DISTINGUINDO PROVAÇÕES E DISCIPLINAS

ESTUDO DE CÉLULA, 4ª SEMANA DE JULHO EM 2018.

Umas das dificuldades na vida do crente, é compreender a situação que está acontecendo com ele – se algo que acontece é de Deus ou não, ou então, se é algo que ele mesmo plantou e está colhendo. Saber o que acontece conosco é absolutamente vital, para darmos a resposta apropriada a Deus. Queremos falar sobre duas situações que Deus usa para aperfeiçoar seus filhos:

I- PROVAÇÃO - Tiago 1:2-3 – Esse texto diz que devemos ficar alegres quando vierem as provações – Como elas podem vir?

1) – Por Aflições e Perseguições: Por exemplo: chefe ou colega no trabalho que fala mal ou faz algo contra você. Pode ser Deus permitindo para testar seu nível de tolerância, paciência e perdão; você começa a orar por algo, e as coisas pioram - pode ser Deus testando se queremos mesmo o que pedimos – se desistimos de pedir é porque o que queremos não é tão importante assim.

2)- Por Pressões sobre nossa vida – surgem situações que vão nos espremer. Quando a pressão vem, como reagimos? Alguns param de orar, de ler a Bíblia, de continuar crendo em milagres, etc. Como reagiram alguns homens de Deus pressionados? Ex. José do Egito – foi vendido pelos próprios irmãos como escravo;foi caluniado como alguém que mexeu com a mulher do patrão; foi lançado na cadeia, ficou lá muitos anos esquecido. Mas, continuou firme com sua fé e foi aprovado em meio à pressão. Cuidado quando Deus muda a maneira de agir com você, porque não passou nos testes.

3)- Pela Seca espiritual – Deus permite essa seca para nos testar e no fim nos abençoar mais ainda – Deus queria saber o que estava no coração do seu povo- Deut. 8:2-3 e 16. Em tempos de seca aprendemos a andar por fé – todo dia dar um passo de cada vez. Como responder no tempo da provação? – mantendo uma atitude de fé, e enxergando a mão de Deus por traz de cada situação. Pv.3:6. Este é um princípio que nos leva à aprovação: Enxergue a mão de Deus em tudo que fizer. Quando não somos aprovados vem a segunda maneira de Deus ensinar:

II)- DISCIPLINA DE DEUS - O que é disciplina? (Ensino, instrução, educação, para que haja o crescimento sadio de uma pessoa ou organização). Disciplina é o que faz as coisas funcionarem bem. Deus usa a disciplina em seus filhos - Hb. 12:4-12 – Quem não é aprovado será corrigido com disciplina. O que é a disciplina de Deus? – É uma ação de Deus que evita que algo terrível nos aconteça e nos cause sofrimento e prejuízo na nova vida junto dEle. Como que a disciplina vem?

1- Através do vexame – (Humilhar, afligir, afrontar): sentir vergonha é uma maneira de Deus tratar seus filhos. Muitos pensam que Deus não expõe seus filhos ao vexame, que isso é coisa só do diabo. Mas, para nos corrigir e disciplinar, Deus também faz isso. Ex. de Pedro - Ele disse que estava com Jesus em todas as situações, mas o negou 3 vezes antes do galo cantar. Mt. 26:31-35- Aconteceu isso em Lc. 22:54-62. O vexame produz em nós uma marca - para que nunca mais venhamos a fazer o mesmo. Se Deus tem sido paciente com você é porque Ele está te dando chance para se arrepender, do contrário o vexame vem para resolver.

2- Limitação para não continuar pecando – Jesus ensina uma fórmula em Mateus 5:29. Quando não eliminamos a causa que nos faz pecar, Deus pode fazer isso por nós. O que te faz pecar? Arranque você mesmo, pois se não Deus pode arrancar por você. Deus limitou Adão e Eva pelo cansaço no trabalho. Canseira tira a disposição. Quanto mais cansado menos peca. Ficar à toa pode ser maldição na sua vida. Alguns precisam de limite no ganhar dinheiro. Cuidado quando Deus precisa limitar coisas em sua vida. Disciplina é uma ação de Deus que envolve vexame ou limitação, para que não haja um dano maior em nossa vida. Como responder a Deus no tempo da disciplina? – Tg. 4:7 -10 – se arrepender – se humilhar- chegar mais perto de Deus.

CONCLUSÃO: Deus é como um pai que quer o melhor para seus filhos. Quando não conseguimos perceber que nossas atitudes devem ser mudadas, Ele entra em cena, e usa seus recursos para nos ajudar. Esses dois recursos, a Provação e a Disciplina, são muito eficientes e são usados sempre que necessários. Avalie sua vida neste momento: Deus tem precisado usar essas ferramentas em você? Hoje é tempo de mudar algo em nós. Hb. 3:7-15. Tome uma posição: “se hoje você ouvir a voz de Deus não será teimoso”.