QUEBRANDO O PODER DO STRESS

Estudo CELULA 2ª SEMANA JANEIRO . 2017

TEXTO CHAVE: Mateus 11:28-30

INTRODUÇÃO: Vivemos num mundo agitado e competitivo, onde temos que responder por tantas coisas ao mesmo tempo (trabalho, família, ministério, etc.) que o resultado muitas vezes é stress, ou, como se fala em português: estresse. Mas afinal o que é Stress? O dicionário Aurélio define estresse = (conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras), ou seja, sobrecarga e frustração que afeta nosso corpo e a nossa alma. Estamos entrando no ultimo mês do ano e temos que tomar muito cuidado, pois, muitas vezes, parece que queremos fazer neste mês, tudo o que não fizemos em outros 11 meses do ano; é aí que acabamos nos descuidando e deixamos o Stress tomar conta da nossa vida. Vamos aprender hoje que em Jesus há uma maneira de livrar-nos de tudo isto e vivermos uma vida de paz.

1- O STRESS PODE SER RESULTADO DE CARGAS NATURAIS OU ESPIRITUAIS - Mt 11: 28
Nosso stress pode ser decorrente de um cansaço natural – “muito trabalho, má saúde, excesso de responsabilidade, etc.”. Ou de uma opressão espiritual, “ação demoníaca diretamente contra nós ou usando circunstâncias para roubar nossa força e nossa paz”. Em qualquer circunstância Jesus faz um convite: você que está cansado de carregar suas pesadas cargas, vinde a Mim.

2- É NECESSÁRIO BUSCAR A CRISTO PARA SER ALIVIADO DO STRESS – Mt 11: 28- Jesus diz: “Venham a mim,”. Isso significa tomarmos uma atitude de buscá-lo, de nos aproximarmos dele. Muitos, quando estão sobrecarregados, fazem o caminho oposto: murmuram, buscam alívio nos homens, nas drogas, no álcool, se afastam da Igreja, da célula e se afastam dos irmãos e até de Deus, sendo que Jesus convida para irmos até Ele.

3- É NECESSÁRIO ASSUMIR COMPROMISSO COM CRISTO PARA SER ALIVIADO – Mt 11:29-30 - “carga” significa “peso ” e Jesus diz que para sermos aliviados da sobrecarga e da opressão. Precisamos tomar sobre nós o dever d’Ele, ou seja, assumir uma aliança, um compromisso. Todo compromisso tem uma responsabilidade, um dever, mas os deveres que Ele exige de nós são fáceis. A carga que Ele põe sobre nós é leve. Vamos experimentar que, a carga de andar com Cristo é muito menor do que a carga de andar sem Ele.

4- É NECESSÁRIO APRENDER DE JESUS PARA VENCER O STRESS – Mt 11:29. Vencer o stress e o cansaço é mais do que um evento isolado. É aprender a viver num outro estilo de vida, onde a paz reine em nós. Para isso, nosso grande modelo é Jesus. Precisamos aprender d’Ele, andar como Ele andou, pensar o que Ele pensa. Neste versículo Ele já nos dá uma grande dica - como ser “bondoso e ter um coração humilde”. Veja o que diz a Palavra de Deus em Pv 11:17, Pv 21:21 - Pv 22:4, - Cl 3:12.

CONCLUSÃO – Jesus faz um convite e cada um tem que tomar sua decisão - vou viver com o stress ou, vou aceitar o convite de Jesus e tomar posse de tudo que Ele tem, e vou mudar meu estilo de vida? A decisão é pessoal, ninguém pode fazer por você. Isto é uma coisa entre você e Jesus. I Pe 5:7, Lembre-se que Ele é competente para cuidar de qualquer dificuldade. Portanto busque em Cristo Jesus o alivio, assuma um compromisso com Ele, e aprenda com Ele cada dia. Faça Dele o seu maior e melhor companheiro. Vamos orar entregando todo o nosso stress, ansiedade e tudo mais nas mãos do Todo Poderoso.

GANCHO EVANGELÍSTICO - Desafie todos a assumirem um compromisso com Jesus. Faça a seguinte proposta: Talvez você já tenha procurado alívio e paz em tantas fontes, humanas ou espirituais. Porque você não atende agora ao convite de Jesus e vem a Ele para ser aliviado? Faça uma oração de entrega agora mesmo.

 

 

ANÚNCIOS:
01) ESTÁ CHEGANDO NOSSO RETIRO DE CARNAVAL INSCREVA-SE JÁ !!!!!
03) SEJA UM COLABORADOR DA OBRA MISSIONÁRIA (PEGUE SEU ENVELOPE DE MISSÕES NA SECRETARIA DA IEMC )