Como Vencer O Desânimo Espiritual

pr marcos e pra rosane

Texto: João 16:33 "TENHO VOS DITO ISTO, PARA QUE EM MIM TENHAIS PAZ; NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO”


Introdução: Você sabia que existe uma praga que varre o país hoje?Não é a dengue, o câncer, ou mesmo a febre chikungunya ou zika vírus; Este surto, no entanto, pode ser tão mortal como a doença do século chamada a DEPRESSÃO mais temida conhecida pelo homem; cujo o princípio a Gênesis começa: com a epidemia do desânimo.
O que é a Depressão: Depressão é um termo comumente utilizado para descrever um estado contínuo de tristeza e insatisfação, muitas vezes sem uma razão específica. Sintomas da Depressão mais comuns da Depressão são humor deprimido, perda de interesse, fatigabilidade, redução da concentração, da autoestima e da autoconfiança, ideias de culpa, visões pessimistas do futuro, ideias de suicídio, sono e apetite alterados. Nem sempre todos estes sintomas estão presentes simultaneamente, porém o sofrimento causado por qualquer um destes sintomas já é, por demais doloroso.

O tratamento psicoterápico da Depressão não necessita que você tenha um conjunto destes sintomas, ele pode trazer alívio para qualquer grau de tristeza ou insatisfação. Pelo menos três coisas tornam o desanimo um problema tão potente.
É universal. Nenhum de nós está imune ao desânimo. Todo mundo que você conhece já estiveram desanimados em um momento ou outro.
É recorrente. Desanimar uma vez não lhe dá uma imunidade à doença. Você pode ser desencorajado uma e outra vez. Na verdade, você pode até mesmo ser desencorajado pelo fato de que você está muito desanimado. É altamente contagioso. O desânimo se espalha inclusive por contato casual. As pessoas podem ficar desanimadas porque você está desanimado. Você pode ficar desanimado inclusive porque outras pessoas estão desanimadas.
Sem dúvida o desânimo é uma arma muito poderosa que o diabo tem usado para fazer com que muitos irmãos queridos vivam uma vida sem propósitos e sem esperança de viver

*OBS: Entenda: O que uma palavra, atitude ou ação de desânimo produz sobre as pessoas.

1) Impede-nos de ser o que Deus tem planejado para nós
2 ) Esconde as belezas da vida de nossas vidas.
3 ) Asfixia, afoga nossas sonhos que tenhamos para com nosso Deus.
4 ) Mistura-nos as multidões de perdedores e fracassados.
5 ) Faz com que as dúvidas controlem nossas ações.
6 ) Atrofia nossas mentes para que ela não seja criativa.
7 ) Paralisa nossa fé.
8 ) Obstrui nossa influência positiva sobre outros.
9 ) Escurece nossa visão.

O desânimo é um terrível impedimento para viver com efetividade. É a ferramenta mais efetiva de Satanás, tem si utilizado para neutralizar as nossas vidas porque faz com que as pessoas desistam de seus sonhos e projetos e abandonem o principal. O Inimigo Ex 1:11 “E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas, porque edificaram a Faraó cidades armazéns, Pitom e Ramessés.
O Interessante com relação ao povo Hebreu Ex 1: 12 diz: “ Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel”
Vejamos como vencer o desânimo espiritual.

I. Traga a sua memória todas as conquistas do passado.
A. Na maioria das vezes quando estamos desanimados, nos esquecemos das vitórias passadas.
B. O desânimo tem a tendência de nos fazer pensarmos que somos um fracasso.
C. Falamos para nós mesmos: “Não sou bom” ou “Sempre estou cometendo erros” ou “Porque não consigo fazer nada correto?”Pare de viver no negativismo saia do abouço do seu desânimo.

II. Elimine todas as influências negativas da sua vida.

A. Talvez você tenha amigos como os amigos de Jó. ao invés de ajudá-lo te atrapalha.
B. Pegue um pedaço de papel e faça uma lista de seus amigos, e escreva suas características. Seus amigos são positivos ou negativos? Ajudam-te a levantar ou te colocam para baixo? Possuem atitudes de inveja, ciúmes, ira, amargura? Sobre o que eles gostam de falar?
C. Comece a ler boa literatura que edifique sua fé.
D. Elimine qualquer coisa da sua vida que tende a mantê-lo desanimado.
E. Lembre-se de todas as promessas que Deus tem lhe feito.

III. Conte todas as bênçãos de Deus para você, e reparta com outros.

A. Compartilhar algo bom com alguém.
B. Uma das maiores causas do desânimo é a autocompaixão.
C. Quando ajudamos os outros, um espirito de utilidade e ânimo invade nossas vidas.

Conclusão: O que você vai decidir hoje ? Vai continuar permitindo o desânimo, ou vai seguir os princípios para vencer o desanimo? Vença o desânimo em nome de Jesus.