O NORMAL DE DEUS

Estudo de célula da 1° Semana de Outubro de 2018

TEXTO-CHAVE: : Jó 1:6-11

Introdução: Jó é um personagem bíblico que ficou conhecido pelo seu sofrimento. Por 40 capítulos vemos a calamidade que se abateu sobre sua vida e família e, assim, pensamos que sua vida se resumiu nisso. Entretanto, o sofrimento foi uma prova que durou apenas alguns meses na vida deste homem. O normal, a maior parte de sua vida, tanto antes quanto depois da crise, foi muita benção e felicidade. O próprio Satanás descreve essa condição no versículo 10, que era o normal de Deus na vida de Jó, e deve ser o normal em nossas vida. Vamos aprender um pouco sobre o que é normal de Deus em nossas vidas.

1 - SOMOS CERCADOS POR DEUS DE TODOS OS LADOS – Jó 1:10a – Quem lê o livro de Jó pode pensar que estamos sempre vulneráveis e que Satanás pode atacar-nos quando quer. Mas esse não é o normal. Ele mesmo reconhece que o Senhor havia cercado Jó com uma cerca de proteção e, para atacá-lo, precisava da permissão do Senhor I João 5:18. Nós como filhos de Deus temos a proteção do Todo Poderoso.

2 - DEUS ABENÇOA NOSSA FAMÍLIA – Jó 1:10 b – Satanás também reconheceu que a “casa” de Jó estava debaixo dos cuidados do Senhor, ou seja, sua família era abençoada. Jó constantemente orava por seus filhos Jó 1:5 e 6, e assim seu lar vivia em paz. Isso deve ser o normal de Deus também em nossas vidas. Se acontece ao contrario , devemos fazer uma analise pois tem alguma legalidade, onde Satanás está com permissão para roubar esta benção.

3 - DEUS PROSPERA NOSSOS BENS – Jó 1:10c – Outra realidade que Satanás reconheceu era que “tudo quanto Jó tinha” estava em segurança, Deus abençoava a obra de suas mãos (seu trabalho) e seus bens se multiplicavam. Isso nos ensina que a prosperidade faz parte do normal de Deus na vida de seus filhos.

4 - DEUS NOS OBSERVA PARA DAR TESTEMUNHO DE NÓS – Jó 1:8a – Toda essa benção tinha um motivo: Deus se agradava de Jó, tanto que Ele mesmo dá testemunho a seu respeito. Isso deve nos levar a entender que os olhos de Deus nos observam o tempo todo. Salmos 33:18.

5 - NOSSA FIDELIDADE É QUE ATRAI A BENÇÃO DO SENHOR – Jó 1:8b – A vida abençoada de Jó provinha de sua fidelidade. Deus se refere a ele como “meu servo Jó”. Ele servia ao Senhor, fazia o que Deus mandava. Além disso, o descreve como “bom honesto, reto, temente e que não fazia nada de mal”. Certamente é um testemunho assim que faz com que a benção e a felicidade sejam o normal na vida de um homem.

Conclusão - Se Satanás desafiasse a Deus em relação à sua vida, Deus diria que você o serve com integridade, retidão, temor e santidade? Se Deus não puder dizer isso de você, tampouco haverá uma cerca sobre você que o proteja. Você quer reafirmar sua posição diante de Deus? Vamos assumir hoje uma nova postura diante do Senhor. Queremos estar debaixo do normal de Deus para seus filhos – A BÊNÇÃO DO PAI para o filho bom