orado de maneira correta? Ore ao Senhor de todo o teu coração, arrependido, quebrantado, com sinceridade, humildade e fé e Ele te ouvirá.

Versículo para memorizar: Lc. 18:14.


PALAVRA PASTORAL:

1) PROCURE FAZER UM JEJUM PELA SUA EDIFICAÇÃO PESSOAL
2) FAÇA UM PROPÓSITO DE LEITURA DIARIA DA BIBLIA PARA SUA EDIFICAÇÃO PESSOAL
3) ORE PELA SALVAÇÃO DE SUA FAMÍLIA
4) ORE PELA NOSSA IGREJA PARA QUE POSSA CRESCER NA GRAÇA/CONHECIMENTO E EM VIDAS
5) ORE PELA VIDA FINANCEIRA SUA E DE SEUS IRMÃOS
6) ORE PELAS MOÇAS DA CASA DO SENHOR QUE DESEJAM CASAR E ESTÃO SOZINHAS
7) ORE POR TODO O MINISTÉRIO DA NOSSA IGREJA , PELA UNIDADE
8) ORE PARA QUE OS PAIS DAS CRIANÇAS DA CASA DE DEUS TRAGAM SEUS FILHOS A ESC. DOMINICAL
9) ORE PARA PELOS NOSSOS ADOLESCENTES PARA QUE HAJA SANTIDADE E AQUEBRANTAMENTO.
10) ORE PELA A IGREJA E POR ISRAEL SEMPRE...

SHALOM!!!