Marcas do discípulo de Cristo

Texto Referência: João 6.48 a 68
Jesus não apenas informou e ensinou. Ele formou discípulos. A Igreja do Senhor Jesus é composta de discípulos. Jesus sempre teve a multidão ao seu redor, mas Ele não se iludia com a multidão. Ele dedicou-se a um grupo de pessoas, próximas a Ele, que estavam dispostas a tudo por Ele: OS DISCÍPULOS.
De forma resumida "discípulo é aquela pessoa que segue os mesmos passos do seu mestre e tem as mesmas atitudes, princípios e valores". Paulo era discípulo de Cristo, por isso ele disse: Tornem-se meus imitadores como eu o sou de Cristo. (1 Co 11:1)

Logo, se somos discípulos de Cristo, invariavelmente teremos as seguintes marcas:

1ª Marca: Um discípulo de Cristo é uma pessoa obediente, submissa.
Um discípulo de Cristo deve obedecer assim como Jesus obedeceu ao Pai. Um discípulo não é desobediente, questionador, insubmisso. Pelo contrário, ele sabe que é melhor obedecer do que sacrificar. Ele obedece porque ama, confia. Jesus no Getsêmani orou e disse: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu beba, faça-se a sua vontade". (Mt 26:42) – Quando Jesus foi batizado por João Batista, Deus declarou: "Este é o meu filho amado em quem tenho prazer". (Mt 2:17) – Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz. João disse: "Aquele que diz: Eu o conheço, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele". (1 Jo 2:4) – E João continua "Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou". (1 Jo 2:6). O discípulo nega-se a si mesmo, toma a sua cruz e segue os passos do mestre. (Lc 14:33)

2ª Marca: Um discípulo de Cristo anda em amor e perdão.
Jesus se dirigindo aos seus discípulos, declarou: "Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". Jesus foi atacado, apedrejado, perseguido, cuspido, mas amou a todos de forma incondicional, perdoou a todos e se entregou na cruz pelos nossos pecados. Jesus poderia ter dito: Nisto saberão que sois meus discípulos, se forem religiosos, se andarem com uma bíblia debaixo do braço, se tiverem em casa uma bíblia aberta no salmo 91, se forem mestres em teologia. Não. Ele disse: "Se amardes uns aos outros". (Jo 13:35) – Uma das maiores marcas do discípulo é o amor e perdão manifestos na sua vida.
O Apóstolo Paulo como excelente discípulo que era, escreveu à Igreja de Corinto um capítulo inteiro falando sobre o "amor". Depois na sua carta à Igreja da Galácia, ao falar do fruto do Espírito, o primeiro da sua lista é o "amor". Paulo sabia da importância desse amor, até porque ele havia experimentado o amor e o perdão da parte de Jesus Cristo na vida dele. Jesus é inclusive a personificação do amor.
Discípulo de Cristo que tem dificuldade de amar e perdoar deve repensar a sua caminhada cristã.

3ª Marca: Discípulo de Cristo é aquele que dá bons frutos e cuida das ovelhas do Senhor Jesus.
Jesus disse: "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto"... (Jo 15:5a) – Jesus também disse: "Vão e façam discípulos por todas as nações... (Mt 28:19) – O discípulo de Cristo frutifica, tem prazer em anunciar as boas novas da salvação. Tem alegria em falar de Jesus. Por isso Jesus disse: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura". (Mc 16:15) – O discípulo de Cristo é uma ponte que liga o pecador, o perdido, ao Senhor Jesus. E o discípulo de Cristo cuida das ovelhas. Jesus ,agora ressurreto, fala com Pedro e pergunta 3x se ele o ama. Pedro responde as 3x que sim, o ama. E a resposta de Jesus é: 1ª vez: Cuide dos meus cordeiros; 2ª vez: Pastoreie as minhas ovelhas; 3ª vez: Cuide das minhas ovelhas. (Jo 21:15 -17) – Jesus ama as ovelhas. Se somos discípulos temos que cuidar das ovelhas, pastorear o rebanho, sarar as feridas, passar o bálsamo e cuidar para que elas não sejam vítima dos lobos vorazes. Temos que discipular e dar muitos frutos.

4ª Marca: O discípulo de Cristo tem uma vida de oração e possui autoridade.
Um discípulo de Cristo prioriza a vida de oração.
Um discípulo de Cristo anda fazendo o bem a todos e com autoridade e poder cura a todos os oprimidos do diabo. (At 10:38) – E foi para isso que Jesus se manifestou, para desfazer as obras do diabo. Se somos discípulos do mesmo modo seremos canal de bênçãos na vida das pessoas.

5ª Marca: O discípulo de Cristo é alguém disposto a aprender e a mudar de vida.
Pode ser que de tudo que foi dito até agora, você não tenha nenhuma dessas marcas, mas se você estiver disposto (a) a aprender, Jesus poderá mudar a sua vida, assim como fez com os discípulos.
Pedro querendo fazer justiça com as próprias mãos, cortou a orelha do soldado, depois já transformado, pregou e mais de três mil pessoas se entregaram a Jesus.
Paulo, antes Saulo, perseguia aos cristãos e foi testemunha ocular da morte de Estevão, mas depois de transformado, teve experiências sobrenaturais e até mesmo estando preso glorificava o seu Deus.
Todos os discípulos tinham defeitos, mas se sujeitaram ao Mestre, aprenderam com ELE, cumpriram o "IDE" e por isso o evangelho chegou até nós.

Conclusão: Você que não é discípulo de Cristo, hoje pode se tornar um recebendo a Jesus como único e suficiente salvador da sua vida. E você que já é, pode fazer um compromisso para ser um discípulo ainda melhor.

ESTE ANO SERÁ O ANO DA CONQUISTA PARA TUA VIDA!

SHALOM!