VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

Estudo de célula 2ª semana de Setembro 2019
Texto: Mt 3:1-2 – Mt 4:17 – At 2:38

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é um verdadeiro arrependimento?

-Muitos pensam que arrependimento é apenas para quem ainda não aceitou a Jesus, mas na verdade, arrependimento é algo que tem que estar presente diariamente na vida de um verdadeiro cristão.
-ARREPENDIMENTO foi o centro da mensagem pregada por João Batista, Jesus Cristo e também pelos Apóstolos. Nesta noite vamos aprender juntos: Como provar um ARREPENDIMENTO GENUÍNO

1-Para provarmos um arrependimento genuíno: PERCEPÇÃO DO PECADO. – Atos 26:18

Precisamos ter os olhos abertos para o pecado.
Infelizmente muitos ainda são insensíveis para perceber o pecado em sua vida. Percepção do pecado foi um dos aspectos mais importante no arrependimento do filho pródigo. Lc 15:17 diz: ...então caindo em si... Antes que um homem vá a Cristo, ele precisa primeiramente ir a si mesmo. PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva um homem a perder a sensibilidade para o pecado?

2-Para provarmos um arrependimento genuíno precisamos sentir: TRISTEZA PELO PECADO. Salmos 38:18b

...entristeço-me por causa do meu pecado...
A tristeza pelo pecado, também precisa estar presente no arrependimento. No texto lido, Davi sentiu profunda tristeza pelo pecado. Aquele que se arrepende sem se entristecer, ainda não se arrependeu verdadeiramente, porque enquanto o nosso coração não estiver cheio de tristeza, não estará pronto para o arrependimento, ou seja, um cristão que nunca sentiu tristeza pelo pecado ele ainda não provou um verdadeiro arrependimento. PERGUNTA: Você já teve uma experiência de se entristecer com algo errado que fez?

3-Para provarmos um arrependimento genuíno: CONFISSÃO DE PECADO. SALMOS 32:5-6

A tristeza é um sentimento tão forte, que terá expressões, suas expressões são lágrimas nos olhos e confissão nos lábios. A confissão impede satanás de nos acusar, porque quando nos julgamos a nós mesmos não somos julgados (1 Co 11:31). PERGUNTA: Em sua opinião, como fazer uma confissão verdadeira?

4-Para provarmos um arrependimento genuíno precisamos : CONVERTER-SE DO PECADO. Isaías 55:7

Esse converter-se é chamado de abandonar o pecado. Morrer para o pecado é a vida do arrependimento. Esse converter-se do pecado também implica numa mudança notável, é tão visível, que os outros podem percebê-lo. PERGUNTA: Com suas palavras defina o que é conversão?

CONCLUSÃO: Sem um genuíno arrependimento não tem como entrarmos no REINO DE DEUS, que possamos pedir para Deus um coração quebrantado e sensível para perceber o pecado, confessando e abandonando sempre os mesmos.