DISCIPULADO - MAIO 2018

pr marcos e pra rosane

Prs. MARCOS E ROSANE BARROS
Queridos irmãos, nós desconhecemos o potencial que cada um de nós temos. Nem imaginamos o que nós somos capazes de fazer. O apostolo Paulo escreve na carta de Efésio 3:20 “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” O versículo nos leva a entender que quando servimos a Deus sempre haverá infinitas possibilidades para nossas vidas. Há um potencial muito grande em nós que precisa ser desenvolvido e isso começa a partir do momento em que entregamos nossas vidas para Jesus.
Diz que um certo homem, visitando as instalações de um circo, viu um grande elefante amarrado por uma corda, cuja ponta se prendia a uma pequena estaca. Aproximando-se daquele que cuidava dos animais, perguntou-lhe: “Por que um animal tão forte não arranca este pequeno pedaço de madeira que o prende?”.

Respondeu-lhe o domador: “Ele não sabe que consegue. Quando ainda era filhote, eu o prendi à estaca, que era maior do que ele. Então, o elefantinho se debateu durante muitas horas, tentando se soltar. Aos poucos acostumou-se e nunca mais tentou fugir, mesmo depois de adulto”.
O elefante tem toda a força, mas foi enganado desde pequeno. Ele não sabe do poder que tem. Nosso maior inimigo não é Satanás, mas a ignorância. A falta de conhecimento da Palavra de Deus traz a destruição Os 4:6 ““Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. ” Desconhecemos quem somos em Deus. Muitas vezes ficamos como os elefantes, somos fortes, temos um enorme potencial, mas estamos presos por uma corda fina que achamos que pode nos deter.
Quando nos convertemos precisamos, cada vez mais, saber por meio da Palavra de Deus quem somos e da força e poder que temos em Cristo Jesus. O Senhor disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna” (Jo 5.39). Muitas vezes olhamos para Deus como se estivéssemos olhando para um ser humano, mas a Palavra nos ensina que Deus é infinitamente mais poderoso do que qualquer homem.
Sozinhos a nossa força é limitada, mas se estamos em Deus com a sua força e o seu poder, não há quem possa nos resistir. Depois que nascemos em Cristo, nossa visão e entendimento precisam ser diferentes em relação às pessoas que não conhecem Deus.
• Quem não conhece Deus estão em busca das conquistas naturais.
• Quem é nascido em Cristo, está em busca das espirituais.
Na carta aos Colossenses 3:1-3 Paulo afirma: “ Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.
Deus tem grandes desafios espirituais para nós como: servir nos ministérios (louvor, min. infantil, diaconia, professor na E. Vencedores, áudio e vídeo, intercessão, teatro, coreografia), discipular pessoas, ser um líder de célula, um supervisor de setor ou área, um pastor, missionário, etc. As nossas conquistas naturais se tornam obras mortas se elas vêm antes das espirituais
Alguns segredos para ter uma vida de conquista:
1ª – Aprenda a se ver com os olhos de Deus.
Será que Deus ti vê da mesma maneira que você se vê?
Gideão era um homem covarde. Ele se via com olhos de derrota. Ele não acreditava no potencial que ele tinha. Quando o inimigo vinha ele se escondia nos buracos. Tinha medo de lutar.
Jz 6:12, 14 “12 Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. 14 O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? 15 “”Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família”.” 16 Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”.E Gideão prosseguiu:
2º – Aprenda a depender de Deus e o veja-o como a fonte de força para sua vida.
Os resultados que obtemos em nossa vida espiritual são diretamente proporcionais aos limites que estabelecemos. Se não buscamos em Deus dificilmente teremos forças para ultrapassar obstáculos. A palavra de Deus para Gideão era: do jeito que você está, vai…;
Quando passamos a depender somente de Deus, reconhecendo que somos nada, Deus pelo seu infinito amor nos torna tudo. A nossa sabedoria é nada. Não devemos julgar saber alguma coisa, pois tudo o que temos e somos vem do Senhor. Em l Co 1:26-29 Paulo afirma: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.”
3º – Independente do que os teus olhos veem, tenha fé.
Não ande pelos teus olhos, ande pela fé. As limitações de uma caminhada vêm pela visão.
2 Co 4:18 “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
Não importa o que está acontecendo em sua vida. Tenha fé que vai mudar… talvez você está vivendo o desemprego, o fracasso na vida sentimental, a doença, problemas na família, no casamento, dificuldades com os filhos, com os pais, dificuldades no emprego… Jesus não olhava para as dificuldades, mas olhava com olhos de fé.
Há uma frase cujo o autor é desconhecido que diz: “Deus não te chamou para fazer coisas simples, mas para fazer o impossível”, e Jesus afirma isso no evangelho de Jo 14:12 “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”
Lembre-se do que Davi foi capaz de fazer;
Abrão se tornou pai das Nações;
Moises um homem que falava face a face com Deus;
Josué liderou o povo na entrada da terra de Canaã.
Raabe sendo quem era, uma prostituta ganhou um nome de honra na história.
José se tornou rei do Egito.
Ester foi usada para salvar uma nação.
Deus é quem faz e não há limites para quem anda com ele. Ef 2:6 “ Ele nos faz assentar em lugares celestiais”. Você sabe como transformar algo simples em algo extraordinário? – é só apresentar-se diante de Deus.
Entenda que Deus escolhe pessoas para fazê-las grandes em Suas mãos. Deus pode escolher você exatamente por não ser nada aos olhos dos homens. Deus pode escolher você porque ninguém jamais o escolheu. Nas mãos do Senhor você vai onde sua fé te leva. Você pode ser um líder, um pastor, um líder, um médico, um pai ou uma mãe, um mestre, um engenheiro, um ministro de louvor, um missionário…