PROTEGIDO PELO TODO PODEROSO

Estudo Célula 1º semana agosto/2018

TEXTO CHAVE: Salmos 91:1-16

INTRODUÇÃO: O ser humano está exposto a muitos riscos, todos os dias. Desde perigos naturais (doenças, acidentes, crime...) até perigos espirituais (ataques demoníacos), ele não tem como proteger-se completamente. É aí que um relacionamento com Deus faz toda a diferença, não só em relação à eternidade, mas em relação à vida cotidiana. O Salmo 91 é uma declaração tremenda da segurança que tem alguém que anda com Deus. Vamos estudar um pouco sobre isso...

1 - HÁ MUITOS PERIGOS AO REDOR DAS NOSSAS VIDAS - Sl 91: 3,5,6 e 10 – As expressões bíblicas demonstram muitas ameaças: “perigos escondidos” (armadilhas), “doenças mortais” (doenças de alto poder contaminador), “perigos da noite” (violência, crime, perturbações espirituais...), “assaltos durante o dia” (perigos na rua, no trabalho....), “da peste que se espalha na escuridão” (conseqüências do pecado, como a AIDS, o alcoolismo...). Vamos falar um pouco sobre que tipo de insegurança que cada um sente, em sua casa, em sua vizinhança, no meio dos conhecidos, etc...

2 - DEUS PODE SER A NOSSA SEGURANÇA EM MEIO A TANTAS AMEAÇAS –O Senhor é apresentado como alguém que pode nos guardar em paz. Veja como Ele é revelado neste Salmo 91:
vs. 1 – Deus Altíssimo e Todo-Poderoso – Aquele que está acima de tudo e de todos e que tem todo o poder.
vs. 2 – Defensor e Protetor – Deus é um lugar de segurança, onde podemos nos esconder.
vs. 11 – Senhor dos Exércitos Celestiais – Ele comanda anjos para guardarem os seus filhos.

3 - HÁ CONDIÇÕES PARA QUE POSSAMOS DESFRUTAR DA SEGURANÇA QUE O SENHOR NOS OFERECE – Esta paz não é obrigatória. Ela é resultado de atitudes da nossa parte. Está disponível a todos, mas só é desfrutada por aqueles que cumprem determinadas condições; Vamos ver nos versos a seguir:
vs. 1 e 9 – Procurar segurança em Deus – Só podemos desfrutar de paz se decidirmos procurar em Deus, ou seja, viver n’Ele. Nesse versículo, Deus é comparado a uma sombra protetora. Não podemos ficar esperando que ela chegue até nós. Temos que tomar a iniciativa de nos aproximar e de nos colocar debaixo de seu cuidado. Veja o que o próprio Jesus diz em Mt 7:7.
vs. 2 – Assumir a nossa fé – Fé é confiança plena, e o salmista diz que isso deve ser propagado, assumido publicamente. O crente não pode ter uma fé tímida e disfarçada, (crente agente secreto, 007). Todo mundo tem que saber que ele confia em Deus. Marcos 8:38
vs. 13 – Enfrentar as lutas com ousadia – “Com os pés você esmagará”- fala de avançar, mesmo diante dos desafios e inimigos, de não retroceder ou ter medo. Tendo confiança e certeza que é Ele que nos deu autoridade, e vitória, Lc 10:19, Fil 4:13.
vs. 14 – Aqueles que amam- (perseverar apaixonado) – Deus guarda aqueles que o amam e reconhecem que Ele é Deus, o Senhor (isso traz a idéia de “não largar o Senhor”). João 14:21
vs. 15 – Orar e invocar o Senhor sempre – Deus diz nesse versículo que Ele responderá aquele que ora e chama o Senhor para todas as situações de sua vida. Jer.33:3 .

CONCLUSÃO - Todos nós precisamos desta proteção. Como tem sido a nossa parte no compromisso com Deus? Talvez procurar segurança em Deus não é tão fácil. Falar que amamos a Deus, também parece fácil, mas a questão não é falar, mas ter atitudes que mostrem que amamos a Deus, e assumir nossa fé, e enfrentar as lutas com ousadia, e em todas as situações orar e invocar o Senhor,.
Vamos tomar uma decisão hoje, de assumirmos um compromisso com Deus, de não apenas falarmos, mas termos atitudes que mostrem todas estas coisas, e ai teremos esta proteção que tanto precisamos. Deixar a Bíblia aberta no Salmo 91 de nada vale se não colocarmos as palavras dele em pratica em nossas vidas.

GANCHO EVANGELÍSTICO – Para o visitante: Será que você não precisa dessa proteção de Deus em sua vida e família? Quer tê-la a partir de agora? Faça, então, uma aliança com Jesus, assumindo-o como Salvador e Senhor de sua vida. – Oração de entrega e consolidação.
OBS: 1)FALE DO ACAMPAMENTO REDE DE HOMENS NO SITIO 24/25/26/ DE AGOSTO
2) campanha de cura e libertação todas as 4ª feiras