Somente a promessa, não basta!

ESTUDO DE CÉLULA 4ª SEMANA MAIO 2016

Texto: Números 14. 20-31
Introdução: Devemos entender que somente aqueles que crêem nas promessas de Deus é que tomarão posse delas! O povo de Israel embora tivessem uma promessa de Deus, embora tivessem a libertação do Egito: - Eles não criam assim; Eles não se olhavam assim; Eles olhavam os seus corpos marcados pelo chicote e ainda se sentiam escravos. Durante anos eles tinham vivido na escravidão e sua alma ainda estava escravizada. Nos acostumamos com a escravidão e às vezes, mesmo involuntariamente, queremos retornar para ela.
Mesmo tendo a confirmação dos espias enviados à terra prometida. (Nm 13.26)
Mesmo vendo os frutos da terra que emanava leite e mel. (Nm 13.27)
Mesmo vendo a confirmação da promessa eles não criam. (Nm 13.31)
Entre a promessa e a possessão havia um deserto. E é no deserto que se revelam os: murmuradores, críticos, rebeldes, tímidos, incrédulos. O deserto é o lugar onde Deus aprova ou reprova o homem. Nossas atitudes pedem determinar vitória ou derrota: Os 10 espias diziam: A terra é muito boa, mas tem gigantes, é um povo armado, forte, cidades fortificadas. Todos conheciam a realidade, nenhum deles estava imaginando nada, eles sabiam o que tinham visto.
Mas houveram duas atitudes:
1) Mas 2 espias, Josué e Calebe viram a terra como conquistadores. E todo aquele que quer ser vitoriosos precisa entrar em batalha. (Nm 13.24;14.6-8)
2) Mas 8 dos espias tiveram medo apesar da promessa não creram nela, preferiam fugir a luta e voltar ao Egito. Tem gente que prefere o chicote de Faraó (a escravidão do pecado) a enfrentar gigantes. (Nm 13.31; 14.2-4)

Há duas classes de inimigos que podem nos derrotar:
1) Pessoais: medo, incredulidade, auto-estima baixa, incapacidade, rebeldia, avareza.
2) Externos: espíritos territoriais e forças das trevas.
Mas somente podem fazê-lo quando damos brecha, quando o muro que nos cerca tem rachadura.

Conclusão: O povo preferiu dar ouvidos à 8 derrotados, do que à 2 conquistadores.

Aplicação: Deus está chamando homens que ouçam as Suas promessas e que marchem para conquistar e tomar posse da terra. Deus não quer os nossos nomes inclusos na galeria dos derrotados, mas na dos vitoriosos. A autoridade foi dada à igreja e em Cristo Jesus estamos assentados nos lugares celestiais acima de principados e potestades, para dominar sobre todas as coisas. A quem você tem dado ouvidos?

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025