Vale da Decisão

Estudo de Célula 2ª Semana de Maio 2017

Texto-chave: Joel 3:9-15
É uma grande batalha e há multidões neste “Vale da Decisão”. Precisamos nos assumir como o exército de Deus e que este é o tempo para libertarmos muita gente que está sofrendo, dominada pelas enfermidades, depressão, idolatria, vendo suas famílias sendo destruídas... Imagine se você fosse parte de um exército invadindo a Síria com a missão de libertar sua população da opressão do Estado Islâmico. É mais ou menos isso que vamos fazer em Ribeirão Preto, só que na dimensão espiritual... Vamos entender, baseando-nos nesta profecia de Joel, algumas verdades que devem nos guiar para sermos bem-sucedidos nesta campanha de guerra contra as trevas?
1) É PRECISO QUE OS VALENTES SE APRESENTEM – vs. 9 – Num momento de guerra, todos são convocados e todos precisam se vestir de valentia. O exército de Deus não admite desertores ou covardes. Há um chamado de Deus para que toda a igreja se apresente. Você é uma peça fundamental nesta conquista e precisa fazer a sua parte, buscando um filho da paz, alguém que precisa da bênção do Senhor (tem que ser uma pessoa não convertida ou desviada) e que abra a sua casa para sete semanas em busca de um milagre. Faça contatos, fale das casas de paz para todo mundo que você encontrar. É hora dos valentes se apresentarem!
2) É PRECISO COLOCAR O FOCO NA CONQUISTA – vs. 10 – Deus manda transformar ferramentas de trabalho em armas de guerra, usar coisas do nosso cotidiano para fazermos a conquista. Para conseguir abrir portas para nossa invasão através das Casas de Paz, você precisa aproveitar cada oportunidade. Uma conversa com o frentista do posto, com um cliente, com um amigo no trabalho deve ser transformada num convite. Saber de alguém que está com problemas de saúde, conflitos na família ou qualquer outra dificuldade deve nos levar a procurar aquela pessoa e propor que ele abra a sua casa para buscarmos um milagre ali. Temos que “forjar” as situações e não ficar esperando que aconteça. Colocar o foco e acordar todo dia com um propósito: “Hoje eu vou criar situações para abrir uma Casa de Paz”.
3) É PRECISO AGIR COM URGÊNCIA – vs. 11 – Não temos mais tempo a perder. São só duas semanas até o dia 07 de maio, o nosso “Dia D”. O que precisamos é de ter o interesse e a pressa para encontrar esses filhos da paz. Se você não agiu ainda, aja! Se já tentou e não conseguiu, tente com outras pessoas. Não é tempo de ficar passivo. Boa parte da nossa infidelidade a Deus ou das oportunidades que perdemos se deve à procrastinação, ou seja, a escolha de deixar para amanhã o que temos que fazer hoje.
4) É PRECISO ENTENDER QUE ESTE É O TEMPO DA OPORTUNIDADE – vs. 13 – Todas as vezes que a igreja se propõe a fazer um grande movimento de evangelismo como este, os céus se movimentam e preparam o caminho. Deus já separou as vidas que estão maduras para a salvação! Há muita gente pronta e nós só precisamos encontrá-los. Se perdermos a oportunidade, esses frutos se estragarão.
5) É PRECISO COMPREENDER O QUE ESTÁ EM JOGO – vs. 14 – Nosso foco são as pessoas perdidas, no Vale da Decisão, entre a vida eterna e a tirania do inferno. Não fazemos porque a igreja precisa, nem porque os líderes pressionam, mas porque o Senhor ama esta multidão e deu o seu sangue por ela. A compaixão é o combustível que deve nos mover... Se hoje estamos vivendo uma nova vida é porque um dia alguém se importou conosco e nos conduziu a Cristo. É hora de fazermos o mesmo com outras pessoas!
CONCLUSÃO – Use o tempo final para orar com a célula, fervorosamente, para que o Senhor nos conduza aos filhos da paz e para que haja poder e sabedoria em cada discípulos. Pergunte quem já tem um conato confirmado para uma Casa de Paz e estimule os outros a se moverem.