Tesouro em vaso de barro

pr marcos e pra rosane

"Deus nos investe de autoridade, não pelo fato de crer em nós, mas por crer em si mesmo. Tudo o que Ele nos propõe, o faz baseado no seu poder que opera em nós e não na nossa capacidade de realizar."

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” II Coríntios 4:7
Há sempre uma grande distância entre a sublimidade do chamado de Deus para nossas vidas e a nossa dignidade e capacidade para assumi-lo. É comum ficarmos paralisados diante do desafio de representar o Todo-Poderoso na Terra, tornando-nos relevantes a ponto mudar as coisas que estão ao nosso redor.

A verdade é que Deus nos investe de autoridade, não pelo fato de crer em nós, mas por crer em si mesmo. Tudo o que Ele nos propõe, o faz baseado no seu poder que opera em nós e não na nossa capacidade de realizar. Afinal, Onisciente como é, não estaria enganado a nosso respeito. “Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmos 103:14).


O senso de inadequação que costumamos sentir diante da gigantesca tarefa de mudar o mundo é, na verdade, o requisito que precisamos para encaixar-nos no plano de Deus, pois como asseverou o apóstolo Paulo: “Ele escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (I Coríntios 1:27-29). Sendo assim, eu e você, por não termos nada, temos tudo para ser relevantes no mundo, por meio da graça.
O olhar de Deus sobre cada ser humano é distinto do nosso. Ele nos escolheu, não segundo nossa capacidade, mas segundo o seu propósito. Ele não buscou em nós pessoas com um destino próprio bonito para agregar ao seu reino, mas pessoas vazias para colocar em nós o seu destino.
Na verdade, você é o que Deus diz que você é e não o que a sua história quis determinar. É a palavra do Senhor que dá propósito à sua vida.
Pense na história de Gideão. Esse homem vivia acovardado diante dos constantes ataques dos midianitas. Quando Deus veio ao seu encontro, ele estava escondido, “malhando trigo no lagar”. Diante do chamado do Senhor para que ele libertasse o seu povo, Gideão não conseguia ver em si a mínima capacidade de fazê-lo. Sua resposta a Deus foi: “Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai” (Juízes 6:15). Quando ele terminou de dar o currículo de incapacidade, Deus respondeu: “Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem” (Juíze6:14,16).
Não somos diferentes de Gideão. Diante das grandes demandas do reino de Deus, sentimo-nos pequenos, insuficientes, inadequados. E é por isso mesmo que o Senhor nos chama. Ele quer manifestar sua glória em nossas vidas, quer que o crédito do poder seja dado a Ele e não a nós.

Você precisa apegar-se a tudo o que Deus fala a seu respeito. Se uma profecia é liberada sobre sua vida, dando-lhe destino, agarre-se a ela, mesmo que pareça impossível. Uma palavra divina tem o poder de criar coisas do nada. Pense que tudo o que existe ao seu redor foi criado por uma palavra da boca do Senhor. Portanto, quando Ele diz algo a seu respeito, ali está o potencial para trazer à luz o que ninguém vê.
Lembro-me das primeiras profecias que recebi sobre minha vida. Eu era apenas um adolescente tímido e sem habilidade, mas homens e mulheres de Deus entravam em minha casa para orar e profetizavam que eu seria um pastor, que Deus faria grandes coisas através de minha vida e que me levaria às nações da Terra para pregar. Naquele momento, tudo parecia um grande absurdo, uma verdadeira ilusão. Eu não tinha qualificação e potencial humano para viver aquilo, mas eram palavras do Senhor. Hoje, pastor de uma igreja maravilhosa e influente como esta, pisando a toda hora em outras nações como embaixador do reino, só posso reconhecer que aquilo que o Senhor diz, Ele cumpre. A única coisa que pode impedir é a nossa falta de compromisso com o destino que Ele nos dá.

Ouse crer no que o Senhor fala a seu respeito, seja usando outras pessoas, seja ministrando diretamente ao seu coração. Agarre-se a esta palavra e lute por ela! Se você ainda não descobriu o seu destino em Deus, busque isso fervorosamente. E quando tudo o que Ele falar começar a se cumprir em sua vida, simplesmente reconheça que é “culpa” da graça. Você nunca deixará de ser um vaso de barro, mas o tesouro que o Senhor põe em você é que dá destino à sua vida.