NÃO TOQUE NO QUE É DE DEUS !

ESTUDO DE CÉLULA, 4ª SEMANA DE JUNHO EM 2018.

Existem coisas que são só de Deus, e quem tocar nelas pode se dar mal .Leia Gn. 2:15-17 – “não coma a fruta dessa árvore....”
Todas as arvores podiam ser tocadas, menos a que Deus reservou para ser só dEle – a árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão e Eva tocaram no que Deus proibiu e sofreram as conseqüências – ficaram debaixo de maldição. Tocar no que é de Deus traz maldição. Quem toca no dízimo toca em algo que é de Deus, e se coloca debaixo de maldição. Deus não impediu que Adão tocasse na árvore. Ele também não impede que alguém toque no dízimo, para pagar suas contas. Nos dias do profeta Malaquias, o povo estava tocando no dízimo, e por isso Deus os chamou de ladrões, e estavam sendo punidos com maldição – escassez e miséria. Veja Ml 3:6-10. Hoje Deus continua não gostando que toquem no que é seu – os dízimos. Será que estamos sabendo lidar com esse assunto tão sério? A maneira como lidamos com o dinheiro mostra se estamos ou não tocando no que é de Deus.

PRINCÍPIOS SOBRE DÍZIMOS E PRIMÍCIAS:

1. O PRIMOGÊNITO É DE DEUS – Exodo 13:2, 12,13 - Aqui temos um princípio: Tudo que for o primeiro tem que ser oferecido a Deus. Ele não aceita ficar em segundo lugar. Deus estabeleceu esse princípio – o primeiro tem que ser entregue em sacrifício a Deus. Esse é o princípio do dízimo – o primeiro é de Deus, e Ele respeitou o seu próprio principio com Jesus – Ele foi o primeiro filho homem de Deus, mas porque era puro, não precisou ser resgatado com a morte de uma ovelha, porque Deus o sacrificou para resgatar os demais homens impuros. Jesus foi o dízimo de Deus, o primeiro e o melhor que foi entregue para resgate da humanidade.

2- OS PRIMEIROS FRUTOS DEVEM SER OFERECIDOS A DEUS – os primeiros animais são sacrificados, mas os primeiros frutos são oferecidos a Deus. Êxodo 34:26 -as primícias são de Deus – Ele não aceita ficar em segundo lugar.
Veja exemplos: Ex. 1 - Abel e Caim ofertam a Deus: Gn. 4:3-5 - Caim trouxe alguns produtos da terra, não os primeiros frutos. Abel entregou a Deus a primícia – o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho.– Honramos a Deus dando a Ele as primícias. Prov. 3:9-10. - Se Deus não é o primeiro em nossa vida, o resto não é acrescentado – Jesus ensina isso em Mateus 6:33 . O segredo de Abel - ele deu a Deus a primícia. Ex. 2 - Jericó, a primeira cidade conquistada, foi oferecida a Deus. Jos. 6:18-19. – Ela foi a primícia,e nas demais cidades todos os bens foram repartidos entre o povo. Acã foi punido porque pegou da primícia que era de Deus. Ex. 3 - no primeiro dia da semana o povo separava uma oferta para a obra de Deus em Jerusalém. 1 Co 16:1-2 - Cultuamos a Deus no domingo porque é o primeiro dia da semana – o primeiro é de Deus. Procure oferecer um tempo diário para Deus – leia a Bíblia e ore no começo do seu dia.

3- O DÍZIMO SÓ SERÁ DÍZIMO SE FOR O PRIMEIRO- Lev. 27:30,32.
Para honrar a Deus o dízimo tem que ser entregue primeiro do que qualquer outro pagamento. O primeiro pedaço é para quem merece mais honra. Quem dá o dízimo, mas o entrega por último, não está honrando a Deus, que quer ser o primeiro. Prov.3:9-10 . a) O primeiro que você paga é quem merece mais honra - se a conta de água é paga primeiro, a Sabesp é que está sendo honrada. Se Deus não é honrado, não somos merecedores de suas bênçãos. Quem merece mais honra, seus credores ou Deus?. b) - O primeiro a quem você paga é quem domina a sua vida. Só Deus pode ser o seu Senhor. Não deixe ninguém tomar o lugar de Deus em sua vida – c) - A primeira porção tem bênção sobre ela – Rm 11:16.- Se o supermercado for o primeiro, ele não tem como abençoar o resto da sua vida, mas se Deus for o primeiro o resto pode ser abençoado por Ele. Se você tem honrado a Deus com as primícias, seu dinheiro tem sido santificado. Mas se as primícias não são santas, o resto também não é. Não basta apenas entregar o que é de Deus, é preciso demonstrar que Ele merece honra, recebendo em primeiro lugar. d) - Dar dízimo exige fé - Rm. 14:23b – diz: e tudo o que não provém de fé é pecado. Entregar primeiro o que é de Deus demonstra que temos fé, de que o resto vai ser acrescentado, nada vai nos faltar. Quem deixa para entregar no fim está entregando o que sobrou. Se não entregamos o dízimo por meio de fé, não estamos honrando a Deus- isso pode ser pecado.
CONCLUSÃO: Deus diz em Sua Palavra que dízimos e primícias são dele. Quem tocar neles pode se dar mal. Creia na Palavra de Deus e receba a bênção da obediência