A EXPERIÊNCIA DO NOVO NASCIMENTO

João 3:1-7; Efésios 2:1-6

Como você define a experiência do Novo Nascimento?

Introdução: O Novo Nascimento é sem dúvida nenhuma a mais linda experiência que um homem pode viver aqui na terra. O texto lido fala de um homem chamado Nicodemos que foi falar com Jesus. Embora Nicodemos fosse um religioso piedoso, ele não sabia o que significa o Novo Nascimento. Em resumo, o Novo Nascimento ocorre na vida de um homem no exato momento em que ele reconhece ser um pecador e abre seu coração para receber Jesus como único e suficiente Salvador. Neste momento o Espírito do homem é vivificado pelo Espírito Santo, passando o homem ter vida espiritual, recebendo uma verdadeira alegria e paz conforme o texto de Efésios 2:1-6.


EVIDÊNCIAS DO NOVO NASCIMENTO

1ª Evidência - Repulsa e tristeza pelo pecado – Salmos 38:18 – Ezequiel 36:31

A repulsa e tristeza pelo pecado, também precisa estar presente no ato do arrependimento. No texto lido, Davi sentiu profunda tristeza pelo pecado. Um cristão que ainda não sente nojo e tristeza quando peca, ainda não provou da verdadeira experiência do Novo Nascimento. PERGUNTA: Você já teve a experiência de sentir tristeza ou nojo do pecado?

2 ª Evidência - Fome e sede de Deus – 1 Pedro 2:22 – Salmos 42;1-2

Lemos em 1 Pedro 2:22: Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro. De fato quando um homem passa pela experiência do Novo Nascimento, ele passa a desejar pelas coisas de Deus. Oração, Meditação na Palavra, desejo de participar dos Cultos, Comunhão com os irmãos passam a ser motivo de alegria e de prazer. No Salmo 42:2 o salmista declara: A minha alma tem sede de Deus. Esta “sede de Deus” tem que estar presente na vida de todo homem que realmente passou pela experiência do Novo Nascimento. PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para não perdermos o desejo pela Presença de Deus?


3ª Evidência - Certeza da Salvação - Romanos 8:16 – 1João 3:14 – Filipenses 1:21-23

Sem dúvida nenhuma, a maior benção que um cristão pode receber nesta vida é a certeza de sua salvação.
A Bíblia diz que o próprio Espírito Santo testifica com o nosso Espírito que somos filhos de Deus. Em 1 João 3:14 lemos que João tinha certeza que já havia passado da morte para vida. Paulo em Filipenses 1:21-23 também desejava partir e estar com Cristo, o que segundo ele era muito melhor do que viver neste corpo. PERGUNTA: Se a Bíblia nos ensina que podemos ter a certeza da salvação, porque muitos cristãos tem dúvida de sua salvação?

CONCLUSÃO: Jesus disse a Nicodemos que ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer de novo. Deus deseja derramar sobre cada um de nós o Espírito de adoção para que possamos estar com Ele para sempre. Para isso precisamos abrir verdadeiramente nosso coração pra Jesus, e nos entregarmos completamente a Ele. Você já passou pela experiência do Novo nascimento???? Jesus está esperando por você!!!