ESTRATÉGIAS DO INIMIGO CONTRA O CRISTÃO (parte2)

ESTUDO DE CÉLULA, 3ª SEMANA DE JULHO EM 2018.

Introdução: 2 Co 4:6-10 - Na semana passada vimos sobre três estratégias que nosso inimigo, o diabo, usa para nos atrapalhar e tentar impedir que façamos a obra que Deus tem para cada um de nós. São elas: Desviar nossa atenção; Duplicidade de mente; Deixar para depois. Nenhuma delas pode surtir efeito se não lhe dermos a devida atenção. Hoje queremos falar sobre outras quatro delas:

4. DESÂNIMO - Hb. 12:1 - O diabo quer nos roubar o entusiasmo, o ânimo, porque ele sabe que é o desânimo que nos leva a parar antes da hora. Leia Lc. 18:1- 8. Quando o desânimo vier, devemos orar mais. Quantos oram por uma causa ou por alguém só um pouco e depois desanimam, param e se conformam com a situação. Como vencer o desânimo? - Sugestões práticas: 1- Comece o dia com fé – levante e declare que seu dia vai ser maravilhoso porque Deus está com você. 2- Procure ver o melhor das circunstâncias – Pratique Rm. 8:28 - Procure enxergar lucro nas circunstâncias, mude a maneira de ver as coisas – seja positivo. 3- Entregue seus problemas para Deus – e confie que Ele é capaz de resolver. Espere boas soluções. 4- Elimine palavras negativas – Não fale mal de si mesmo, achando que isso é humildade. Não diga que você não é capaz, que para você nada dá certo. Não seja o que desanima a si próprio, porque diz palavras negativas a seu respeito. 5- Ande com as pessoas certas, cheias de fé, positivas – 1 Co 15:33 – Boas companhias nos ajudam a caminhar otimistas. 6- Lembre seu futuro – será na glória, ao lado de Jesus. Leia Rm. 8:18. Quando o diabo lembrar seu passado, lembre a ele o que será o futuro dele – no lago de fogo. Apocalipse 20:10.

5- DISCÓRDIA – (é desarmonia, desentendimento, desavença). Ninguém consegue avançar com discórdia entre irmãos e principalmente com o cônjuge – 1 Pe 3:7. Discórdia interrompe orações, trava a obra de Deus, pois não pode haver bênção entre contenciosos. Discórdia bloqueia a comunhão com Deus. Temos que desejar que haja sempre concordância no meio do povo de Deus. Filipenses 2:14.

6- DESONESTIDADE CONSIGO MESMO - tem pessoas que não falam a verdade para si mesmas, não dão o nome certo para as coisas. Sempre buscam uma palavra branda para justificar um problema mais sério. Sempre usam de eufemismo - Ato de suavizar a expressão duma idéia substituindo a palavra ou expressão própria por outra mais agradável, mais polida. Ex: pecam e dizem: não é que eu pequei, eu errei o alvo. Dão nomes mais bonitos para pecados feios. Isso é desonestidade para com Deus - Só cresce o que tem coragem de assumir o que está acontecendo com ele, admite o erro, se arrepende, para e muda de atitude. Ex. O Rei Davi com Batseba – ele só pode ser feliz quando foi honesto com ele mesmo - Sl 32:3. Chamar pecado por outro nome não resolve, é ser desonesto consigo mesmo. Não adianta tentar justificar erros – Pv. 28:13. Hoje é dia de admitirmos algumas coisas em nossa vida: fale com Deus sobre o que você tem chamado de erro, fraqueza, ponto fraco, limitação, mas no fundo o Espírito Santo está dizendo que é pecado. Inveja e cobiça andam juntas, e são pecados - são desejos violentos de possuir o bem alheio. Muitos chamam de interesse especial - Deus diz que é pecado – Ex. Caim matou Abel por inveja. Tiago 3:16.

7. DIFAMAÇÃO – Significa tirar a boa fama ou o crédito; desacreditar publicamente; falar mal de alguém. A última estratégia do diabo contra um homem de Deus é a difamação. Quando nada mais funciona, ele vai inventar algo a seu respeito. Mas veja o que diz o Sl 101:5 -“Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei;” Deus é sério. Temos que passar pelo teste de difamação e sair aprovado. O Rei David passou por isso e fala sobre quem é que pode desfrutar da presença de Deus: Sl 15:1-3. Salomão escreve em Provérbios 16:28 e 25:18. Jesus também foi vítima de difamação – Mc. 14:55-57 - Essa é uma arma muito poderosa para nos fazer parar com a obra de Deus, pois fere nosso ego. Contra isso temos que ter uma postura em Deus, nos lembrando que Ele tem nos levantado com um propósito, e nenhuma dessas armas podem nos fazer parar.

CONCLUSÃO: Hoje é dia de tomar uma posição: O inimigo não vai me fazer parar com a obra de Deus, usando suas estratégias malignas – porque eu estou sendo avisado sobre elas, e o poder do Espírito Santo está sobre mim. Fale para alguém do seu lado: Irmão, nenhuma destas estratégias vai fazer você parar de servir a Deus. (Orem uns pelos outros).