Coroas de Deus para seus filhos

Estudo Célula 2ª Semana Junho 2017 


TEXTO BASE: Marcos 15:17
INTRODUÇÃO:
Antes de morrer na cruz do calvário, Jesus foi açoitado pelos soldados romanos e recebeu uma coroa de espinhos. Esse sacrifício foi feito em nosso lugar, já que nós merecíamos a condenação pelos pecados. Mas o amor de Deus é enorme, e a morte de Jesus, além de nos livrar da escravidão do pecado e nos reconciliar com Deus, permitiu que o Senhor preparasse cinco coroas para Seus filhos.
DISCUSSÃO:
A Bíblia menciona cinco diferentes coroas preparadas para os filhos de Deus. Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso único Salvador e Senhor, recebemos a vida eterna, além de podermos ser presenteados com algumas dessas coroas. Vejamos:
1) A coroa da vida (Apocalipse 2:10, Tiago 1:12)
Essa coroa é entregue àqueles que perseveram na tribulação, àqueles que são colocados à prova e, mesmo assim, se mantêm fiéis ao Senhor. É dada aos filhos que não se intimidam, não se misturam com as coisas do mundo, não cedem às pressões do inimigo e morrem em nome de Jesus se preciso for.
2) A coroa da justiça (2 Timóteo 4:8)
Essa coroa é entregue àqueles que cumprem todos os propósitos de Deus para as suas vidas, que permanecem firmes na Palavra e que vivem em função do Reino, esperando com expectativa pela volta de Jesus.
3) A coroa da alegria (1 Tessalonicenses 2:19)
Essa coroa é entregue àqueles que ganham almas para Cristo. Não existe alegria maior do que levar uma vida que estava perdida aos pés do Senhor! Não existe alegria maior do que gerar filhos espirituais. Tanto é verdade que há festa no céu quando um pecador se arrepende de suas práticas e se volta para o Pai.
4) A coroa de Glória (1 Pedro 5:4)
Essa coroa é entregue àqueles que edificam a Igreja de Cristo na terra. É um privilégio muito grande pastorear, apascentar, alimentar e cuidar do rebanho do Senhor. Essa coroa é entregue àqueles que exercem esse chamado com boa vontade, obediência e amor. É dada àqueles que dão a própria vida por uma ovelha, se preciso for.
5) A coroa que dura para sempre (1 Coríntios 9:25)
Essa coroa é entregue àqueles que concluem a carreira cristã com disciplina e fidelidade. É entregue àqueles que não se deixaram desviar pelas coisas que o mundo pode lhes oferecer, tampouco desanimaram no meio do caminho.

CONCLUSÃO:
É por essas e outras razões que Paulo, em um momento em que foi cheio do Espírito Santo e tomado pelo entusiasmo, afirmou: "Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada" (Romanos 8:18).

PARA REFLETIR:
. Você tem se esforçado para conquistar essas coroas preparadas por Deus para Seus filhos?
. O que você tem feito para merecê-las?
. Acha que pode fazer mais? O quê?