Estudo de Células

Trazendo de volta o que morreu

TEXTO CHAVE: João 11:14, 38-44

INTRODUÇÃO:
Quanta coisa preciosa morre em nossa vida... Casamentos, sonhos, amizades, prosperidade, coisas que tivemos um dia e foram tiradas de nós. Muitas vezes, desistimos completamente daquilo porque não vemos nenhuma possibilidade de reaver. Entretanto, Jesus é aquele que pode ressuscitar as riquezas mortas em nossa vida. Assim como Ele ressuscitou Lázaro, já enterrado e morto há quatro dias. Vamos aprender hoje como o processo de ressurreição acontece.

1- PRECISAMOS CHAMAR JESUS O QUANTO ANTES – Jo 11:1-3 – Quando Lázaro adoeceu suas irmãs Marta e Maria logo mandaram chamar Jesus. Elas mostraram sua fé e dependência em quem poderia resolver a situação. Assim também nós precisamos aprender que, antes de qualquer outra iniciativa em nossa vida, invocar o Senhor Jesus Cristo aquele que pode todas as coisas. Salmos 20:7.

2- PRECISAMOS ENTENDER QUEM NEM SEMPRE OS PROBLEMAS SÃO PARA NOS DESTRUIR – João 11:4 – Jesus disse que a doença de Lázaro era para a glória de Deus. Isso nos ensina que nossas perdas podem se tornar grandes milagres em nossa vida, quando procuramos ajuda no lugar certo, como fizeram aquelas irmãs de Lazaro.

3- DEUS TEM O SEU TEMPO E A SUA MANEIRA DE AGIR - Jo 11:5-6 – A Bíblia diz que Jesus se demorou (e enquanto isso, Lázaro morreu), mas diz que Ele estimava muito aquela família. Em nossas vidas parece que acontece a mesma coisa; pedimos ajuda de Deus e pensamos que Ele não está nos ouvindo, e experimentamos uma aparente demora de Deus. Nunca devemos pensar que é ausência de amor, mas devemos entender que Ele nos ama até no vale da sombra da morte! Ele está no controle das coisas e nos faz sempre o melhor.

4- O SENHOR NÃO ESTÁ ALHEIO AOS NOSSOS SENTIMENTOS. ELE CHORA CONOSCO , Jo 11:17,32-35 – Jesus chorou, não porque Lázaro estava morto - Ele sabia que o ressuscitaria, mas porque viu o sofrimento daquela família. Ele sempre está disposto a nos consolar enquanto estamos sofrendo, portanto, devemos nos lembrar que Ele é um Deus de misericórdia, Salmos 111:4.

5- PRECISAMOS TIRAR OS OBSTÁCULOS - Jo 11:38-41 – Jesus só fez o milagre depois que as pessoas tiraram a pedra do túmulo. Muitas vezes, é isso que nos falta, retirar a pedra do ressentimento para restaurar um relacionamento, a pedra do pecado para ressuscitar um casamento, a pedra da preguiça ou da desonestidade para reaver a prosperidade, etc...

6-É NECESSÁRIO OUVIR A VOZ DO SENHOR E OBEDECER - Jo 11:43 – Jesus deu uma ordem a Lázaro e, mesmo preso pela morte, ele teve que obedecer. Muitas pessoas não conquistam o milagre porque não tomam atitudes diante da palavra de Deus.

7-DEPOIS QUE O MILAGRE COMEÇA A ACONTECER, TEMOS QUE IR ATÉ O FIM - Jo 11:44 Foi necessário desatar Lázaro, depois que ele ressuscitou. Não foi Jesus quem fez isso. Foi a família. Da mesma forma, quando começamos ver a restauração, temos que fazer a nossa parte para alcançar a excelência.

CONCLUSÃO – A parte de Deus para nos ajudar está completa, pois Jesus completou-a na cruz, e a nossa parte é: Chamarmos Jesus. Não importa a situação, devemos entender que Deus não quer nos destruir,mas tem a sua maneira certa de agir, que nem sempre é como nós achamos, e Ele não está alheio ao que nos acontece. Temos que fazer nossa parte, obedecendo o que o Senhor nos mandar, e nunca parar, permanecendo firmes até vermos o milagre.

GANCHO EVANGELÍSTICO – Desafie cada visitante a assumir um compromisso com Jesus. Faça a seguinte proposta: Há coisas a serem ressuscitadas em sua vida? Se quiser ressuscitá-las, a primeira coisa a fazer é chamar Jesus e tornar-se um adorador d’Ele – Oração de entrega e consolidação.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025