Consequências do Erro

Texto: Romanos 3:23 e Isaías 59:1-2

 Introdução: Ao criar o universo Deus o fez debaixo de princípios regidos por Ele mesmo. Esses princípios são imutáveis e invioláveis.

Assim como há leis (princípios) físicas que governam o mundo material (ex. lei da gravidade) também existem leis espirituais, essas leis é que governam seu relacionamento com Deus.
Neste estudo veremos algumas delas.

1) Deus o ama e deseja que você tenha um encontro com Ele (I Timóteo 2:4).
O texto diz que é desejo de Deus que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

2) Nós pecamos e o nosso pecado nos separa (afasta) de Deus.
O texto de Isaías 59 e Romanos 3 que lemos no início deixam claro que todos pecamos e que o nosso pecado nos separa de Deus. Mesmo que Deus deseje Ter comunhão conosco enquanto houver a barreira do pecado isso não é possível. A primeira consequência do pecado é a separação de Deus.
Se alguém acha que não peca lembre que nós pecamos por fazer o que é errado, por falar em fazer o que é errado, por pensar em fazer o que é errado e por deixar de fazer o que é certo. A Bíblia diz em Romanos 3 que todos pecaram, sem exceção.

3) Separados de Deus morremos espiritualmente.
Enquanto o pecado nos separar de Deus não podemos ter comunhão com Ele e por isso estamos mortos espiritualmente.
A segunda consequência do pecado é a morte espiritual. Todo o que permanece no pecado está condenado.

4) Jesus Cristo é a resposta de Deus ao problema do pecado.
Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo e morreu para pagar o preço pelos nossos pecados e ressuscitou para trazer restauração a minha vida. Hoje, todo aquele que crê em Jesus, arrepende-se de seus pecados e recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador, recebe o perdão dos pecados e passa da morte para a vida espiritual; ou seja, tem sua comunhão com Deus restaurada. Esta pessoa não deve viver mais em pecado, deve renunciar ao pecado e tentar viver em novidade de vida, segundo a vontade de Deus.

Conclusão: As consequências do pecado são a separação de Deus e a morte espiritual, mas para todo aquele que está arrependido e deseja ter comunhão com Deus, deseja ter um Encontro com Ele e viver com Ele existe uma solução.
Precisamos arrepender-nos de nossos pecados, crer em Jesus e querer o receber como Senhor e Salvador para termos comunhão com Deus.
Você quer isto? Levante a mão, vamos orar.

Deus Leva a Sério

Quebra-gelo: Você já usou a expressão "que sorte" ou "que azar" como se a vida fosse um jogo? Já imaginou sua vida como um jogo que dependa de sorte ou azar?

Textos: Jeremias 29:11 e Salmos 139:1-16
Introdução: Sua vida não é um jogo, as coisas não acontecem por acaso. Os acontecimentos na vida são conseqüência das escolhas que fazemos, das decisões que tomamos; e, em resumo, podemos decidir somente em duas direções: viver do jeito que queremos ou obedecer a Deus.
Se optarmos por obedecer a Deus não existe lance de sorte ou azar, pois Deus está no controle de todas as coisas; se optarmos por viver do jeito que quisermos aí estamos sujeitos a situações inesperadas e angustiantes, pois nós não temos o controle de todas as coisas (na verdade não conseguimos ter o controle nem sobre nós mesmos. Ex.: reações, doenças e envelhecimento do físico,etc.).
Precisamos saber que:

1)Nós não somos obra do acaso.
O Salmo 139 mostra que nós somos o resultado de uma obra bem planejada. Nossa raça, cabelo, cor da pele e outras características são resultado de um planejamento bem traçado. Nossa herança genética, habilidades inatas, potencial, nada em nós é casual, tudo foi criado em função de um plano bem traçado.
Deus tinha um plano ao nos criar como somos.

2)Deus não comete erros.
Às vezes achamos que Deus errou no nosso cabelo, em algo em nosso corpo. Deus não nos criou para corresponder a um padrão de beleza estabelecido pelo mercado de consumo, não nos criou para corresponder a nenhum padrão do mundo. Deus nos criou com um propósito, e para o Seu propósito somos perfeitos.

3)Se quisermos viver bem e em paz temos que nos render a Deus e Sua vontade.
Como Jeremias 29 diz Ele tem planos claros para a nossa vida.
Só o planeta terra reúne as condições necessárias para que o ser humano possa sobreviver e tem gente que ainda quer acreditar que isso é obra do acaso. Deus criou o mundo como ele era antes de estragarmos a natureza com um propósito: que pudéssemos viver nele. Deus nos criou com um propósito claro: usufruir a presença e do amor Dele e cumprir a Sua vontade.

Conclusão: Você pode escolher outra coisa, Deus te deu liberdade para escolher. O ser humano fez isso com a natureza e a estragou. Você pode estragar sua vida fazendo dela um jogo, ou pode escolher viver em paz e harmonia, perfeitamente adaptado ao propósito para o qual foi criado.
Deus não joga e você? Quer arriscar sua vida ou quer viver para usufruir da presença e do amor de Deus e fazer a Sua vontade? Quer isso? Levante a mão, vamos orar.

Vida Sobrenatural

Quebra-gelo: Você consegue se submeter a alguém com facilidade ou tem dificuldade em aceitar que outros mandem em você? Tem facilidade em obedecer?

Textos: Mateus 13:54-58; Marcos 9:23 eJoão 1:26.
Introdução: Em João 1:26 João Batista fala ao povo que está no meio deles aqueles que eles não conhecem. Eles esperavam o Messias a muito tempo, ele já estava entre eles, mas eles não conseguiam percebê-lo e por isso não o conheciam. Como não conseguiram reconhecer em Jesus o Filho de Deus que eles esperavam, não o obedeciam e não eram abençoados.Hojeem dia Deustambém tem se feito presente em nosso meio e a sua unção tem sido manifesta de várias maneiras; pessoas têm sido curadas, outras têm recebido bênçãos tão grandes que podemos chamar de milagres, outros ainda tem sido libertos, salvos, batizados com o Espírito Santo, recebidos dons; Deus tem nos dado palavras abençoadoras e de orientação. A verdade é que vivemos dias de grande bênção, mas como nos dias de Jesus nem todos conseguem perceber e receber. O que acontece? Se a unção de Deus tem se manifestado em nosso meio por que nem todos são tocados ou impactados por ela?
Se nós quisermos ser tocados pela unção e receber a bênção:

1) Precisamos ter clareza.
Muitos na época de Jesus na terra não conseguiram ter clareza de quem Ele era. Alguns viam Nele um homem comum, o filho de José, o carpinteiro; outros o viam como mais um mestre ou profeta; outros ainda o viram como um enganador que transgredia a lei e enganava o povo. Esses endureceram o coração a Jesus, o Filho de Deus e perderam a oportunidade de serem abençoados.
Hoje muitos resistem aos processos que Deus estabelece para serem abençoados e também perdem a bênção. Não querem se submeter totalmente a Deus e abandonar atitudes pecaminosas em sua vida (maledicência, rebeldia, dureza de coração, murmuração, vícios, etc.), não aceitam a maneira de Deus querem que seja do seu jeito e perdem a bênção.Não aja assim, tenha clareza, reconheça a maneira de Deus, obedeça e seja abençoado.

2) Precisamos ter fé.
Não adianta ter clareza e reconhecer Deus e a maneira como Ele escolheu agir para nos abençoar se não acreditamos e aceitamos o que Ele nos fala, estaremos arriscando perder a bênção do mesmo jeito.Precisamos ter clareza (reconhecer), mas precisamos acreditar em Deus, aceitar o que Ele nos diz e agir. Quer ser abençoado? Tenha fé e obedeça.

Conclusão: Deus deseja nos abençoar. Quer que experimentemos ao seu lado uma vida sobrenatural? Você gostaria disso? Gostaria de entregar sua vida a Deus para que Ele seja o teu Senhor e experimentar uma vida sobrenatural? Está disposto(a) a reaprender com Deus e a obedecê-lo? Levante a mão, vamos orar.

Deus Falou, Está Falado!

Quebra-gelo: Você já desobedeceu a uma ordem?

Textos: Isaías 55:10-11 e Jeremias 1:12
Introdução: Existem decisões que tomamos diariamente que não afetam em nada as nossas vidas, por exemplo: o que comeremos nas refeições; que roupa usar; porém existem decisões que alteram de maneira decisiva o nosso presente e o nosso futuro, por exemplo: arrepender-se de seus pecados e entregar a vida a Deus, recebendo-o como Senhor e Salvador é uma delas.
Uma segunda decisão que tomamos diariamente, muitas vezes sem perceber, é a de que como vamos reagir a Palavra de Deus. Essa decisão afeta de maneira decisiva a nossa vida também. Podemos reagir a Palavra de Deus de três maneiras:

1) Com indiferença.
O fato de conhecer ou não a Palavra de Deus não faz muita diferença. A pessoa que reage com indiferença a Palavra pode até obedecer a Palavra em uma ou outra coisa, normalmente no que lhe é mais conveniente, mas normalmente desconsidera a palavra para reagir como quer, pensa ou mais lhe agrada.
Essa desobediência a Palavra faz com que a pessoa perca a oportunidade de usufruir das bênçãos conseqüentes da obediência. Essa pessoa abre mão, através de sua atitude, das promessas de Deus.

2) Emocionalmente.
Nessa maneira o que faz a diferença são os fatores externos, o chamado clima. Se a pessoa recebe a Palavra num ambiente em que milagres estão acontecendo, em que a maneira como o pregador coloca a Palavra mexe com as emoções dos que ouvem; ou seja, em que os fatores externos são favoráveis, a pessoa crê, normalmente por pouco tempo mas crê; mas se após receber a Palavra as lutas e dificuldades continuam, a pessoa não vê rapidamente o milagre na sua vida, ou seja, os fatores externos se tornam desfavoráveis, ela volta a descrer e desobedece a Palavra voltando a reagir como o indiferente.

3) Com verdadeira fé.
A pessoa que reage a Palavra de Deus com verdadeira fé crê independente dos fatores externos, se Deus falou está falado. Por confiar sem restrições em Deus, ela reage da mesma maneira a Palavra Dele. Quando conhece a Palavra de Deus não duvida, não questiona, não procura um caminho mais fácil para sua carne, ela obedece e a promessa se cumpre.

Conclusão: Como você tem reagido a palavra de Deus? Ela tem sido pra você a única regra de fé e prática? Não? Gostaria de reagir de maneira diferente, com verdadeira fé? Confiando plenamente e irrestritamente em Deus e experimentando o resultado disso em sua vida? Levante a mão, vamos orar.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025