Encorajamento

Muito ouvimos falar de Paulo, Pedro, Abraão, Moisés e outros mais. Porém, existiu um homem chamado Barnabé que poucas pessoas o conhecem. Barnabé era um homem fantástico. O seu ministério foi um ministério de "retaguarda": um trabalho feito nos bastidores, fora das vistas dos espectadores. Barnabé, era natural de Chipre e membro da igreja de Jerusalém. Vendeu suas terras para dar o dinheiro aos cristãos pobres da Judéia. Em Atos dos Apóstolos 4:37 lemos que "Barnabé tinha um campo e vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos Apóstolos".

Barnabé, o Filho da Consolação, encoraja os outros pelo exemplo. Ele vai à frente a mostrar ao caminho. Este homem está preocupado com os Cristãos pobres de Jerusalém. E o que faz ele? Dá o exemplo. Vende a sua propriedade e dá o dinheiro para ser distribuído conforme as necessidades de cada um. Este é um encorajamento muito prático. Devemos animar os outros a ter palavras doces falando palavras doces. Devemos motivar os outros a ter pensamentos puros tendo pensamentos puros.

Uma outra situação em que vemos em Barnabé é investir na vida dos outros é quando ele investe na vida do apóstolo Paulo. Vemos isso em Atos 11:25-26 que nos relata o crescimento fenomenal da Igreja em Antioquia da Síria. Era tal o crescimento do "caminho" entre os gregos, cipriotas e judeus que os apóstolos enviam Barnabé para ver o que se passava. Barnabé chega a Antioquia e imediatamente começa a "encorajar todos os que com firmeza de coração permanecessem no Senhor" (Atos 11:23).Vendo o crescimento da Igreja ele vai buscar Paulo – para o exercício Ministerial – para ajudá-lo. E durante um ano estiveram os dois trabalhando na Obra e Deus abençoou o fruto das suas mãos, e "em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados Cristãos" (Atos 11:26).

Barnabé é um dos primeiros profetas e mestres da Igreja de Antioquia (Atos 13:1). Lucas fala dele como um "homem bom" (11:24). Ele nasceu de pais judeus da Tribo de Levi. Sua tia foi a mãe de João Marcos (Cl. 4:10). Era nativo de Chipre, onde possuía terras (Atos 4:36, 37), as quais vendeu, e entregou o dinheiro obtido para a Igreja de Jerusalém.
Muitas vezes queremos ter uma posição de destaque e realizar uma obra que será notada por todos. Por isso, nos esquecemos da importância do trabalho de retaguarda. Uma peça de teatro não aconteceria se não existissem nos bastidores pessoas organizando, pensando, agindo em prol de um todo. A importância de uma equipe é fundamental para que isso ocorra. o sucesso de Nosso Ministério depende largamente do desenvolvimento de uma equipe forte, com um senso profundo de espírito de equipe. Precisamos de homens, mulheres, jovens, adolescentes, com disposição e entusiasmo em levar o Evangelho a todos os povos. Barnabé não estava preocupado em se destacar nesse ou naquele grupo. Ele fazia o seu trabalho sem se preocupar em estar na liderança ou na retaguarda.

"Eu queria ser um homem assim" E Você????

Muitas pessoas que morreram na fé, não foram reconhecidas pelo que fizeram aqui na terra. Mas existe um livro que está sendo escrito por Deus, chamado livro da vida, que lá se encontra todos os nomes daqueles que se entregaram por amor a Cristo. Aqueles que estiveram nos bastidores, na retaguarda. Lembra dos 7 MIL...(Livro de Reis...) Muitos foram esquecidos pelos livros de história, mas se encontram no livro de Deus, e receberão a justa medida.

VERCICULO PARA REFLEXÃO:
"E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida". (Filipenses 4:3) Uma Pergunta Quem foi Clemente???
"Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor". (Mateus 25:23)

Referência bíblica: Sobre BARNABÉ Além de ter
Coração generoso (Atos 4:36-37)
• 1) Ajudou Paulo no ministério(At 9:26-27)
• 2)Bom testemunho (Atos 11:22-26)
• 3) Homem humilde (At 14:8-18)
• 4)Homem paciente (At 13:1-5,13;At 15:36-41)
• 5) Deu a vida por Jesus (Atos 15:25-26)

CONCLUSÃO:

Bem aventurado é o servo , que quando o Senhor vier o achar servindo, DEUS TE ABENÇOE.
SHALOM!!!