Os sinais na vida dos justos

Estudo de Célula 4ª Semana Novembro 2017

Estes últimos versículos do Salmo 92 descrevem o justo. Esse adjetivo aparece mais de cem vezes na Bíblia, referindo-se aos que servem a Deus, em contraste com os “ímpios”.

Texto-chave: Salmos 92:12-15
Estes últimos versículos do Salmo 92 descrevem o justo. Esse adjetivo aparece mais de cem vezes na Bíblia, referindo-se aos que servem a Deus, em contraste com os “ímpios”. Em primeiro lugar, justos são os que foram justificados em Cristo. Não há forma de sermos justos para com Deus a não pelo sangue de Jesus (ler Romanos 3:10-12; Romanos 5:1). Por outro lado, justos são os que se amoldam à justiça de Deus. Uma vez justificados pelo perdão, nos submetemos à justiça do Senhor, ou seja, à sua lei, revelada na Bíblia (ler Romanos 2:13)... OS JUSTOS TEM UM ESTILO DE VIDA DISTINTO. Não são apenas religiosos, ocupados em cumprir rituais e obedecer doutrinas. Eles expressam a vida de Deus de uma maneira clara entre os homens. Vamos entender em que consiste esse estilo de vida...
1) OS JUSTOS FRUTIFICAM EM ABUNDÂNCIA – “O justo florescerá como a palmeira” – As palmeiras ou palmáceas são plantas absolutamente rústicas, adaptadas a qualquer terreno e clima. Podemos encontrá-las nos desertos, nas praias ou numa cidade de clima tropical como a nossa. Mas o salmista compara o justo à palmeira especialmente por ser poder de florescer. Ela dá frutos em cachos, abundantemente, como poucas no reino vegetal - Ler João 15:1-2,8,16.
2) OS JUSTOS CRESCEM ENQUANTO VIVEM – “crescerá como cedro no Líbano” – O cedro do Líbano pode crescer até quarenta metros de altura e catorze metros de diâmetro. Nos primeiros três anos de vida sua raiz cresce até um metro e meio, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. E uma das árvores de maior longevidade e pode durar séculos... Que grande ilustração para o que deve ser a vida de um cristão! Um verdadeiro crente nunca para de crescer. Sua trajetória rumo à maturidade espiritual é perseverante e consistente (ler Provérbios 4:18; Efésios 4:13). Além disso, ele cresce porque suas raízes são profundas em Deus. O que se vê em sua vida é fruto daquilo que não se vê (ler Efésios 3:16-17).
3) OS JUSTOS TÊM ALIANÇA COM A IGREJA – “plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do Senhor” – Uma das marcas dos justos é o seu compromisso com a igreja, a família de Deus. Ele se fixam, criam raízes, não estão de passagem como se a casa de Deus fosse apenas um viveiro. Nossa geração vive o sofisma dos crentes “desigrejados”. Um número cada vez maior de pessoas adota e defende uma vida cristã autônoma e solitária, o que está completamente fora do que a Bíblia propõe (ler Salmos 50:5; Hebreus 10:24-25).
4) OS JUSTOS TÊM VIDA INTERIOR E TESTEMUNHO EXTERIOR – “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” – Mesmo com o passar do tempo, o justo não perde a unção, a força de Deus em sua alma (seiva) e, em decorrência disso, sua expressão para os homens é de vida (verdor). Uma característica marcante do justo é sua vida espiritual. Ele tem uma força interior que o homem natural e o mero religioso não têm. Sua comunhão com Deus é o diferencial (ler Efésios 3:14-16; II Coríntios 4:16). O resultado dessa vida interior cultivada na adoração é que a aparência do justo é sempre inspiradora. O crente verdadeiro é uma referência para quem está perto. Seu testemunho e sua unção atrai as pessoas (ler Salmo 1:3).
5) OS JUSTOS VIVEM PARA ANUNCIAR AS VIRTUDES DE DEUS – “Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça” – A última grande qualidade dos justos mostrada no Salmo 92 é que eles vivem apontando para Deus, anunciando a justiça do Senhor. Tudo em suas vidas gira em torno desse propósito. Os justos não vivem para si, mas para revelar o Deus a quem servem. Seu prazer e propósito é tornar o Senhor conhecido de todos os homens (ler I Pedro 2:9).
CONCLUSÃO – Use o tempo final para orar com a célula, levando todos à reflexão se têm vivido realmente como justos nesta terra! Havendo visitantes, apresente-lhes Jesus e desafie-os a uma oração de entrega.