Considerai o vosso caminho

ESTUDO DE CÉLULA 4ª SEMANA FEVEREIRO 2017   

 

Texto-chave: Ageu 1:2-12 

 Vamos refletir sobre um texto em que Deus chama o povo de Israel para “considerar o seu caminho”. Depois de um longo tempo de exílio, milhares de judeus haviam voltado a Jerusalém com o propósito de reconstruir o templo do Senhor. Eles começaram focados, mas depois foram deixando que seus projetos pessoais tomassem o lugar da obra de Deus. Por isso, o Senhor os confrontou e mostrou o que estava decorrendo deste esfriamento espiritual. No estudo de hoje, vamos avaliar o que aconteceu com eles e se isso não se aplica também à nossa vida...

1)  ELES HAVIAM NEGLIGENCIADO A URGÊNCIA DE DEUS – “Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo...” (vs. 2a) – Hoje não estamos construindo um templo de pedras, mas a casa espiritual de Deus que é a igreja. Fazemos isso evangelizando, ganhando vidas e formando discípulos. Acontece que muita gente vai sempre adiando um envolvimento maior com o ministério, deixando para a amanhã o que já deveria ter começado (vida de oração, ir ao Encontro, dar os passos necessários para o batismo, cursar a Escola de Crescimento, abrir uma casa de paz, assumir uma célula, formar sua equipe de doze...). Reflexão: as coisas estão acontecendo em sua vida espiritual com a urgência que Deus espera ou você tem empurrado para a frente o que já deveria ter começado?

2)  ELES HAVIAM PERDIDO A PRIORIDADE DE DEUS  – “... o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada.” (vs. 2b) – Deus os havia liberado do cativeiro babilônico para retornarem a Jerusalém e reconstruírem a cidade e o templo. Este era o seu propósito principal... Da mesma forma, todo crente é chamado para o ministério. Edificar a igreja não é papel só dos pastores ou apenas de alguns irmãos “mais espirituais”. Não é admissível ser um verdadeiro cristão e não produzir no reino de Deus. Ninguém pode estar na igreja apenas para receber... Uma boa pergunta a fazermos é: “como estaria a igreja, se todos os membros tivessem o mesmo nível de comprometimento que eu?” 

3)  ELES HAVIAM DEIXADO QUE CONFORTO E SONHOS PESSOAIS ROUBASSEM SUA DEDICAÇÃO AO MINIS-TÉRIO – “Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?... minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.” (vs. 4; 9b) – Depois de terem começado bem, reconstruindo a casa de Deus, cada um foi se distraindo com a própria vida e é por isso que o Senhor os repreendeu... Quando permitimos que nossa paixão pelo Senhor esfrie e que conquistas materiais, bem-estar ou até mesmo a indisposição de servir nos afaste do serviço em sua casa, passamos a bloquear também a bênção de Deus sobre nossas vidas, pois Ele investe em nós com um propósito e deseja ver os frutos desse investimento.

4)  A INVERSÃO DE PRIORIDADES TROUXE CONSEQUÊNCIAS – vs. 6 e 9 – O povo estava sofrendo decepções e prejuízos por causa das suas escolhas. Quando não estamos agradando ao Senhor, não contamos com suas bênção... No versículo 6, Deus lista pelos menos três dessas consequências:  - ESTAVAM TRABALHANDO MUITO E TENDO POUCA RECOMPENSA -  “Tendes semeado muito e recolhido pouco” – Embora se esforçassem , não estavam contando com a bênção do Senhor para prosperar.

- ESTAVAM DOMINADOS PELA INSATISFAÇÃO – “comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece” – Aquilo que conseguiam produzir não era suficiente para satisfazê-los.

- SOFRIAM COM PERDAS INEXPLICÁVEIS – “e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.” – Por causa do desinteresse pela obra de Deus, aqueles que conseguiam ganhar alguma coisa, não conseguiam reter e, portanto, não desfrutavam do seu ganho.

- TINHAM FRUSTRADAS SUAS EXPECTATIVAS – “Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei” (vs. 9a) – Quando estamos vivendo uma vida egoísta, centrada em nossos interesses, sonhamos, mas não conseguimos realizar nossos sonhos porque o Senhor nos resiste.

5) A SOLUÇÃO PROPOSTA POR DEUS FOI QUE ELES FIZESSEM UMA REVISÃO E REORIENTASSEM SUAS VIDAS – vs. 7 e 12 – Duas vezes, o Senhor diz: “Considerai o vosso caminho” (vs. 5 e 7). Em outras palavras, Ele estava chamando o seu povo a refletir e mudar a postura, voltando a priorizar sua obra, dedicando esforço à construção do templo. Seria essa dedicação que iria trazer alegria ao coração de Deus e, consequentemente, sua bênção sobre eles.

CONCLUSÃO - Conduza a célula num tempo de oração em que todos possam “considerar seus caminhos”. Pergunte aos discípulos se já foram mais intensos na obra de Deus do que têm sido ultimamente, ou se estão adiando passos em seu crescimento ministerial que já deveriam ter sido dados (abandono do pecado, participação no Encontro, batismo, Escola de Crescimento, etc.). Ore com eles e, havendo algum visitante, pergunte se ele não quer receber a Cristo como seu Senhor e Salvador.