OBRA DO ESPÍRITO SANTO

Estudo de célula – 2ª semana de Agosto de 2017

Todos que aceitam a Jesus e passam a ter uma nova vida espiritual diante de Deus, sentem que o problema do pecado os confronta de maneira angustiante. Antes de termos uma vida com Deus isso não acontecia. Leia Efésios 2:1-3. Então, como nosso espírito estava morto para Deus, não nos sentíamos acusados pelo pecado, mas agora, a coisa mudou, e o pecado torna-se um problema para nós. Foi por causa desse problema que Jesus mandou o Espírito Santo para nos ajudar a termos a vitória nessa nova vida. Vamos ver hoje como que o Espírito Santo pode nos ajudar a sermos vencedores do pecado. VEJA O QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ POR NÓS:

1. NOS AJUDA EM NOSSA FRAQUEZA - Rom. 8:26-27 – temos que admitir que precisamos da ajuda de alguém com poder sobrenatural, porque nessa nova vida, nossa experiência anterior não é suficiente para não decepcionar a Deus, que nos deu esse presente. Veja que maravilhosa informação tem em Rom. 6:3-8. Essa nova vida é resultado da graça de Deus, isto é, nós recebemos pela fé o que Deus preparou para nós. Por isso existe uma grande diferença entre a pessoa que aceitou apenas o padrão moral do cristianismo, ou seus ritos religiosos, e aquela que aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, para ter uma nova vida. Através de Cristo o velho homem foi crucificado, morto. Por isso a Bíblia nos ordena a mudar nossa atitude e o nosso pensar. Leia Rom. 6:11-14. Por causa de nossas fraquezas, precisamos da ajuda do Espírito Santo a fim de sermos capazes de nos entregarmos completamente a Deus, para que Ele nos use a fim de fazermos o que é direito.

2.NOS ENSINA A PALAVRA DE DEUS – João 14:26 – Antes de entrarmos para o mundo da fé, toda nossa educação é recebida através dos sentidos. Só depois de nascer de novo é que o Espírito Santo pode nos transmitir uma educação através da Palavra de Deus. É por isso que o apostolo Paulo escreveu 1 Cor 2:14. Embora o homem Jesus tivesse uma natureza espiritual perfeita, sua natureza humana precisava de crescimento. Veja o que a Bíblia fala em Lucas 2:52 – Jesus crescia também em sabedoria a ponto das pessoas gostarem cada vez mais dele. Jesus adquiria sabedoria lendo a Palavra de Deus. Dentre as coisas que o Espírito Santo ensinou Jesus, uma delas foi ser obediente ao Pai, e o método usado foi o do sofrimento. Veja Heb. 5:8-9. Concluímos então que o ensino do Espírito Santo aos crentes pode ser dividido em dois métodos: mediante a Palavra de Deus revelada e mediante experiências de vida. Aprendemos também através de problemas e experiências do dia-a-dia.

3. GUIA E DIRIGE A VIDA DOS FILHOS DE DEUS – Rom. 8:14 – Existem muitas pessoas que nasceram de novo mas continuam cheias da raiz do maligno – o orgulho. Elas tentam tirar vantagem de Deus e tentam usá-lo quando têm necessidade – como se ele estivesse ali para um único propósito, o de abençoá-las. Precisamos entender que o Criador colocou certa ordem no universo e nós, criaturas, não devemos tentar ser iguais a Ele, exaltando-nos a nós mesmos. Esse orgulho é pecado. Acarreta tristeza e maldição. Nunca deveremos tentar fazer com que Deus desça ao nosso nível para fazer o que queremos. Através de Cristo, Deus toma o controle de nossas vidas; pelo poder do Espírito Santo, purifica e quebra nosso orgulho e então completa sua obra em nós. O segredo para ser guiado pelo Espírito está na declaração de fé do apóstolo Paulo: “já não sou em quem vive, mas Cristo é quem vive em mim” Gl. 2:20. Cuidado para não querer dar ordens para Deus. Queira ser guiado por Deus.

4. CONSOLA-NOS EM TEMPOS DE TRISTEZA – Antes de Jesus deixar este mundo, Ele trouxe uma palavra para consolar os discípulos – João 14:16-18. Enquanto neste mundo, era Jesus quem cuidava dos discípulos provendo alimento, cura e os guardava do ataque do inimigo. Após sua partida essa missão passou a ser do Espírito Santo. O conforto vindo de Deus através do Espírito Santo permite superar tribulações e provações. 2 Cor.1:3-5. Em certos momentos de nossa vida, apenas um consolo sobrenatural é que pode nos ajudar. Esse consolo só vem pela atuação do Espírito Santo. Devemos pedir e aceitar ser consolados por Ele.

CONCLUSÃO: Jesus sabia que a obra que Ele confiou a nós iria provocar um grande confronto com o mundo espiritual do mal, e por isso, se Ele não nos enviasse o Espírito Santo como uma ajuda sobrenatural, não seria possível ter a vitória que Ele teve e que planejou para nós termos. Por isso, devemos sempre aceitar e buscar a ajuda do Espírito Santo, nos momentos de confrontos entre nossa vontade e a vontade de Deus. Somente o Espírito Santo é quem tem condições de nos ajudar a termos as vitórias que Deus planejou para nós.