Frutos que permanecem

Texto: João 15.16 - “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.”

Introdução: De conformidade com o presente texto, vejamos como deve ser um bom líder no cumprimento do seu ministério, para ter fruto permanente, e experimentar as bênçãos do Pai Celestial. Entenda isto, todos que somos filhos de Deus, fomos chamados a frutificar (Mt 28.18-20).

1 – Deve ter consciência que foi selecionado por Deus para esta tarefa. Pois esse deve ser o foco de sua atenção. 

2 – Deve estar unido pela fé à Cristo, como a videira. A fonte de toda a sua vida e atividade. Para frutificar e o fruto permanecer é necessário intimidade com o Mestre (Jesus).

3 – Deve ser operoso, entusiasta, rejeitando a vida ociosa. Ter metas e trabalhar pelo seu cumprimento, eliminando ao longo do caminho toda dispersão.

4 – Deve buscar trabalho, sem esperar que a oportunidade venha até ele. Deve ser pessoa de iniciativa e com os olhos fitos nas portas que o Senhor abrir.

5 – Deve trabalhar, visando produzir fruto, isto é, a salvação das almas dos homens perdidos. Deve trabalhar não só pela comida que perece, mas também, para a vida eterna (João 6.27).

6 – Deve dar glória a Deus por todas as suas realizações, pois através do Espírito Santo é que Deus realiza tudo através dele. O líder precisa alegrar-se em Deus pelas suas conquistas.

7 – Deve regar e cuidar daqueles que plantou, a fim de que essas plantas, almas salvas, não morram e sim, se multipliquem para crescimento do Reino de Deus. É necessário consolidar através de um amor profundo por vidas, dando a atenção e os ensinamentos necessários.

8 – Deve saber como usar o poder da oração, utilizando-se desse poder com freqüência. O próprio Jesus foi o maior exemplo de vida de oração. Na oração ele será fortalecido e também receberá a direção para cada decisão que deverá ser tomada ao longo da vida e ministério.

9 – Deve ter intimidade com o Espírito Santo e saber usar os recursos vindos dele, para frutificação e crescimento em sua vida e ministério. Isto é, a vinda e a permanência dos frutos. 

Conclusão: Um líder não foi apenas chamado a dar fruto, esse fruto precisa permanecer no Reino de Deus e gerar novos frutos. Gere esses frutos em oração, jejum e trabalho, e dependa do Espírito Santo para essa obra.

Sabendo escolher

Texto: Lucas 10:38- 42 
 

Introdução: Você tem vivido agitado de um lado para o outro, correndo atrás de muitas coisas? 
Ou tem vivido uma vida tranqüila e abençoada aos pés de Jesus? 
 

Lembre-se de que, ouvir a Jesus é a melhor coisa que existe. Por isso, aquiete-se porque Ele deseja falar com você. 
 

A) O retrato de Marta: uma vida sem paz e direção
1- Estava agitada - v.40
2- Ocupada em muitos serviços
3- Preocupada com muitas coisas - v.41
4- Estava nervosa com a atitude de sua irmã Maria - v.40
5- Estava sem tempo para ouvir a Jesus - Ec 3:1-8 
 

B) O retrato de Maria: uma vida tranqüila e equilibrada
1- Priorizou a pessoa de Jesus acima dos afazeres do dia-a-dia - Lc 10:40
2- Buscou os seus ensinamentos - Lc 10: 39
3- Prostrou-se aos seus pés numa atitude de adoração e humildade. 
4- Não se preocupou com as críticas da sua irmã - v.40
5- Recebeu a melhor parte - v.42; Sl 1 
 

C) Dos dois exemplos citados, qual deles mais retrata a sua vida hoje? Mt 6:25-34
1- Vale a pena viver uma vida de agitação?
2- Vale a pena viver uma vida sem os ensinamentos de Jesus?
3- Vale a pena viver preocupado (a) com muitas coisas?
4- Vale a pena viver nervoso e irritado (a) com as pessoas? 
 

Conclusão: “Não ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo.” Por isso, peça a Deus para que te ajude a colocar o exemplo de Maria em prática em sua vida e passe a escolher a melhor parte. Isaías 26.3 nos diz que o Senhor conservará em paz, aquele cuja mente está firme n'Ele.

A Certeza da conquista

Texto: Josué 1.1-9

Introdução - Deus tinha promessa de conquista para o povo de Israel, assim como tem para nós que aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas. 

I. Deus prometeu: 

1. Que onde pisasse a planta do pé seria dado como conquista (v.3). Dentro dos limites definidos por Deus, dependia apenas do avanço do povo. 

2. Sua presença no meio do povo - “...como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desempatarei” (v.5). A garantia de sucesso para o povo era a presença de Deus. Ele estando presente a vitória é certa. 

II. Condições para Conquista 

1. Dependência de Deus - Os novos que formavam a nação de Israel passaram parte de suas vidas no deserto, aprendendo a depender de Deus. 

2. Esforço e Ânimo - “ ...esforça-te e tem bom ânimo”(v.9). Deus espera o máximo de cada um de seus servos. 

3. Uso da Palavra de Deus como regra de vida “..., para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito” (v.8). Não podemos ceder a tentação de fazermos ou deixarmos de fazer, ou mesmo ensinar, sem o respaldo da Palavra de Deus, pois a prosperidade e sucesso para nós que pregamos e vivemos está no ensino correto. 

4. Santidade - “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Js 3.5) - Deus quer usar a cada discípulo para conquistar, mas é necessário que estejamos em condições d'Ele usar-nos. O que falamos, pensamos, vemos e fazemos, deve estar agradando a Ele. 

5. Crê no sobrenatural de Deus - Os sacerdotes avançaram no rio Jordão, crendo na ação sobrenatural de Deus; Os varões de guerra treinados para batalha, creram que treze voltas ao redor da cidade de Jericó, sete trombetas tocadas e gritos bem alto, derrubariam os muros intransponíveis da cidade. 

Conclusão - Da mesma forma que Deus agiu através de Josué e do povo de Israel, quer agir conosco. As mesmas promessas, Ele tem para igreja, (Mc 16:17; Jo 14.14; At 4.31) assim como as exigências para utilizar a cada um de nós. Ele está aqui. (Mt 18:20; 28:20b) Sua presença da sentindo a reunião, torna mais fácil a conversão de pessoas a Ele, mais gostosa e eficaz a oração, a célula mais atrativa, a consolidação mais eficaz e a Escola de Líderes mais eficiente. Por isso estamos aqui, porque Ele está presente. Convicto disso: podemos avançar e conquistar, pois o sobrenatural é Ele que realiza. 
 

Deus nos deu a nossa família, cidade, nação, e as nações da terra para conquistar, depende de cada um de nós.

Tomando decisões sábias

 

 Tomando Decisões sábias

Texto: Marcos 10.17-22


Esse texto fala sobre a história de um homem que tinha características muito peculiares e uma delas era a curiosidade. Esse homem era também uma pessoa que sabia das últimas novidades da região. A última novidade naquela época era: Jesus está na cidade. Ele ouviu a notícia que todo ser humano precisa ouvir: Jesus está presente na sua cidade. Porém, além dele ser curioso e bem informado, era ainda uma pessoa influente.
 

A Bíblia diz que, quando Jesus encontrou esse homem, Ele o amou, porque viu que havia nele sinceridade. Ele foi tão sincero e tão verdadeiro, que Jesus, olhando para o âmago de sua vida, viu a profundidade de quando ele disse: eu guardo os teus mandamentos desde a minha infância. Jesus lhe disse: vá e venda tudo o que tem e dê aos pobres. Porém, ele ficou pesaroso porque era muito, muito rico. Esse texto narra as qualidades desse homem para Jesus e a resposta de Jesus para ele.
 

1. Ele foi à pessoa certa

Ele não procurou nenhum dos discípulos de Jesus, ele foi direto à fonte. Essa é uma das características de alguém que tem a vida sedenta de Deus. Ele não vai a ribeiros, vai à fonte. A água dos ribeiros pode estar contaminada, mas a água da fonte é sempre límpida. Ele foi a quem poderia responder ao anseio de sua alma. Não bateu cabeça como muitas pessoas que têm as qualidades que ele tinha, mas lhes falta essa inteligência perceptiva de procurar a pessoa certa.


2. Ficou na posição correta

Prostrou-se diante de Jesus. Esse homem possuía em seu coração o desejo de adorar a pessoa certa. Quando ele chegou diante de Jesus, foi logo adorando-O. Ele reconheceu que estava diante de Deus.


3. Descobriu a identidade certa

Ele disse: Mestre, reconheço que Tu és bom. Ele reconheceu a identidade de Deus como sendo o Deus Todo Poderoso. Como um homem curioso, ele descobriu quem era Jesus.


4. Fez a pergunta certa

Mestre, o que eu farei para herdar o Reino de Deus? Ele tinha fome de Deus, queria entender a essência do Reino. Esse homem mexeu com Jesus, por causa de sua afirmativa, quando disse: Jesus, Tu és bom.
 

Ainda hoje essa história fala aos nossos corações ao lermos que um homem ao encontrar-se com Jesus e reconhecê-lO como Deus, saiu de Sua presença com pesar por não querer abrir mão de sua vida regalada. Quantas pessoas conhecemos que, durante o processo consolidador, tem tudo para serem líderes excepcionais, mas se perdem no meio da caminhada! Quando ele disse a Jesus que guardava os mandamentos desde a sua meninice, Jesus o amou, porque o que ele disse era verdade. Porém, ele era legalista, religioso, e por causa disso possuía influência dentro de todo o contexto da comunidade judaica.
 

No momento em que encontrou Jesus, era a hora do seu teste. Jesus disse que ele deveria ir e vender tudo o que possuía. Jesus sabia que ele era rico e apegado às riquezas. Portanto, o deus da sua vida era Mamom e Jesus pediu exatamente que renunciasse o deus que ele tinha em particular. Nessa hora, porém, a Bíblia diz que ele saiu triste e pesaroso.
 

O que isso significa? É exatamente a nossa condição de querermos seguir a Jesus, sem termos que abrir mão de algumas coisas que são maiores do que Jesus em nossa vida. E só Jesus mesmo pode nos mostrar que, apesar de nosso comportamento ser aprovado diante de alguns que não têm discernimento, diante d'Ele tudo se descortina, nada fica em oculto diante de Sua presença. Diante de Jesus não há máscaras. 
 

Conclusão: Hoje Ele está dizendo que, ainda que você tenha as características desse homem como percepção, curiosidade, riquezas interiores, você também precisa renunciar qualquer coisa que está atrapalhando o seu relacionamento com Deus. E você, diferentemente daquele homem, não vai tomar a decisão de sair triste e pesaroso. Ao contrário, sairá na alegria do Senhor, compreendendo que essa renúncia lhe dará o direito de tomar posse da grandeza das bênçãos que Deus tem preparado para sua vida, entendendo que todos somos testados quando estamos diante de Jesus. 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025