JESUS, O MODELO DE PROSPERIDADE!

ESTUDO DE CÉLULA, 1ª SEMANA DE JUNHO EM 2018.

INTRODUÇÃO - Deut. 28: 1 - Deus prospera o obediente. Jesus foi o modelo de homem que obedeceu a Deus em tudo, e por isso Deus o fez prosperar em tudo. Para filhos obedientes Deus tem prazer em dar prosperidade em todas as áreas. Nosso alvo é ser discípulo de Jesus, e para isso precisamos conhecer mais sobre a maneira que viveu na terra. Cremos que Deus tem uma promessa: Tudo o que fizer prosperará. Você crê nisso? Quem se torna discípulo de Jesus se torna uma pessoa próspera, por que Jesus era próspero.

1- O que é uma pessoa próspera? Não é alguém que tem muito dinheiro, mas alguém que é suprido por Deus em todas as suas necessidades. Jesus era alguém suprido por Deus em tudo. Próspero é quem está crescendo naquilo que está fazendo. Cada dia Deus está acrescentando um pouco mais em sua vida; mais alegria, mais amor, mais harmonia no lar, mais dinheiro para suprir suas necessidades, mais gente entrando para o Reino de Deus, etc. Você sente isso acontecer com você? Próspero é aquele que cresce naquilo que tem. Deus deseja que seus filhos sejam prósperos. Você aceita ser próspero? Ou pensa que para ser discípulo de Jesus tem que ser triste, mal sucedido, pobre, insatisfeito com as coisas da vida, conformado com derrotas e mediocridades? O obediente é abençoado com prosperidade em todas as áreas: Veja que tipo de bênçãos são mencionadas em Dt 28: 2-14 - Se todas essas bênçãos vierem sobre nós, vamos nos sentir prósperos e ricos.

2- Mas alguém pode dizer “Se Jesus era pobre, como nós queremos ser ricos?” Esse tipo de argumento vem do diabo, para que ninguém queira ser discípulo de Jesus. Quem vai querer ser discípulo de alguém pobre, mal sucedido, sofredor, doente, etc.? Ninguém. Mas Jesus não era essa pessoa mal sucedida, pobre, infeliz, mendigo, andarilho, como alguns pensam.

3- Queremos levantar a imagem de Jesus na sua mente. Ele era próspero, porque era obediente. Vejamos algumas definições segundo o dicionário: Pobreza é: não ter o necessário à vida. Cujas posses são inferiores à sua posição ou condição social. Pouco favorecido. Pouco produtivo. Digno de pena, de dó; que inspira compaixão. Mendigo, pedinte. Quem diz que Jesus era pobre está dizendo que ele era tudo isso. Não creio que algo disso tenha a ver com Jesus. Prosperidade é: Bem sucedido. Afortunado; aumentar pouco a pouco; progredir; Tornar-se afortunado; ter fortuna favorável; enriquecer: Crescer naquilo que tem. Bem sucedido e saudável. Creio que isso tem mais a ver com Jesus. Ser alguém próspero é ser alguém suprido por Deus em suas necessidades. Jesus era próspero. A imagem de Jesus pobre inibe as pessoas de quererem ser seu discípulo. Mas a imagem de Jesus próspero, desperta o desejo de segui-lo, pois todos gostam de seguir gente próspera. Quem segue alguém próspero será próspero.

4- De onde surgiu a idéia de um Jesus pobre?- Alguém vai dizer que é da própria Bíblia ao ler Lc. 9:58. Mas, qual o contexto em que Jesus disse isso? Foi no final do seu ministério, quando estava indo a Jerusalém para se despojar de tudo o que o Pai lhe dera durante a vida, a fim de pagar o preço para ser nosso salvador. Estava indo para ser nosso substituto.

5- Jesus ia enfrentar o princípio da substituição- alguém ocupa o lugar de outro. Ele se tornou pobre por nós - 2 Co 8:9. Ele se fez maldito por nós - Gálatas 3:13. Jesus não era amaldiçoado, mas no final da sua carreira se tornou amaldiçoado em nosso lugar. Ele tomou nossas enfermidades - Is. 53:4-5. Ele se tornou culpado de pecados por nós - 2 Cor 5:21. Jesus era filho de Deus e eu filho do homem. Ele se tornou filho do homem para me tornar filho de Deus.

6- Jesus se fez pobre para nos tornar ricos. 2 Co 8:9. Jesus tinha onde morar - não era um mendigo, andarilho – Mt. 4:12-13- Mc. 2:1 - Esse texto não é incoerência com Lc 9:58, pois quando Jesus disse isso Ele estava abrindo mão de tudo para cumprir sua missão.

CONCLUSÃO: Durante sua vida na terra, por 33 anos, Jesus sempre foi próspero, bem sucedido, suprido por Deus em tudo. Foi modelo de que para o obediente Deus tem o melhor da terra. Essa era a missão dele. Mas, nos seus últimos dias, Ele abriu mão de tudo em favor de nós. Só nos últimos dias é que Ele se fez pobre, maldito, o pior pecador, a pessoa mais rejeitada dentre os homens. Mas só nos últimos dias. Você acredita na promessa de Deus que diz que o obediente será próspero? Você crê que Jesus foi o modelo de homem na terra que foi abençoado porque foi obediente? Você crê que Jesus tomou nosso lugar na cruz, para cumprir o princípio da substituição? Se você crê nisso então creia em mais algo: Vale a pena ser discípulo de Jesus, para prosperar o Reino de Deus na terra.