Brilhando mais e mais

ESTUDO DE CÉLULA 3ª SEMANA FEVEREIRO 2017              

 

   Entramos num novo ano e uma pergunta é muito pertinente: Estamos crescendo? Se nos avaliarmos em relação ao tempo, podemos dizer que somos pessoas mais espirituais do que éramos há um ou dois anos?

Texto-chave: Provérbios 4:18

Nossa paixão por Deus, nosso envolvimento com o reino, nossa resistência ao pecado, nosso testemunho e influência diante dos homens está avançando, estagnou ou regrediu?... O esfriamento espiritual é uma das piores coisas que podem acontecer a um cristão. Ele tem o poder de nos matar ou nos congelar no nível da religião, que não toca o coração de Deus e nem revela sua glória aos homens. Vamos começar o ano, refletindo um pouco sobre isso, a partir de Provérbios 4:18.

1) TEMOS QUE NOS DISTINGUIR NO MUNDO COMO FILHOS DE DEUS – “Pois a vereda dos JUSTOS...” – O texto fala da vereda ou caminhos dos justos. Esta é uma referência àqueles que têm uma aliança com Deus. Encontramos por toda a Bíblia essa distinção entre os justos e os ímpios, os fiéis e os infiéis, os crentes e os incrédulos, a luz e as trevas. Isso não tem a ver com pessoas boas ou más, mas com pessoas comprometidas com o Senhor ou não. Os justos têm um caminho distinto! Não podem viver de modo a serem confundidos com aqueles que não obedecem a Cristo. Não é o fato de frequentarmos uma igreja ou de nos dizermos cristãos, evangélicos, que nos identifica com Deus, mas a decisão de vivermos uma vida que o agrada – Ler também Salmos 1:1-6; Provérbios 13:9; Filipenses 2:15.

2) TEMOS QUE FAZER O ESFORÇO CONSTANTE DE AVANÇAR – “Pois a VEREDA dos justos...” – Neste texto, a Bíblia descreve a nossa vida espiritual como uma vereda, ou seja, um caminho. Isso traz a ideia de andar, fazer o esforço para chegar a algum lugar, dar um passo após o outro na direção do nosso destino, que é Cristo. De nada adianta eu estar numa boa estrada, se eu não avanço, se não tenho a disposição de progredir! Infelizmente, muitos crentes começam bem na jornada da fé, mas depois vão diminuindo o passo, perdendo a intensidade até deixarem de crescer... Se isso está acontecendo conosco, é preciso retomar, pois a estrada é longa e Deus não tem prazer nos que se acomodam – Ler também Hebreus 10:38-39; Filipenses 2:12-13. 

3) É EXPECTATIVA DE DEUS QUE NÓS CRESÇAMOS EM ESPIRITUALIDADE – “... é como a luz da aurora QUE VAI BRILHANDO MAIS E MAIS...” – Precisamos entender que o normal de Deus é que nossa vida espiritual esteja em constante crescimento. Se não estamos “brilhando mais e mais”, algo de errado aconteceu por descuido nosso... Infelizmente, muitas pessoas se rendem ao sofisma de que, com o passar do tempo, vamos perdendo o entusiasmo na fé e isso é uma tendência natural. Porém, não é assim que o Senhor trata a vida cristã. O esperado é que, quanto mais o tempo passa, mais apaixonados, mais maduros, mais santos, mais frutíferos, mais envolvidos com o reino nos tornamos – Ler também Apocalipse 2:4-5; I Timóteo 4:15.

4) NOSSA REFERÊNCIA DE CRESCIMENTO É JESUS – “... vai brilhando mais e mais ATÉ SER DIA PERFEITO.” – Temos um parâmetro absoluto a buscar. Nossa vida precisa brilhar mais e mais “até ser dia perfeito”. Isso fala de Jesus como o modelo ao qual devemos ser paulatinamente assemelhados, à medida que buscamos. O homem Jesus é o nosso padrão  em todas as coisas e, se não estamos avançando neste processo de sermos cada vez mais parecidos com Ele, algo precisa ser feito para retomarmos este crescimento. Leia também Efésios 4:3; II Coríntios 3:18.

CONCLUSÃO -  Se possível, prepare o ambiente para um tempo de oração, colocando uma música suave de adoração ao fundo. Conduza seus discípulos a um período de reflexão e oração sobre o tema de hoje. Pergunte se eles se veem crescendo. Estão mais comprometidos, apaixonados por Deus e frutíferos na igreja do que ontem? Leve-os a reconhecer o estado em que se encontram e clamar por um avivamento pessoal. Leve-os também a definir atitudes que precisam tomar para que sua vidas espirituais avancem neste ano.