Organizando a Direção de Nossas Vidas

Estudo de Célula, 3ª Semana de Janeiro de 2019


Em alguns momentos de nossa vida é importante analisar a maneira como estamos dirigindo as coisas que estão ao nosso redor, e que podem nos trazer alegrias ou tristezas. No estudo de hoje vamos analisar a maneira de viver de um rei que não deixou os maus exemplos ao seu redor influenciarem a forma de dirigir sua vida e o povo de Deus. Josias é considerado um dos reis mais exemplares nas Escrituras. Mas quando ele assumiu o reino, tendo apenas oito anos de idade, tudo estava arruinado. O templo, o culto, o reino inteiro. Pecado, idolatria, opressão. Mas ele buscou a Deus e consertou seu Reino. Como anda o reino de sua vida? Muitos estão justificando suas decisões alegando:
- A minha vida está desgovernada, desorientada, com áreas fora do lugar. Não consigo mais assumir o controle. O que fazer nesta situação?
- A minha educação e o meu caráter foram prejudicados pelas dificuldades em que viveram meus pais. Não consigo superar o exemplo negativo de meus familiares.
- Não consigo vencer as pressões do mundo, ser diferente, ser fiel e puro, não me contaminar com a cultura maligna e pecaminosa.
- O que eu devo fazer para cumprir a vontade de Deus?
Alguns exemplos da vida de Josias podem nos ajudar, vejamos:

1. Josias assumiu suas responsabilidades. Ele era rei, e tinha que viver como tal. Decidiu por seguir o exemplo do rei Davi, e não de seu avô, Manassés e nem de seu pai, Amom. Leia sobre eles em 2 Reis 21:16-18 (Manassés) e 19-26 (Amom).
Leia sobre Josias em 2 Reis 22:1-2. Precisamos assumir o controle de nossa vida. Quantas vezes colocamos a culpa de nossos problemas em outras pessoas? Não podemos culpar nossos pais nem nossa cultura. Precisamos decidir qual será a nossa referência (os modelos do mundo ou Jesus Cristo). Josias tinha só oito anos, e já tinha decidido servir a Deus no modelo do rei Davi.

2. Para organizarmos nossas vidas, precisamos redescobrir o valor da Bíblia como Palavra de Deus. Nos dias de Josias a palavra de Deus estava esquecida, e por isso, tudo estava em desordem e pecado. Não havia discernimento do certo e do errado. Somente quando assumimos o desafio de estudarmos profundamente as Escrituras, é que conseguimos organizar nossas vidas, porque é através dela que conseguiremos discernir a direção correta para cada área de nossa vida.
O que você precisa, para realizar um estudo mais profundo das Escrituras?
No próximo ano iniciaremos um novo programa de estudo bíblico. Coloque em seu coração que irá participar. Faça um plano de leitura bíblica diária. Procure conhecer a Vontade de Deus mais profundamente!

3. Para organizarmos a direção de nossa vida, temos que remover o mal, de forma radical. Josias mandou remover:
a) Os ídolos. - 2 Reis 23:4 e 19. Quais são os seus ídolos? Aqueles valores contrários a Deus?
b) Os sacerdotes - 2 Reis 23:5 e 20. São aquelas pessoas que nos influenciam ao pecado. Que tipo de influências precisamos remover de nossas vidas, para que tudo volte a ter ordem em nosso viver?

4. Para organizarmos a direção de nossa vida, precisamos restaurar nosso relacionamento com Deus. Em 2 Reis 23:21-23 vemos sobre a restauração da Páscoa. A páscoa nos relembra o sangue dos cordeiros que os hebreus comeram, antes de sair do Egito. Era necessário manchar as portas e janelas. Ela significa restauração do relacionamento com Deus. Esta é a quarta observação, mas deve ser nossa primeira atitude, se desejamos restaurar nossas vidas.
Como está o seu relacionamento com Deus? Restaurado? O que podemos fazer para melhorar nosso relacionamento com Deus? Como anda sua vida de oração? Você tem intimidade com Deus?

Conclusão: Que tipo de rei é você? Como anda o reinado de sua vida? Que áreas precisam ser restauradas na sua vida? Qual o lugar que a Palavra de Deus está tomando na sua Vida? Quais são as referências que você está usando como modelo para a sua vida?
Você é o rei de sua vida. Deus nos cobrará contas dela. Mas ele está disposto a nos abençoar, para que nossa vida seja um reino de acordo com a Sua Vontade. Amém.