O TEMPO

Texto: Eclesiastes 3:1-2a

Em sua opinião, você tem conseguido se organizar e realizar tudo que precisa fazer nas 24h do dia?

Conforme o texto lido, há tempo para todas as coisas, este tempo (chronos), que só existe para os seres vivos da terra (na eternidade não será assim), foi criado por Deus no quarto dia da criação. Para que pudéssemos nos orientarmos, Deus criou o sol a lua e as estrelas os quais servem de sinais para definir as estações, dias e anos (Gn 1:14-19). Hoje temos relógios e calendários para nos ajudarmos. Podemos dividir este tempo em três fases; passado, presente e futuro. Nesta noite vamos aprender juntos:

SOBRE O TEMPO

1-COISAS QUE DEVEMOS ESQUECER– Hebreus 10:17 e Mateus 6:12

A palavra diz que se confessarmos os nossos pecados, Ele é justo e fiel para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça (I João 1:9). Em efésios 4:32b diz que devemos perdoar uns aos outros, da mesma maneira como Deus nos perdoou em Cristo. Mas infelizmente ainda tem pessoas que não receberam o perdão Deus mesmo que Ele já tenha perdoado, e pessoas que não perdoam mesmo tendo recebido o perdão de Deus.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a dificuldade que temos em recebermos o perdão de Deus, sendo que o próprio Deus já nos perdoou?

2-COISAS QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER
Salmos 77:11-12 – Salmos 103:2

Não devemos esquecer dos momentos felizes que passamos em nossas vidas; o dia do casamento, o nascimento dos filhos, as amizades que perfumam nossas vidas (Pv 27:9), pessoas que nos ajudaram em momentos difíceis, etc... Conforme os textos lidos, também não devemos esquecer do que Deus já fez em nossas vidas, curas, libertações, restaurações, provisões, salvação.

PERGUNTA: Em sua opinião, por que temos dificuldades de lembrarmos do que Deus já fez a nosso favor nos momentos difíceis da vida?

3-DEVEMOS APRENDERMOS COM O NOSSO PASSADO – I CORÍNTIOS 10:11 – Eclesiastes 11:1, 4 e 6

Conforme o texto de I Coríntios 10:11, a bíblia foi deixada para nós como exemplo, devemos aprender com os nossos erros, mas se aprendermos com os erros dos outros não precisaremos colher o que eles colheram. Como lemos em Eclesiastes 11 devemos semear coisas boas para também colhermos, não só financeiramente, mas precisamos semearmos na nossa vida espiritual sementes como a oração, leitura da palavra, jejum. Também precisamos semear o reino de Deus na vida de nossos familiares, vizinhos, amigos de trabalho. Não se preocupe a colheita vira.

PERGUNTA: Como tem sido as sementes que estamos plantando?

CONCLUSÃO: Deus criou o tempo para que houvesse organização, há tempo para todas as coisas, não podemos vivermos o presente preso ao passado, nem recebermos o perdão de Deus se não perdoarmos. Devemos lembrarmos de tudo de bom que nos aconteceu, e aprendermos com tudo que já vivemos, semeando crendo que iremos colher aqui na terra ou no céu. Aproveite o tempo que você tem HOJE e se organize, receba o perdão de Deus, perdoe como foi perdoado, creia nas promessas de Deus.
Deus abençoe!!!

 

Pr. Vanderlei Pinheiro