REGENERADOS E CHEIOS DO ESPIRITO SANTO

Estudo Célula 1º Semana de agosto de 2017


Texto Ezequiel 36:26-27 e Joel 2:28-29

Os dois textos acima descrevem de maneira bela, como pecadores são transformados em novas criaturas pelo Espírito Santo de Deus. “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo”. Sem esse novo coração e novo espírito, ninguém consegue entender as coisas que são de Deus, pois elas vão parecer loucura, e a mente normal jamais encontrará explicações para algo que é sobrenatural. Leia 1 Cor.1:18 e 1 Cor. 2:14. É importante notar que ser regenerado pelo Espírito é ter nascido de novo, pela fé em Jesus, podendo ser agora a casa onde o Espírito Santo habita. Porém a experiência do batismo com o Espírito Santo é algo diferente, pois fala de algo que precisa ser buscado e encontrado, pois trata-se de um enchimento de poder para fazer coisas sobrenaturais, isto é, coisas que o esforço e a capacidade intelectual humana não são capazes. Porém, uma pessoa que já teve a experiência da regeneração, e já recebeu um “coração novo e um espírito novo”, vai precisar agora ser cheia do poder do Espírito Santo, pois sem ele jamais vai conseguir cumprir todo o propósito de Deus para sua vida. Vejamos como que os nascidos de novo, nos dias do começo da igreja, puderam receber de Deus o poder desse Espírito novo, e aprender como que nós também podemos ser cheios do Espírito.

1. NO DIA DE PENTECOSTES – ESTAVAM REUNIDOS BUSCANDO EM DEUS - Atos 2:1-4 - É bom lembrar que nesse dia todos os regenerados, nascidos de novo pela fé em Jesus, estavam reunidos, trancados em um lugar, com medo de declararem a fé que tinham, sem saberem como poderiam então testemunhar de Jesus, como lhes fora pedido. Mas estavam orando e buscando em Deus alguma solução, e tinham disposição de receber ajuda sobrenatural. Em muitos momentos de nossa vida, Deus permite que se esgotem nossos recursos naturais, para que possamos pedir e aceitar a intervenção sobrenatural. É nessa hora, quando nosso coração se abre para Deus, que o Espírito Santo tem a liberdade para nos surpreender com seu poder. Foi o que aconteceu em Pentecostes – foram surpreendidos com o enchimento do poder do Espírito Santo, e todos passaram a fazer coisas que jamais haviam pensado, e com isso o nome de Deus foi glorificado, Jesus foi anunciado, e as pessoas foram convencidas pelo Espírito de que precisavam aceitar Jesus, o Cristo, o único meio de Deus para serem salvos .

2. EM SAMARIA, O ESPÍRITO SANTO FOI DERRAMADO PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS E ORAÇÃO - Filipe, um dos que precisou fugir por causa da perseguição, pregou o evangelho em Samaria, e as pessoas foram convencidas pelo Espírito, creram em Jesus e foram regenerados, salvas pela fé. Leia Atos 8:4-8. Porem faltava-lhes ainda o poder do Espírito para ficarem completas, então Pedro e João foram para lá completar a obra. Veja o que aconteceu lendo Atos 8:14-17. Todo salvo, regenerado pela fé em Jesus, também precisa ser cheio do poder do Espírito.

3. NA CASA DE CORNÉLIO O PODER CHEGOU JUNTO COM A REGENERAÇÃO - Após ser convencido pelo Espírito, Pedro entrou na casa de Cornélio, um gentio, e começou a falar da salvação em Jesus. Leia Atos 10:40-43. Quando ainda estava falando, o Espírito Santo convenceu tanto os ouvintes, que todos estavam dispostos a serem regenerados e cheios do poder, então veja o que aconteceu, lendo Atos 10:44-48. Este fato mostra que quando há o desejo de ser regenerado e disposição para ser cheio do poder do Espírito, a obra é completada. Jesus quer fazer a obra completa – regenerar e encher com Seu Espírito para que haja o poder para testemunhar e viver a nova vida.

4. EM ÉFESO, ELES NEM SABIAM QUE EXISTIA O ESPÍRITO SANTO - O evangelho começou a ser pregado por todas as regiões, e quarenta anos depois do derramar inicial do Espírito Santo, o apóstolo Paulo foi pregar na cidade de Éfeso, e encontrou lá um grupo de salvos, regenerados pela fé em Jesus. Mas, havia algo incomum entre eles, que foi descoberto por causa de uma pergunta de Paulo – Veja Atos 19:1-7. Que tipo de crentes deviam ser aqueles irmãos que nem sabiam que existia um batismo com o Espírito Santo? Muitos hoje também negam o batismo do Espírito Santo e por isso vivem derrotados.

CONCLUSÃO: Em nossos dias, muitos que foram salvos, regenerados pela fé em Jesus, podem estar vivendo como aqueles irmãos de Éfeso – não possuem o poder do Espírito Santo para falar e testemunhar sobre Jesus, e por isso levam uma vida de derrotas, e não acreditam que são capazes de ganharem novas pessoas para Jesus. Mas o Senhor Jesus, que nos deu a ordem de compartilhar nossa fé, para gerar novos filhos para Deus, faz a obra completa - Ele salva o pecador, o regenera diante de Deus, e o reveste com o poder do Espírito Santo, para que possa fazer o que Deus espera de cada um. Nossa parte após sermos salvos, é buscarmos ser Cheios do Poder do Espírito Santo. Essa é nossa missão constante.