VENCENDO OS VENTOS CONTRÁRIOS

Estudo Célula 4º semana agosto/2018
TEXTO CHAVE: Marcos 6:45-52

INTRODUÇÃO: Quando colocamos algumas metas, ou mesmo sonhos em nossas vidas, logo enfrentamos “ventos contrários”, ou seja, obstáculos que querem nos impedir de alcançarmos nossos objetivos. Estudaremos sobre as razões que procuram nos impedir de chegarmos ao outro lado dos nossos desafios cotidianos. A Palavra de Deus quer nos mostrar o caminho da vitória frente a estes obstáculos.

1- ESFORÇANDO-SE PARA CHEGAR DO OUTRO LADO Mc 6:35-46 Jesus havia acabado de realizar um grande milagre: o da multiplicação dos pães. Ao sentir desejo de orar, pediu aos discípulos que subissem em seus barcos e passassem adiante, para o outro lado, a Betsaida. Não contavam, porém, com os fortes ventos que lhe sobreviriam, impedindo-os de cumprir sua missão. Jesus sabia o que iria acontecer, mas ele permitiu para que os discípulos aprendessem com a experiência e crescessem. Em algumas ocasiões da vida sentimos que a experiência dos discípulos, de alguma forma, nos parece comum. A adversidade que se levanta quando temos objetivos, metas e alvos estabelecidos parecem tão fortes a ponto de quase destruir nossa embarcação. Apesar de remarem contra a maré, os discípulos não desistiram da luta e foram recompensados por isso. Sua obediência à ordem de Jesus para chegarem em Betsaida, apesar das dificuldades enfrentadas, certamente faria com que os céus e terra se movessem em seu favor, Js 1:9.

2- Contando com a ajuda sobrenatural. Mc 6:48-49. É maravilhoso perceber como Jesus honrou o esforço dos discípulos, quando eles se dispuseram a cumprir o Seu desejo. O texto bíblico diz que Jesus os viu remando com dificuldade, então, levantou-se para ajudá-los a passar para o outro lado. A forma da providência divina também não se deu de maneira natural. Jesus foi ao encontro deles, andando sobre as águas. Todas as vezes que estivermos dentro dos princípios de obediência e fé em Sua Palavra, o sobrenatural estará à nossa disposição. Jesus se levantou para ajudá-los a passar para o outro lado, assim como se dispõe a ajudar-nos a enfrentar nossos desafios. Se for necessário, o sobrenatural entrará em operação para nos auxiliar a chegar do outro lado, Mt 28:20; Mc 16:20.

3- Passando para o outro lado. Mc 6:52 O Mestre entendia que o s discípulos precisavam de ajuda, não apenas para chegar a Betsaida, mas, principalmente, para passar ao outro lado do entendimento espiritual. Observe que quando Jesus os viu dentro do barco, eles estavam apavorados. A razão se devia ao fato de que eles ainda não haviam compreendido o milagre da multiplicação dos pães. Ora, se não entendemos o primeiro milagre, como entenderemos o segundo? Se não subimos o primeiro degrau, como queremos alcançar o último? Assim os discípulos se encontravam quanto às questões espirituais. Jesus sabia que precisava levá-los, não apenas a um lugar geográfico, mas a um novo nível de entendimento espiritual que os fizesse amadurecer em Deus. Precisamos dar passos firmes, rumo ao crescimento espiritual. Primeiro, creio em Deus, arrependido de meus pecados; depois me batizo nas águas, em prova de obediência à Sua Palavra; e então, vou prosseguindo de fé em fé, recebendo novas revelações e novos direcionamentos, na medida em que vou manifestando entendimento do que Deus está fazendo em minha vida, Rm 1:16-17; II Co 3:18.

CONCLUSÃO: Não se desanime ao perceber que os ventos contrários insistem em bater contra a sua embarcação. Se o que você faz está dentro do que Deus quer para a sua vida, certamente a provisão sobrenatural virá para o ajudar. O Senhor ama vir ao seu encontro para auxiliá-lo em suas lutas. Lembre-se, porém, que mais importante do que atingir metas quanto à faculdade, profissão, casamento, casa própria, e afins, é necessário crescer espiritualmente. Subir novos degraus de maturidade rumo à perfeição em Cristo.

Gancho evangelístico –Você está precisando de ajuda para atravessar as dificuldades? Está ajuda só se encontra em Jesus. Decida entregar a sua vida nas mãos Dele hoje mesmo, pedindo perdão pelos seus pecados e recebendo a salvação. Então faça agora uma oração a Ele e diga para Ele que você O recebe como seu Senhor e Salvador!