O que nos leva a derrota

Texto-Chave: Lucas 22:31-34 Mateus 26: 31-35, 69-75

Introdução – Vivemos em dias que a sociedade corre atrás de sucesso, muito se fala, muito se cobra, e muito se divulga o sucesso das pessoas. Pedro, um discípulo de Jesus que, apesar de ter caminhado com o mestre em todo o seu ministério terreno, e ter visto e vivido juntamente com Ele experiências grandiosas, cometeu erros que mostram a fragilidade humana que pode ser vista afetando a todos os homens. Não existem super-homens e super-mulheres, somos todos feitos da mesma matéria e sujeitos a quedas. Vejamos o que levou Pedro ao fracasso:

 

1- NÃO DEU ATENÇÃO PARA O AVISO DE JESUS – Lc 22:31-32 Jesus avisou Pedro que Satanás já tinha conseguido autorização para prová-lo, mas ele não deu a mínima atenção para aquela palavra de Jesus. Devemos notar que a intenção de Satanás era de acabar com a fé de Pedro. Isto acontece conosco também, por isso temos que estar atentos aos avisos que recebemos de Deus através da Bíblia, e muitas vezes do líder, do pastor. Deus usa formas que a gente nem tem idéia, mas precisamos estar atentos e em comunhão com Ele.

 

2 - AUTOCONFIANÇA EXAGERADA - Mt 26:33 Esta postura traz sinais de soberba, isto é, quando uma pessoa julga-se superior ao que ela é. Também não podemos nos julgar menores do que somos, pois isto desonra a Deus que nos criou e salvou, e também desonra a nós mesmos. Pedro confiou em suas próprias forças, fruto de grandes experiências junto com o Mestre. Muitos crentes se consideram intocáveis, perfeitos, muito espirituais, sem dependência completa de Deus e do seu poder e caem I Co 10.12. A nossa confiança precisa estar em Deus que nos sustenta em todas as situações, pois nada acontece sem que Ele permita. Lamentações 3:37

 

3 - DESOBEDECEU A ORDEM DE JESUS PARA VIGIAR E ORAR - Mt 26:41 Jesus começa com a expressão "vigiem", pois, a vigilância é essencial, até mesmo antes da oração. O nosso adversário anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar I Pe 5.8, e somente com vigilância, fechando as brechas e andando por princípios, podemos fechar as portas para o diabo. A segunda advertência de Jesus é para a oração, orar em todo tempo, isto é, com perseverança para sermos fortalecidos. Jesus contou uma parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar Lc 18.1-8.

 

4 - ESQUECIMENTO DA PALAVRA DE JESUS Mt 26:34 Após as palavras precipitadas e soberbas de Pedro, Jesus o alertou que naquela mesma noite ele o trairia, porém, as palavras de Jesus não acharam lugar na alma de Pedro. Depois de poucas horas veja o que Pedro faz e fala Mt 26:69-74. Muitos ouvem as palavras de advertência do Pai, mas poucos escutam. Temos ouvido nos últimos tempos como Deus tem trazido palavras de aviso para nós, e quantas vezes passam despercebidas por nós. Escutar somente não basta, temos que obedecer, e a obediência nos traz bênçãos- Dt 10:12-13 Is 55:3.

 

CONCLUSÃO - Estamos sendo avisados a cada dia. Devemos estar colocando nossa confiança em Deus e não em nós mesmos, e obedecer à ordem de Jesus quando nos ensina para vigiar e orar, nunca se esquecendo da Palavra que é bem clara quando diz que a obediência é a melhor coisa, I João 5:3. Devemos estar bem unidos com Cristo para passar nas provas e como vimos, Satanás quer acabar com nossa fé, mas Jesus permite as provas para nos promover. Veja o que Ele diz para Pedro no verso de Lc 22:32. Ele dá uma missão para Pedro depois da prova. Quando Pedro olha para Jesus ele reconhece o seu fracasso, e chora amargamente Lc 22:60-62 . Vamos pegar este exemplo de Pedro e ficarmos atentos, e pedir a Deus sabedoria, pois todos querem ser Vencedores e não fracassados. Porque a recompensa é somente para o Vencedor. Podemos concluir que na vida cristã tudo é conseqüência do que plantamos - a lei da semeadura é infalível Gl 6.7.

 

 

Compreender e ser compreendido

Texto-Chave: I Coríntios 2:6-16
Introdução - O ser humano é realmente um segredo ambulante. É muito difícil conhecer-se e conhecer alguém. Há certas coisas que somente o próprio ser humano sabe dele próprio. Sentimentos e ressentimentos são tão particulares em cada um de nós. Ninguém consegue realmente olhar para dentro de nós e saber o que está lá, a não ser o nosso espírito, o espírito do homem, e o Espírito de Deus. Paulo tenta nos explicar as coisas de Deus, tomando algo que já conhecemos e existe em nós. É a chamada analogia humana. Nós temos o espírito do homem que compreende as coisas do homem. Assim também as coisas de Deus somente serão conhecidas por nós, pelo Espírito Santo que nos revela. Ele tem o mais íntimo e perfeito conhecimento de Deus, já que também é Deus. Vamos estudar um pouco sobre isto hoje.

 

1 – AS COISAS DE DEUS SE COMPREENDEM PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. I Co 2:14
Essa experiência de recebermos o Espírito Santo é tremenda! Paulo chama a isso de marca Ef 1:13. Primeiro Deus nos marca com o Espírito Santo, a fim de que sejamos dele para sempre. Passamos a ser morada do Espírito Santo de Deus, ao mesmo tempo em que somos movidos pelo Espírito a entender os segredos de Deus I Co 6:19-20.
Como ninguém nos conhece como seres humanos, ninguém conhece a Deus senão pelo Espírito Santo de Deus. Ai de nós se Jesus Cristo não nos desse do seu Espírito! Algumas coisas que vão-nos sendo dadas gratuitamente por Deus. A paz que ninguém entende Fl 4:7. A alegria Ne 8:10 b. A coragem Rm 15:5. A certeza de que fomos perdoados e salvos I Jo 2:12. Tudo isso é loucura para o homem sem o Espírito Santo. I Co 1:18 , I Co 1:25.
Além do Espírito Santo ser a marca de propriedade, Ele é também o nosso grande mestre. Sem ele, não compreenderíamos as coisas de Deus. Esta não é mais uma sabedoria humana, e sim divina, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Agora falamos com palavras e sabedoria ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais I Co 1:27.

 

2 – O HOMEM NATURAL NÃO ENTENDE AS COISAS DE DEUS. I Co 2:15 O homem natural, além de não aceitar as coisas de Deus, não as entende, porque para ele são loucura. Arrumamos muitos problemas nos nossos relacionamentos quando queremos que as pessoas nos entendam e nos aceitem. Elas jamais nos entenderão porque estamos separados por dois reinos completamente diferentes. Só no dia em que eles aceitarem a Jesus Cristo e receberem o Espírito Santo, é que seremos irmãos na fé. Enquanto isto não acontecer, os reinos não se misturam.
Temos que parar de implicar e levar como ofensa as críticas, incompreensões e perseguições que sofremos. Isto é natural, sempre foi e sempre será assim. Enquanto recebemos as críticas, as gozações e zombarias, ficamos do lado de cá entendendo que isto é parte da vida cristã. Não espere nunca que venham os aplausos por você ser marcado com o Espírito Santo, com o selo de salvo. O diabo não pode nos elogiar por sermos uma nova criatura em Cristo Jesus.
Há segredos que não contamos para ninguém, senão a Deus. Os segredos de Deus, Ele só conta aos que têm o Espírito Santo! Eu O tenho e você também. Nós temos a mente de Cristo!
Paremos de maltratar os que não nos entendem. Eles jamais nos entenderão. Devemos lembrar-nos de quando éramos como eles. Ro 8:7.
Desta forma será mais fácil aceitá-los. As perseguições serão menos dolorosas e poderemos até ajudá-los a acharem o pão da vida que nós já encontramos. Então, sim, quando a mente de Cristo estiver neles, falaremos a mesma linguagem, porque nos tornamos irmãos em Cristo, salvos e marcados com o Espírito Santo.

 

CONCLUSÃO - Os seres humanos se entendem até certo ponto, porque todos têm algo em comum: o espírito do homem. Os cachorros se entendem por pertencerem ao reino canino e assim por diante. Os que são espirituais entendem os que são espirituais. Os que não são espirituais preferem conviver com os não espirituais, por haver afinidade entre eles. Paremos de criticá-los por serem assim; ao contrário, mostremos-lhes carinho e afeto.
Um dia, de tanto ver Cristo em nós, vão querer experimentar aquilo que temos em nós. Vamos nos lembrar do dia que recebemos a marca de propriedade, quando recebemos Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, vamos fazer um momento de agradecimento por termos esta marca, e se alguém não tiver é a oportunidade de receber.

 

 

Vencendo a batalha da mente

Texto-Chave: Filipenses 4.8

INTRODUÇÃO: Há um ditado que diz: "Mente vazia é oficina do diabo". Isto na verdade é uma realidade, porque as maiores batalhas espirituais que enfrentamos é no campo chamado mente. A nossa mente contém um filtro pelo qual passam todas as informações que vão para a nossa alma. Se o filtro da nossa mente não estiver lavado e purificado com o sangue de Jesus, e não estiver cheio da Palavra de Deus, toda sujeira entrará na nossa alma e a contaminará. A nossa mente é local de batalha espiritual e decisões - Onde decidimos: servir a Deus ou ao diabo; fazer a vontade do mundo ou a de Deus; ser vencedor ou um derrotado; mentir ou dizer a verdade; ser um crente cheio do Espírito Santo ou um crente medíocre; ser abençoado ou ser amaldiçoado. Vamos analisar isto um pouco.

1 - NA MENTE É QUE NÓS NOS DECLARAMOS DERROTADOS OU VITORIOSOS. Pv 4:23. Você prefere crer na palavra de Deus ou nas mentiras do diabo? Muitas vezes ficamos dando ouvidos à voz do diabo, que vem com mentiras para nos detonar, e quando damos ouvido a esta voz, automaticamente entramos em derrota em nossa vida. Mas devemos nos lembrar que ele é o pai da mentira - Jo 8.44. Se somos filhos de Deus não podemos dar ouvido ao mentiroso, porque você será o produto daquilo que você imagina e declara a seu respeito - Pv. 23.7. Se sua mente estiver cheia de Deus e da sua palavra, certamente você terá pensamentos bons a seu respeito e a respeito das pessoas - Zc 8.17. Os princípios contidos na Palavra de Deus trazem cura para a alma - Sl 19.7. Com nossa mente restaurada por Deus automaticamente teremos vitorias.

2 - NA MENTE É QUE SE FORMAM OS AUTO CONCEITOS BONS OU RUINS DA NOSSA ALMA. Pv 20:5 .Uma alma fragilizada, ferida, magoada, traumatizada, amargurada, produzirá uma fé vacilante e uma mente doentia. Uma alma enferma só pensa no pior, não vê esperança de mudança em nada, vive sofrendo por antecipação com coisas que nunca existiram e que nunca vão acontecer. O medo contínuo traz um verdadeiro tormento. Veja o texto de II Tm 1.7. O que Deus tem para cada um é um espírito corajoso, cheio de amor e poder. Uma alma enferma pensa e diz: "Não posso, não venço, não consigo, não dá certo", enquanto que uma alma curada pensa e diz o que a Palavra de Deus afirma - Fl 4.13.

3 – A NOSSA MENTE PRECISA SER TRANSFORMADA PARA ASSUMIRMOS QUEM SOMOS EM CRISTO – Rm 12:2. Observe que nossa mente deve estar sendo transformada por Deus, e ai vamos conhecer a vontade dEle que é boa, perfeita e agradável. O apóstolo Paulo tem um excelente conselho em Fp 4.4-7 para que tenhamos qualidade de vida, e alcancemos o sucesso.

CONCLUSÃO – Quando a mente esta cheia de coisas saudáveis a alma também vai ser saudável, mas isto só é possível se estivermos com um vida cheia do Espírito Santo e da Palavra de Deus, revestidos com as armas que o próprio Deus nos dá. veja Ef 6.10-18.

Oração é a chave do poder de Deus

Texto-Chave: Mateus 21:22

Introdução - Deus não faz nada aqui na terra a não ser por meio da oração de um filho seu. Porém, existem inimigos da oração, que muitas vezes nos impedem de usarmos esta chave que abre as janelas do céu, para que o poder de Deus nos ajude. Queremos mencionar alguns destes inimigos da oração:

 

1 - RELACIONAMENTO FAMILIAR QUEBRADO- I Pedro 3:7 O relacionamento entre marido e mulher é uma das coisas que o inimigo tem atacado grandemente. O texto que lemos deixa bem claro que o tratamento entre o casal deve ser com respeito, se não as orações dos dois serão prejudicadas. Cl 3:19, I Ts 4:4-5. Filhos devem respeitar o seus pais Ex 20:12. Podemos observar que este é um mandamento de Deus com promessas. Porém a pessoa que amaldiçoar os pais terá morte, Lv 20:9, Mt 15:4 . Filhos que desonram os pais. Nossa oração não vai tocar o coração de Deus se tivermos um relacionamento familiar quebrado, seja ele entre o casal, seja entre pais e filhos. A Palavra de Deus diz que Deus perdoará nossas ofensas da mesma maneira como perdoamos nossos ofensores.

 

2 - FALTA DE PERDÃO Mc 11:25 . Ter um problema de relacionamento com meu próximo também afasta-nos do Senhor, impedindo nossas orações. Precisamos ter um coração perdoador. Mt 6:12. Receber o perdão de Deus e passar esse perdão adiante, são duas coisas que sempre vêm juntas, você recebe e passa para outro. Assim estará agradando o coração de Deus, e terá acesso ao trono de Deus em oração. Mt 6:14-15.

 

3 - MOTIVAÇÃO ERRADA Tg 4:3 Preciso saber exatamente qual o propósito pelo qual faço o que faço. Deus honra quando a motivação agrada seu coração. Precisamos orar em linha com o coração de Deus. O texto diz que às vezes nossos motivos são maus, egoístas, somente para nosso próprio prazer. O egoísmo é uma coisa que desagrada profundamente a Deus, pois Ele se agrada quando fazemos coisas para nossos irmãos. Gl 6:8-10.

 

4 - PECADO OCULTO E NÃO CONFESSADO - Sl 32:1-3 . Há pessoas que estão escravizadas com pecados guardados, escondidos, por anos e anos em seu coração. Isto é impedimento para a oração. O diabo toma ocasião através dessa circunstância e oprime muitas vidas. A Bíblia diz que há cura e restauração em confessarmos pecados. Quando procuramos irmãos maduros e compartilhamos nossas fraquezas, Deus traz libertação. Is 59:1-2.

 

5. DÚVIDA E INCREDULIDADE - Tg 1:5-8 - Aprendemos no decorrer de nossas vidas que problema conjugal não existe, o que há é falta de sabedoria nos relacionamentos. Não existe problema financeiro, o que há é falta de sabedoria em administrar o dinheiro. A Bíblia nos orienta a pedir, e pedir com fé. Pedir com fé fala de profetizar, declarar, trazer à existência aquilo que pedimos. Nosso Deus é o Deus do impossível. Jr 32:27.

 

6. NÃO PERMANECER NA PALAVRA DE DEUS Jo 15:7 - A palavra de Deus é viva, onde temos todo o apoio para nossa vida. Se permanecermos firmes no que diz a Palavra, teremos acesso ao Pai através de Jesus. Jo 14:13-15.

 

7. QUANDO A ORAÇÃO É MECÂNICA E SEM SENTIMENTO Mt 6:5-8 - Algumas pessoas confundem oração com reza, mas a diferença esta em que na reza você repete alguma coisa mecânica, e na oração é espontânea. Deus deseja é que nossa oração seja um momento de comunhão, de conversa com Ele, onde você fala e Ele te escuta, e Ele fala e você o escuta. No verso 7, que acabamos de ler, diz claro para não ficarmos repetindo.

 

CONCLUSÃO - Desejamos muito receber de Deus muitas coisas que levamos a Ele em oração, mas precisamos estar atentos. Para que Deus possa nos ouvir devemos honra-lo não quebrando alguns princípios, daí sim veremos o poder de Deus manifestado nestes dias. Porém, precisamos estar com o coração aberto e sensível à voz do Espírito Santo. Vamos fazer uma analise como anda nossa comunhão com Deus através da oração? Seja sincero e receba sua bênção.

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025