Perseverança (Não desista de sua missão)

pr marcos e pra rosaneUm dos títulos atribuídos a Jesus Cristo é o de Mestre. Dizer que Jesus é Mestre significa dizer que Ele é um paradigma, um modelo a ser observado e seguido. Já vi muitos estudos falando das várias facetas de Jesus, mas hoje, queria levá-lo a pensar no exemplo do "Mestre da perseverança" que foi Jesus. Um homem capaz de enfrentar tudo e todos para cumprir a missão que Deus lhe deu. Até onde você seria capaz de chegar para cumprir a vontade de Deus? Um dos golpes mais duros que Jesus sentiu foi o de Sua família. Parte de Sua família o abandonou no meio de Sua missão. "Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele." (Jo 7. 5). Que dor terrível Jesus deve ter sentido! Seus próprios irmãos tentando minar o Seu foco em cumprir a vontade de Deus. Motivo para desistir da missão? Não! Jesus prosseguiu.


Até quando realizava o bem ao que necessitava, Jesus era rejeitado e desencorajado a continuar. "E era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. Então, os fariseus, por sua vez, lhe perguntaram como chegara a ver; ao que lhes respondeu: Aplicou lodo aos meus olhos, lavei-me e estou vendo. Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado... (Jo 9. 14-16).Os entendidos da Lei de Deus queriam calar a missão de Jesus! Motivo para desistir da missão? Não! Jesus prosseguiu... Agora a decepção veio de um dos Seus mais amados discípulos. Jesus precisou ser duro com Pedro, que buscava desviá-lo da missão. "E isto ele expunha claramente. Mas Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo. Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. (Mc 8. 32).Motivo para desistir da missão? Não! Jesus prosseguiu... Também passou pela traição de Judas, a negação de Pedro por três vezes e a fuga de todos os Seus discípulos quando foi preso. Ficou sozinho! Talvez com o que Jesus tenha passado até aqui muitos de nós já teriam desistido de sua missão, jogado tudo para o alto, abandonado a fé e Deus. Motivos para desistir da missão? Não! Jesus prosseguiu... Ele passou ainda por um julgamento injusto, por uma chuva de pancadas, chicotadas, cuspidas, xingamentos. Talvez aqui nós tivéssemos desistido. A dor afasta muitas pessoas dos caminhos de Deus. Mas não Jesus! Pregado na cruz Ele demonstra as maiores provas de comprometimento com a Sua missão e com a vontade de Deus. Mostra que é, verdadeiramente, o Mestre da perseverança.


Já pregado na cruz e sofrendo dores terríveis, ainda recebe golpes que tentam desviá-lo de Sua missão. As pessoas queriam que Ele descesse da cruz! "Igualmente os soldados o escarneciam e, aproximando-se, trouxeram-lhe vinagre, dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo." (Lc 23:36-37).Motivo para desistir da missão? Não! Jesus prosseguiu... A crucificação era terrível e, em determinado momento, era oferecido ao crucificado uma mistura entorpecente, de forma que pudesse ter um pouco de alívio da terrível dor. Porém, sentir toda a dor dos pecados sendo atribuída a Ele era parte da missão de Jesus. Por isso, Ele não quis minimizar a Sua dor e rejeitou a mistura. Ele cumpriu mais uma vez a Sua missão. "Deram-lhe a beber vinho com mirra; ele, porém, não tomou." (Mc 15. 23)


Jesus ainda teve forças, mesmo diante das contrariedades terríveis, para perdoar os que bateram os pregos em suas mãos e pés, e os que O encheram de pancadas, cumprindo mais uma vez a Sua missão."Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lc 23. 34) No meio de tanta agonia ainda sobrou tempo para trazer palavras de salvação a um dos malfeitores que foram crucificados ao Seu lado. Quem se lembraria dos outros num momento como esse? Jesus mais uma vez, com perseverança, cumpre plenamente a Sua missão. "Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." (Lc 23. 43) Após tudo isto, depois de ter cumprido a Sua missão, enfrentado todas as adversidades, o Mestre da perseverança morre sem ter desistido, e nos mostra com um exemplo único, o tipo de perseverança que deseja que os seus discípulos tenham com relação a missão que Deus lhes deu!