Precisamos de cobertura

Estudo de Célula 1ª semana Dez. 2017

Texto-chave: Mateus 8:5-13
A reunião desta semana é especial. Se tudo deu certo, algumas pessoas foram convidadas e estão presentes, gente que arrisca a sua vida para proteger os outros. O líder deve dar as boas vindas a todos, pedir que cada discípulo apresente os seus convidados e explicar que esta reunião é parte de um grande movimento nesta semana, onde centenas de células da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto estão procurando valorizar os profissionais de segurança e suas famílias e orar por eles, para que Deus os proteja e dê sabedoria.
Depois de explicar o propósito da reunião, o líder deve compartilhar a seguinte palavra, baseada no encontro de um centurião com Jesus. Um centurião era um militar do exército romano que tinha sob o seu comando oitenta soldados. No caso deste que procurou Jesus, temos várias lições a aprender:
1) AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS PENSAM, PESSOAS QUE TRABALHAM NA SEGURANÇA PODEM SER PESSOAS SENSÍVEIS CORAÇÃO - vs. 5-6 – Este homem procura Jesus e implora por um criado que ele tinha, alguém que não era de grande valor para a sociedade... A maioria dos que dedicam a sua vida à segurança tem essa índole de ajudar os outros, mesmo os marginalizados. Muitos acabam ficando endurecidos, vendo tanta maldade, mas no fundo, estão buscando o bem dos seus semelhantes.
2) NÃO EXISTEM SUPER-HOMENS - vs. 6 - Aquele oficial romano fazia parte do exército mais poderoso da terra, naqueles tempos. Ele era um homem preparado, investido de autoridade. Mesmo assim, havia um problema em sua casa que ele não tinha como resolver, havia um sofrimento que ele não podia estancar... Embora a sociedade espere que os profissionais de segurança sejam “homens de ferro”, nós sabemos que não existem super-homens. todos somos humanos e temos lutas, necessidades que só Deus pode atender.
3) JESUS RESPONDE IMEDIATAMENTE AO CLAMOR DE QUALQUER UM QUE O BUSQUE - vs. 7 – A resposta do Senhor foi pronta, dispondo-se naquele mesmo momento a ir à casa do centurião para atender o seu pedido... Desta mesma maneira, Ele quer entrar na casa de cada família hoje, para resolver os problemas que estão ali.
4) A HUMILDADE E A FÉ SÃO A CHAVE PARA ATRAÍRMOS O FAVOR DE DEUS - vs. 8-10 – O centurião impressionou Jesus com sua humildade e sua fé. Ele entendia de autoridade e reconheceu que Jesus tinha toda a autoridade para dar uma ordem e curar o seu criado. Ele não apenas acreditava nisso, como o expressou diante de todos os que estavam ali.
5) QUEM BUSCA A DEUS É EXALTADO E ABENÇOADO - vs. 11-13 - Jesus exaltou publicamente a fé daquele militar, que nem era judeu, não tinha a “religião” dos judeus, mas creu no Senhor. Pessoas assim sempre serão reconhecidas por Deus e atrairão para suas vidas e suas casas a bênção do Todo-Poderoso.
CONCLUSÃO – Na parte final da reunião, antes do lanche, honre a vida dos convidados, agradecendo-lhes pelo preço que eles pagam para que nós vivamos em segurança. Dê a eles a oportunidade de falar e fazer algum pedido de oração. Pergunte quantos querem receber Jesus como seu Senhor e Salvador. Termine orando fervorosamente por todos eles, por suas famílias, por suas emoções, para que sejam guardados por Deus e para que, vendo tanto violência, não sejam tomados pela insensibilidade e pelo ódio, antes sejam sempre como aquele centurião de Cafarnaum, homens de bom coração e cheios de fé em Jesus.