Etapas precisam ser marcadas

Estudo Célula 3º semana setembro/2018

A vida biológica consiste em passar por várias etapas " momentos em que precisamos fazer ou deixar de fazer algo. Exemplo de etapas: Bebê - criança - adolescente - jovem - adulto - idoso. Em cada etapa devemos corresponder às expectativas próprias para aquele momento, isto é, agir conforme a etapa sendo vivida. A vida espiritual também é marcada por etapas. Pelo menos duas são bem claras e precisam ser observadas:

1ª. Tomar uma decisão sobre quem é Jesus.- nascer no espírito.
2ª. Decidir obedecer e servir a Jesus como nosso Senhor.

O que a Bíblia nos fala sobre essas duas etapas: Atos 4:11-12
Essa palavra foi dita por Pedro para autoridades religiosas que não acreditavam em Jesus como o Messias, o Salvador prometido por Deus. Eram religiosos mas não criam que Jesus era o cumprimento da promessa, que Deus enviou para ser a solução para o problema da salvação da humanidade. (v.8-10)
Quem é Jesus para você? " Sua resposta indica se você passou pela primeira etapa. A Bíblia diz que - Jesus é a solução de Deus para salvar quem está perdido. Você concorda com essa resposta, ou crê que não é bem assim?

Para aqueles religiosos Jesus era só mais um nome, dentre muitos que se diziam ser a solução para a paz que todos buscam.

HOJE, será que não acontece o mesmo? Parece que existem muitas opções para a felicidade humana. Para alguns Jesus é uma das opções, é só alguém que foi bom, fez o bem, ensinou boas maneiras de viver em sociedade, e deve ser copiado naquilo que interessa, mas não precisa ser levado muito a sério. Se os irmãos estão aqui hoje é por que também pensam como João Batista sobre Jesus. "Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"

Para os primeiros cristãos ficou claro que venceram a primeira etapa " Fizeram algo que demonstrasse " foram batizados. Louvo a Deus porque o irmãos também pensam sobre Jesus como Pedro em Atos 4:12.

Como você chegou a essa conclusão? O que aconteceu, ou quem te convenceu?

A ETAPA DA CONVERSÃO PRECISA SER MARCADA.

Quem aceita Jesus foi convencido pelo espírito santo. Aleluia! O que fazer quando temos essa certeza?

O que fizeram os primeiros convertidos? " Atos 2:36-39 " DUAS COISAS:

1. Arrepender de andar no caminho errado. Quem se arrepende muda atitudes, e todos percebem.
2. Marcar esse arrependimento com o batismo- um ato público que testifica.

Arrependimento " é decisão que envolve fé, algo abstrato, que não pode ser pegado, tocado, percebido pelos órgãos dos sentidos " Mas arrependimento pode ser sentido pelo espírito, pois a Bíblia diz que somos novas criaturas. Isso é mais do que apenas palavras, é algo verdadeiro. Você sente isso? O que fazer com esse sentimento de que você é nova criatura?

BATISMO - é demonstração de que houve verdadeiro arrependimento. Veja o que os primeiros crentes fizeram " Vemos duas atitudes:

1- Marcaram a primeira etapa da fé - Acreditaram e foram batizados. Atos 2:41. Nossa posição precisa ser demonstrada para testemunhar nossa fé. O batismo tem esse propósito " marcar nova fase em nosso modo de viver.

2- Eles avançaram para a segunda etapa: Se firmaram como igreja de Jesus, unidos para crescer na nova vida. Atos 2:42

Esses primeiros irmãos são exemplo para nós. O caminho do vencedor consiste em se firmar no ensino da Palavra, na comunhão com os irmãos, vivendo em amor.

CONCLUSÃO: em qual etapa você se encontra hoje?

1-JÁ ACEITOU MESMO JESUS? - Se alguém ainda não aceitou a Jesus como Salvador e Senhor, faça isso agora, pois hoje é dia de oportunidade para vencer a primeira etapa.

2) MARQUE A SEGUNDA ETAPA HOJE - Faça uma oração se comprometendo totalmente com Jesus e Sua obra na terra. (termine a reunião orando uns pelos outros para serem fortalecidos nessa etapa de desfrutar da nova vida em Cristo).