Parar por quê?

Estudo de Célula 2ª Semana Novembro 2017

As promessas de Deus para nós são fiéis e certamente se cumprirão, mas há uma condição: ficarmos firmes e não desistirmos de perseverar até alcançar cada uma delas...

Texto-chave: Hebreus 10:35-39
Quantas pessoas que você conhece que, começaram bem sua trajetória de vida e terminaram mal? E quantas pessoas que tiveram um mal começo, mas ao perseverarem e não desistirem, corrigiram o rumo, ajustaram o ritmo e alcançaram grande vitória? A maioria dos casos de sucesso não são de pessoas que não falharam, e sim de pessoas que souberam cair e levantar, errar e corrigir, pecar e se arrepender, reorganizando sua vida e vivendo com grande esperança em Deus. Como já disse alguém: “vencedores não são os que nunca perdem, mas, sim, aqueles que nunca desistem”. Vamos extrair desses versículos de Hebreus um alimento sólido que nos fortaleça para a perseverança...
1) NÃO ABRA MÃO DE SUA CONFIANÇA EM DEUS PORQUE ELA TEM RECOMPENSA - vs. 35 - Obviamente que neste mundo e neste tempo em que vivemos, o que mais escutamos são palavras de desânimo e incredulidade. São mais os que nos desanimam, que aqueles que nos dizem palavras de encorajamento e fé. Precisamos buscar de Deus, em sua Palavra, direção, conselhos, ânimo, força e coragem para seguirmos em frente. Precisamos nos “agarrar” em suas promessas e confiar no caráter perfeito e santo de Deus, sabendo que Ele jamais nos trairá!
2) PERSEVERAR É UMA NECESSIDADE, NÃO UMA OPÇÃO - vs. 36a - Muitos deixaram de alcançar as promessas e desfrutar da vitória porque desistiram, às vezes, muito perto de chegarem lá. A jornada da fé não é como uma corrida de cem metros rasos! É semelhante a uma maratona. Lembre-se o que o Paulo disse no final de sua carreira cristã: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”. Não deixe que as circunstâncias contaminem seu ânimo. Renove suas forças em Deus diariamente - leia também Salmos 92:12; Lamentações 3:21.
3) O ALVO TEM QUE SER FAZER A VONTADE DE DEUS E NÃO A SUA – vs. 36b – Vivemos para agradar ao Pai e não a nós mesmos. Por isso, mesmo que tenhamos que passar por desertos, lembremo-nos de que fomos comprados em amor, resgatados da perdição eterna e a única resposta que podemos dar à essa maravilhosa graça é a obediência. Quando fazemos isso, agradamos a Deus e atraímos o seu respaldo. Afinal, sua vontade é o melhor para nós - Leia Romanos 12:2 e Salmos 18:30.
4) ALIMENTE A SUA FÉ ATÉ QUE O SENHOR SE MANIFESTE – vs. 37 e 38 – “Aquele que vem, virá e não tardará”. Essa é uma promessa que deve nos sustentar. Ela fala tanto da volta de Jesus, quando todo o mal será erradicado da terra, quanto das intervenções que ele faz em nossas lutas cotidianas. Entretanto, “o justo vive da sua fé”. Não podemos depender das circunstâncias e, já que é assim, fortalecer a nossa fé com a Palavra de Deus, com a oração e na comunhão com os nossos irmãos é essencial para que não desistamos de que Ele venha - Leia também Romanos 10:17 e Efésios 6:10-13.

5) HONRE QUEM VOCÊ DECIDIU SER EM DEUS – vs. 39 – Esse versículo diz que há dois tipos de pessoas: as que retrocedem para a perdição e as que perseveram para a vida eterna. Você faz parte dos vencedores! Portanto, firme-se em sua identidade, enfrente as lutas e tenha convicção de que o Senhor lhe premiará - Leia também Romanos 8:35-39 e Apocalipse 3:21.
CONCLUSÃO – Use o tempo final para orar com a célula, fervorosamente, especialmente pelos que estão em lutas e sendo tentados a desistir! Havendo visitantes, apresente-lhes Jesus e desafie-os a uma oração de entrega.