Você está preparado para encontrar-se com Deus?

ESTUDO DE CÉLULA 1ª SEMANA MAIO 2016

Textos:
Amós 4.12 b – ... prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.
1 Co 3.16 – Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Ageu 1:8 – Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.
Introdução: Querendo ou não cada um de nós, cada ser humano, um dia se encontrará com Deus. O profeta Amós nos alerta para nos prepararmos para este dia. Assim como os pais procuram preparar a criança para a vida, levando-a a escola para aprender as primeiras letras, depois quando cresce, o jovem busca entrar em uma universidade, começa a buscar um emprego e quando termina a faculdade, quer uma pós-graduação. Só assim é capaz de conseguir uma melhor remuneração na vida. Também começa uma procura por sua cara-metade, vem o casamento...Os sonhos e os filhos... e começa um novo ciclo.
Em nossa vida espiritual também temos que nos preparar... Mas o que devemos preparar?
O santuário de Deus. Que conforme 1 Co 3.16 nos afirma somos nós mesmos. Hoje é um tempo em que o mundo nos oferece muitos atrativos para ficarmos cheios daquilo que não agrada a Deus. Muitas vezes guardamos em nossos corações muito entulho e porcaria. Devemos ser um santuário adornado para receber a cada dia mais do Senhor.
Mas como nos preparar e ser um belo santuário para Deus?
A resposta está em Ag 1.8.
1º) SUBI AO MONTE: Subir ao monte não é apenas escalar uma montanha. Quando falamos em subir ao monte falamos na verdade de estarmos mais perto do Pai, gerar entre nós intimidade e conhecimento.

2º) TRAZEI MADEIRA: Aqui está o grande diferencial de quem é bem sucedido na vida cristã e de quem não é. Trazer a madeira, implicava em cortar a árvore, fazer força e carregá-la nos ombros. Espiritualmente falando, trazer a madeira é fazermos a nossa parte. Não adianta querer que Deus faça aquilo que ele já nos deu autoridade para fazer. P.EX.: não adianta orar para Deus tirar o pecado de nossa vida se continuamos a gostar dele e praticá-lo (em Gn 4.7b - “eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”), é você que tem que dar um basta! Você está disposto a ser um santuário agradável para Deus?

3º) EDIFICAI A CASA: Só depois que temos intimidade com Deus e estamos dispostos a fazer a nossa parte é que podemos então, edificar a nossa casa. Nesse ponto, o Senhor começa a nos dizer em que temos que mudar, onde estamos bem, como devemos proceder. Assim quando obedecemos as suas direções, a cada uma delas, tornamos nossa casa mais edificada.
E o resultado disso é: que Ele se agrada e é glorificado!

Conclusão: Você está disposto a agradar a Deus, não só hoje, mas por toda sua vida? Comece a subir agora ao monte, diga para Ele que você quer ter intimidade com Ele. Fale que você fará sua parte, que está disposto a buscá-lo e a fazer Sua vontade. Finalmente O experimente habitando em você com sua plenitude e graça. Tome esta decisão agora e sua vida mudará, com certeza para melhor.

Sete convicções de um cristão verdadeiro

ESTUDO DE CÉLULA 2ª SEMANA MAIO 2016

Texto Bíblico: 1 João 3.1-3, 13, 14 e 24
Introdução: É muito comum ver pessoas se questionando sobre seu futuro especialmente sobre suas vidas espirituais. Estas pessoas se sentem inseguras, estão cheias de incertezas, não conseguem entender por exemplo como os "crentes" podem ter tanta segurança espiritual. Na verdade quando temos convicção da veracidade da bíblia ficamos firmes na presença de Deus, firmados na Rocha que é Jesus e nos tornamos verdadeiros cristãos que:

1) Sabe que o mundo o aborrece - pois não há comunhão entre luz e trevas. (v. 1 e 13 - Jo 15. 18-19).

2) Sabe que agora é filho de Deus - por Adoção. (v.2; Fp 2.15; Rm 8.14-17; Ef 2.19)

3) Sabe que é semelhante a Jesus. (v.2; Fp 3.21; 1 Co 15.49)

4) Sabe que verá Jesus como Ele é. (v.2; Jo 14.3; Ap 3.21)

5) Sabe que deve purificar-se a si mesmo - afim de possuir esta esperança. (v.3; Ap 22.14)

6) Sabe que passou a morte para a vida - Tem o nome escrito nos céus. (v.14, Jo 5.24, Jo 11. 25-26; Lc 10.20)

7) Sabe que está em Cristo e que Cristo está nele. (v.24; Gl 2.20; Jo 14.23)

Conclusão: Diante do que ensina a Palavra de Deus será que somos cristãos verdadeiros? Somente o é quem possui tais convicções. Ore agora e peça a Deus para gerar estas certezas em seu coração e experimente a Paz e a Segurança que só Jesus pode te dar.

Somente a promessa, não basta!

ESTUDO DE CÉLULA 4ª SEMANA MAIO 2016

Texto: Números 14. 20-31
Introdução: Devemos entender que somente aqueles que crêem nas promessas de Deus é que tomarão posse delas! O povo de Israel embora tivessem uma promessa de Deus, embora tivessem a libertação do Egito: - Eles não criam assim; Eles não se olhavam assim; Eles olhavam os seus corpos marcados pelo chicote e ainda se sentiam escravos. Durante anos eles tinham vivido na escravidão e sua alma ainda estava escravizada. Nos acostumamos com a escravidão e às vezes, mesmo involuntariamente, queremos retornar para ela.
Mesmo tendo a confirmação dos espias enviados à terra prometida. (Nm 13.26)
Mesmo vendo os frutos da terra que emanava leite e mel. (Nm 13.27)
Mesmo vendo a confirmação da promessa eles não criam. (Nm 13.31)
Entre a promessa e a possessão havia um deserto. E é no deserto que se revelam os: murmuradores, críticos, rebeldes, tímidos, incrédulos. O deserto é o lugar onde Deus aprova ou reprova o homem. Nossas atitudes pedem determinar vitória ou derrota: Os 10 espias diziam: A terra é muito boa, mas tem gigantes, é um povo armado, forte, cidades fortificadas. Todos conheciam a realidade, nenhum deles estava imaginando nada, eles sabiam o que tinham visto.
Mas houveram duas atitudes:
1) Mas 2 espias, Josué e Calebe viram a terra como conquistadores. E todo aquele que quer ser vitoriosos precisa entrar em batalha. (Nm 13.24;14.6-8)
2) Mas 8 dos espias tiveram medo apesar da promessa não creram nela, preferiam fugir a luta e voltar ao Egito. Tem gente que prefere o chicote de Faraó (a escravidão do pecado) a enfrentar gigantes. (Nm 13.31; 14.2-4)

Há duas classes de inimigos que podem nos derrotar:
1) Pessoais: medo, incredulidade, auto-estima baixa, incapacidade, rebeldia, avareza.
2) Externos: espíritos territoriais e forças das trevas.
Mas somente podem fazê-lo quando damos brecha, quando o muro que nos cerca tem rachadura.

Conclusão: O povo preferiu dar ouvidos à 8 derrotados, do que à 2 conquistadores.

Aplicação: Deus está chamando homens que ouçam as Suas promessas e que marchem para conquistar e tomar posse da terra. Deus não quer os nossos nomes inclusos na galeria dos derrotados, mas na dos vitoriosos. A autoridade foi dada à igreja e em Cristo Jesus estamos assentados nos lugares celestiais acima de principados e potestades, para dominar sobre todas as coisas. A quem você tem dado ouvidos?

Somos ouvintes ou cumpridores da Palavra de Deus?

ESTUDO DE CÉLULA 3ª SEMANA MAIO 2016

 

Texto: Tiago 1:22, 23 e 24 “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural, e logo se esquece como era”

Introdução: Existem muitas Igrejas com vários pregadores, Pastores e líderes cheios de unção ministrando Palavras Rhemas do trono. Deus enviou Jesus para morrer naquela cruz onde “eu e você” deveríamos estar crucificados. Jesus permitiu derramar seu precioso sangue na cruz na esperança de que cada alma vivente se tornasse seu filho, recebesse a Salvação, seu caráter e a sua natureza santa. O maior desejo de nosso Papai é que todos se salvem para habitar com ele no céu e cultivar o relacionamento de alegria, Amor, fidelidade e transparência. Porém, cabe a nós decidirmos entre o Santo e o Profano, a Salvação ou a perdição, entre morar no Céu ou no Inferno. Vejamos quem somos na nossa carreira cristã: Somente ouvintes e não Cumpridores da Palavra de Deus, e se temos vivido a vida no Espírito ou na carne.

1º) I Jo 4:20 “Se alguém disser: Eu amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso. Pois aquele que não ama a seu irmão, a quem viu como pode amar a Deus, a quem não viu?”
Precisamos avaliar nossas posturas, palavras liberadas através de nossa boca, motivações de nosso coração e atitudes em relação a nosso irmão e ao nosso próximo, para termos certeza se temos sido verdadeiro ou mentiroso segundo a palavra de Deus. (Leia I Pedro 1:22 que completa esta palavra e avalie-se a si mesmo)
2º) Tg 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
Adulterar é muito mais que trair a pessoa amada, segundo esta palavra é amar o mundo e se tornar um inimigo de Deus. Minhas atitudes me justificarão ou me condenarão no dia que estiver diante de Jesus que hoje é nosso advogado, mas naquele grande dia será o nosso juiz. Meus atos me justificam ou me condenam? Somente você pode responder para continuar com suas atitudes ou mudar radicalmente enquanto é tempo.
3º) Fp 4: 8-9 “Irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, nisso pensai. O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes de mim, e em mim vistes, isso fazei. E o Deus de paz será convosco.”
O que tenho pensado edifica minha vida e aos outros? Tenho maquinado coisas terríveis no meu coração contra meu irmão e meu próximo? O que aprendi, recebi, ouvi e vi em JESUS através de sua palavra tenho colocado em ação ou não?
Sua avaliação sobre o seu Eu neste momento, precisa ser sincera para o Espírito Santo realizar uma grande Obra de mudanças e vitórias em sua vida.

Conclusão: Minhas decisões trarão: presença de Deus e paz ou a espada sobre a minha vida; qualidade de vida ou a miséria; o Céu ou o inferno; salvação ou perdição. A minha colheita será conseqüência do que tenho ouvido, obedecido e cumprido. Isaías 1:19 nos recomenda a receita para uma vida feliz e de qualidade. Decida junto com sua família comer o melhor desta Terra.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025