IMPORTÂNCIA DA COBERTURA ESPIRITUAL

Estudo Célula 3º semana agosto/2018
TEXTO CHAVE: Hebreus 13:17

INTRODUÇÃO: Você já sentiu falta de um guarda-chuva no meio de uma tempestade ou de uma sombra em pleno sol do meio-dia? Pois na nossa vida espiritual também enfrentamos muitas situações que parecem que estamos em uma tempestade, ou em um sol forte, mas Deus providenciou cobertura para nossa vida. São homens e mulheres que o Senhor levanta como nossos líderes na igreja e que nos protegem, ensinam e apóiam. A Bíblia diz que devemos nos submeter, não apenas a Deus, mas “uns aos outros” Ef 5:21. Vamos aprender um pouco sobre cobertura espiritual, analisando o versículo 17 de Hebreus 13.

1. TEMOS COBERTURA QUANDO OBEDECEMOS AOS NOSSOS LÍDERES (“Obedeçam aos seus líderes...“) – Obediência exige de nós um coração humilde e quebrantado, mas é esta palavra que a Bíblia usa para determinar nossa relação com nossos líderes na igreja. Ao respeitarmos e obedecermos, abrimos espaço para que a unção de Deus que está na vida deles seja transferida para nós. Nu 11:25, 2 Reis 2:9-14.

2. OS LÍDERES TÊM A FUNÇÃO DE NOS GUIAR (“e sigam as suas ordens...”) – Os líderes são chamados de guias porque esta é sua função, nos dar orientação e ensino. Entretanto, eles só podem guiar aqueles que se submetem e aceitam sua liderança. Você é alguém assim? Tem sua vida na luz com seu líder? Busca nele orientação de Deus? Lembre-se que não fazer isso é como sair sem guarda-chuva... Você pode se dar mal. Ez 33:2-9, Am 3:7.

3. OS LÍDERES VIGIAM POR NOSSAS VIDAS (“pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus”) – Você sabia que os líderes prestam conta do que fazem a Deus e aos que estão sobre eles? Eles são cobrados na assistência e cuidado do rebanho. Por isso, vigiam e oram por aqueles que lhes foram confiados. Quando você anda debaixo de cobertura, submetendo-se, é como se você estivesse sempre guardado no mundo espiritual por uma sentinela. Seu líder vela por você! Podemos ver vários exemplos na bíblia de lideres espirituais intercedendo por seus liderados.Vejamos alguns exemplos: Moisés Exo 32:31-32, Samuel ISm 7:7-10, Salomão I Reis 8:14, Paulo –Rm 1:10.

4. DEUS QUER QUE VOCÊ SEJA UM MOTIVO DE ALEGRIA PARA SEUS LÍDERES (“Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria...”) – Quando cada um entende a riqueza da cobertura espiritual, ela se torna um prazer tanto para o discípulo quanto para o líder. Este é o plano de Deus. Se isto não está acontecendo, a Palavra está sendo desobedecida. Veja como o Apostolo Paulo se refere a Timóteo, seu discípulo II Tm 1:1-4. Vamos ver ainda Paulo alegre com outro discípulo Filemom, Fl 1:4-7.

5. É ATRAVÉS DA LIDERANÇA QUE DEUS EDIFICA A IGREJA II Co 10:8 – Se não houver esta posição e este serviço através da liderança, a igreja não é amadurecida e não pode crescer. Não para destruição II Co 13:10, mas para que aja crescimento espiritual. No texto de Corintios vimos o Ap. Paulo deixando bem claro que é para edificação, veja ainda em II Co 12:19 ele fala que é para ajudar.

CONCLUSÃO - Devemos desfrutar de mais esta benção que o próprio Deus nos deixou. Em qualquer situação vamos compartilhar com nosso líder, lembrando sempre que o próprio Deus nos colocou esta pessoa como cobertura. Às vezes somos tentados a achar que não precisamos uns dos outro, mas devemos lembrar que a própria bíblia nos adverte Ecl 4:12, Det 32:30. Por isso, vamos aprender a andar nesta benção que se chama “cobertura espiritual”,lembrando sempre que a cobertura espiritual começa em Deus. Através de uma experiência com Jesus podemos ser cuidados por Ele e por aqueles que ele levanta como nossos guias.

GANCHO EVANGELÍSTICO - Se houver visitante descrente, faça o seguinte apelo: A pergunta é: Você quer cobertura? Vai aceitar a liderança de Jesus sobre sua vida?. Conduza todos na oração de entrega e consolide-os.
OBS: VEM AÍ DIA 24 A26 CONGRESSO REDE DE HOMENS ; DIVULGUE , PARTICIPE E ORE ...