SERVIR COMO SERVO!

pr marcos e pra rosane


TEXTO CHAVE- FILIPENSES 2:1-11


INTRODUÇÃO - Hoje a sociedade tem uma visão totalmente contraria à palavra de Deus, o egoísmo tomou conta da nossa sociedade. Tem um ditado popular, que as pessoas colocam em pratica, que com certeza não veio do céu - ”Cada um por si e Deus por todos”. Mas a Palavra de Deus nos ensina que é dando que se recebe, e servindo que seremos servidos. Hoje a palavra SERVO talvez não tenha a mesma conotação que existia nos tempos de Jesus. Hoje a visão que temos é muito mais de empregado, mas para entendermos melhor vamos ver o que diz o dicionário sobre SERVO: “É aquele que não tem direitos, que não é livre, que presta serviços, pode se dizer que servo é o mesmo que escravo”. Vamos estudar hoje como desfrutar da benção de ser um servo. PARA SER SERVO DE DEUS PRECISAMOS:

 

1– ESTAR DISPOSTO A RENUNCIAR A PROPRIA VONTADE - Mt 16:24-25 o servo não tem querer, ele sempre faz a vontade do seu Senhor, ele cuida do negocio do Senhor, passa a ser propriedade do Senhor. Na época de Jesus quando um escravo conseguia a sua liberdade, mas queria continuar a servir o seu dono voluntariamente, veja o que acontecia, Ex 21:5-6, ele se tornava voluntariamente um servo. Esta deve ser nossa atitude diante de Jesus.

2 - TER DISPONIBIDADE DE APRENDER E PERMANECER NAS MÃOS DO MESTRE - Pv 15:14, Pv 18:15, Pv 12:1 - O servo é aquele que gosta de aprender com o Mestre, pois a Bíblia fala que Ele tem as palavras de Vida Eterna, mais do que aprender deve ter disponibilidade de colocar em pratica aquilo que ele ensina, e fazer a vontade do seu Senhor. Na realidade temos como obrigação ter o caráter do nosso mestre. Cl 2:6-7. Esta união que o texto fala é estar tão ligado que não da para separar um do outro.

3 - RECONHECER QUE SEM ELE NADA PODEMOS FAZER. A nossa dependência tem que ser somente do Senhor. Voltando para o contexto da época de Jesus, era do senhor que vinha toda provisão, sustento, o senhor que supria todas as necessidades do servo, em troca o servo tinha fidelidade, lealdade, compromisso e obediência ao seu senhor. Quando tomamos a decisão de ser servo do Senhor Jesus, temos que ter a certeza de que Ele vai cuidar de nós, Mt 6:24-34 .

4 – ESTAR DISPOSTO A FAZER A VONTADE DO MESTRE – Jo 5:30 - o próprio Jesus não veio a este mundo para fazer a sua vontade mas a do Pai Celestial que o enviou. Nós como seus servos devemos fazer o mesmo, veja o que diz Gl 2:20. Quando falamos que Cristo vive em nós temos que ter a convicção de que crucificamos nossa vontade em favor de cumprir a vontade de Deus, e de que a Palavra de Deus diz que esta vontade é boa, perfeita e agradável, Rm 12:2. CL 3:1-3.

5 – ESTAR DISPOSTO A SERVIR O AMIGO E O INIMIGO. Mt 20:25-28 - o homem de hoje valoriza muito a posição, e status, mas o Mestre Jesus nos ensina a servir, pois aquele que quer ser importante e destacado, dever ser aquele que serve. Quando vemos no texto de Cl 2:5 que temos que ter o mesmo modo de pensar de Jesus, vimos que Ele, mesmo sendo mestre, serviu aos seus discípulos. Jo 13:1-5. É bom lembrar que mesmo sabendo que Judas ia traí-lo Jesus o serviu lavando seus pés.

CONCLUSÃO – Embora em nossa cultura não gostamos muito da palavra servo, é essa atitude de servir que agrada a Deus, que traz bênçãos aos irmãos, e cumpre o propósito do Senhor Jesus, pois Ele mesmo disse que veio para nos servir. O que Deus espera de cada salvo por Jesus é que assuma sua nova identidade, de ser um servo útil no Reino. Embora não seja fácil assumir essa nova identidade, nosso alvo é conseguir, e para isso precisamos crucificar nosso eu buscando maior comunhão com o Espírito Santo. O mundo nos deixou uma mentalidade – a de empregado – de fazer coisas para ser recompensado. Porem o Senhor Jesus nos deixou algo ainda melhor – o espírito de Servo, fazer coisas para agradar ao Senhor, e abençoar aos irmãos, mesmo que não venhamos a receber nada em troca. O nosso Senhor merece qualquer esforço nosso para mudar esse tipo natural de pensamento.