APRENDENDO A VENCER DESAFIOS

ESTUDO DE CÉLULA, 1ª SEMANA DE JULHO EM 2018.

TEXTO-CHAVE: Josué 1:1-11

INTRODUÇÃO: Josué tinha um grande desafio diante de si. Moisés, seu líder, havia morrido e agora ele tinha a missão de conduzir mais de 2 milhões de israelitas à conquista de Canaã. Era uma realidade nova, que trazia receios ao seu coração. Muitas vezes enfrentamos situações assim em nossa vida. Algo muda de repente e nos vemos diante de um grande desafio. Vamos aprender os segredos que fizeram de Josué um conquistador:

1. JOSUÉ BUSCOU OUVIR A VOZ DE DEUS (Josué 1:1) – Ele não ficou apavorado com a nova situação e nem saiu fazendo as coisas do seu jeito. A primeira coisa que ele fez foi procurar ouvir Deus. Muitas vezes, diante dos desafios da vida, queremos encontrar o caminho sem buscar a Deus. Por isto fracassamos. Deus sempre tem uma direção para nós. Só precisamos parar para ouvi-lo! Prov. 16:1-3,9.

2. JOSUÉ NÃO FICOU PRESO AO PASSADO. ELE OLHOU PARA FRENTE (Jos. 1:2) – Embora Moisés tivesse sido seu grande líder e amigo, agora ele estava morto. Josué entendeu que não poderia ficar “chorando o leite derramado”. A ordem de Deus era que ele olhasse para frente! Muitas pessoas sofrem perdas na vida e se recusam a desligar-se do que ficou para trás. Se algo mudou em nossa vida, não adianta ficar lamentando. Temos que crer que o Senhor pode nos fazer avançar, mesmo tendo perdido coisas e pessoas preciosas – Ler Filipenses 3:13-14.

3. JOSUÉ DEIXOU DEUS ESTABELECER METAS CLARAS (Jos. 1:4) – Para sermos conquistadores, temos que ter metas claras em nossa vida. Por isto Deus estabeleceu os limites da terra que deveria ser conquistada por Josué e seu povo. Você tem metas claras para sua vida pessoal, familiar, profissional e ministerial? Você tem uma lista objetiva de propósitos pelos quais está orando todos os dias e trabalhando? Se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente não chegará a lugar algum. Quem não sabe o que quer qualquer coisa lhe serve. Nunca recue nos propósitos que Deus estabeleceu para você. O melhor sempre está por vir. No futuro. Não imite a mulher de Ló (Gen.19:15-17,26).

4. JOSUÉ ENTENDEU O VALOR DO ESFORÇO E DO ÂNIMO (Js 1:6-7,9)– Deus repetiu três vezes a ordem para que ele se esforçasse e tivesse bom ânimo. Sem estas duas virtudes,ninguém conquista grandes coisas. Satanás faz de tudo para nos desanimar, usando circunstâncias e pessoas. Temos que resisti-lo. Precisamos estar sempre no meio dos irmãos (especialmente na célula). Assim, somos por eles fortalecidos e animados.

5. JOSUÉ ENTENDEU QUE PRECISAVA DEDICAR-SE À PALAVRA DE DEUS (Js 1:8) – Um dos grandes segredos para as vitórias espirituais é o amor e a obediência à Palavra de Deus. Por isto Josué fez uma aliança com a Palavra. Segundo o texto, precisamos ter três atitudes com a palavra:
1) Estudar – “medita nele dia e noite”;
2) Proclamar ou declarar – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei”;
3) Praticar – “para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito”.

Gancho Evangelístico (5 min.) – Se houver visitante descrente, faça o seguinte apelo: “Em Jos 1:5, Deus promete que estaria com Josué todos os dias da sua vida. Isto só foi possível porque aquele homem recebeu o Senhor em sua vida. Foi isto que fez dele um vencedor. Você não quer fazer o mesmo???” – Conduza-o à oração de entrega.