QUEBRANDO O ESPÍRITO DE INCONSTÂNCIA

Tiago 1:5-8

Quebra-gelo:
Você já começou a fazer algo e não terminou? Como se sentiu?

Inconstância é a característica do que ou de quem é inconstante; falta de perseverança, de firmeza. A inconstância tem sido um grande mal que tem atingido a humanidade, ela não permite que experimentemos a grande bênção que é perseverança. A inconstância também é a responsável de nos paralisar, nos travar. Quantos de nós começamos algo e paramos no meio do caminho? Por exemplo, quantos já se prometeram ler a bíblia toda durante o ano, e não conseguiu passar do primeiro mês. Quantos já começaram a fazer um curso, e parou pela metade. No texto lido como base, a Bíblia nos ensina que o homem inconstante não recebe nada de Deus.

Como acabar a inconstância

1 - Entender que a inconstância não é responsabilidade de Deus ou das pessoas. – Lamentações 3:39
Deus não aceita assumir responsabilidade que não é Dele. Muitos planejam seus próprios projetos, fazem uma oração egoísta, e depois culpa Deus pelo fracasso. A responsabilidade de nossa inconstância também não é das pessoas. Não adianta projetarmos a culpa dos nossos fracassos nos outros. Se nós perdemos o ânimo ou a paixão por algo, se desistimos, a culpa é só nossa.
PERGUNTA: Em sua opinião, como vencer a inconstância?

2 – Baseie suas decisões no compromisso e não nos sentimentos ou desejos. – Jó 22:28
Compromisso é o que a gente tem que cumprir mesmo sem sentir vontade ou desejo. Por exemplo, não temos vontade de acordar todos os dias cedo para trabalhar ou estudar, mas acordamos porque assumimos um compromisso. Quem honra compromisso, vence a inconstância.
PERGUNTA: Em sua opinião, porque tanta gente tem dificuldade de honrar compromissos?

3 - Entenda que fraquezas e falhas vão acontecer em nossa caminhada. – Filipenses 1:6
Fraquezas e falhas são consequências da nossa humanidade. Não podemos ficar nos martirizando ou com um sentimento de auto piedade todas as vezes que falhamos. Todos nós estamos em processo de aperfeiçoamento. Sentir fraqueza ou ter falhado, não significa que Deus não conta mais com você. Levante a cabeça, chacoalhe a poeira, siga em frente. Mas não pare, não desista!!!! PERGUNTA: Como superar nossas fraquezas e falhas?

4 – Aprenda a confiar verdadeiramente em Deus. – Salmos 125:1
Não é apenas ter fé em Deus, temos que confiar totalmente no Senhor. A confiança em Deus é o grande segredo para mandarmos embora esse “espírito” de inconstância. Precisamos parar de fazer as coisas do nosso jeito, com a força do braço. Lembre-se: Deixar Deus no controle não é apenas deixa-Lo ao volante, mas também não opinar enquanto Ele dirige. PERGUNTA: Em sua opinião, como aumentar nossa confiança em Deus?

CONCLUSÃO: A inconstância impede principalmente nosso crescimento espiritual (Efésios 4:13-14). A Bíblia nos desafia a sermos firmes e constantes (1 Coríntios 15:58). Precisamos quebrar o espírito de inconstância em nossas vidas. Vamos apender a perseverar. É tempo de romper!!! Lembre-se: Ainda estamos vivendo o ano de 2019. Este é o ano de rompermos limites!!!