Estudo de Células

Desenvolvendo a salvação

Estudo de Célula 4ª Semana Outubro 2016

 

A salvação precisa ser desenvolvida e ter sequência. O apóstolo Paulo ensina sobre isso, dando conselhos para que os cristãos sigam crescendo na fé. Que conselhos são estes que nos fazem avançar?

Texto-chave: Filipenses 2:12-18
Estamos num tempo de muita consolidação, com tanta gente nova na igreja, ganha nas casas de paz. É lindo ver pessoas sendo salvas! Mas precisamos entender que isso é só o começo. A salvação precisa ser desenvolvida, ter sequência. Neste texto bíblico, o apóstolo Paulo ensina sobre isso, dando conselhos para que os cristãos sigam crescendo na fé. Vamos resumir e entender esses conselhos para que nossa vida espiritual avance...

1) NÃO PARE – vs. 12 – A ordem é para que tenhamos atitude em desenvolver a nossa vida com Deus. Não se trata de algo que vai acontecer automaticamente, por si só, mas que depende de um empenho da nossa parte em seguir crescendo. A vida cristã é como andar de bicicleta: quem para de pedalar, cai.

2) DEPENDA DE DEUS – vs. 13 – Apesar de que nosso crescimento espiritual demande interesse e atitude da nossa parte, precisamos compreender que é o Senhor quem o produz. Ele opera em nós a vontade de crescer, assim como a força para fazer as coisas certas. Por isso, uma vida de oração é fundamental, pois é a oração que revela a nossa dependência do Senhor.

3) NÃO RECLAME – vs. 14 – Quem quer crescer não pode perder energia com desculpas, murmurando contra as circunstâncias e contra as pessoas, provocando contendas. As dificuldades são ferramentas para desenvolver nossa “musculatura” espiritual. Portanto, ao invés de reclamar e nos justificar com os problemas, devemos enfrenta-los na fé para alcançarmos a maturidade.

4) SEJA UMA TESTEMUNHA FIEL – vs. 15 – Não podemos perder a noção que que vivemos neste mundo corrompido e cheio de pecado e, neste mundo, precisamos assumir a responsabilidade de ser representantes de Deus, mantendo um testemunho irrepreensível. Que essa responsabilidade seja um fator motivacional para buscarmos crescer e ser cada vez mais firmes na fé, a fim de que a nossa luz brilhe e atraia muitos a Cristo.

5) INVISTA NA PALAVRA – vs. 16 – Paulo nos manda “preservar a palavra da vida”. Esse certamente é um dos maiores segredos para o crescimento espiritual de qualquer cristão. Sem ouvir e estudar a Palavra, permanecemos infantis e instáveis na fé.

6) NÃO PERCA A ALEGRIA – vs. 17-18 – A vida cristã não é fácil. Às vezes enfrentamos momentos difíceis. Paulo fala, por exemplo, que ainda que ele fosse “oferecido como libação”, ou seja, que ele morresse pelo ministério, os irmãos não deveriam perder a alegria, a mesma que o levava a seguir até o fim. Portanto, a alegria de servir a Deus com o nosso melhor deve ser o combustível que nos move.

CONCLUSÃO – Tenha um tempo de oração e adoração com seus discípulos, antes de encerrar a reunião... Se houver algum visitante não convertido, desafie-o a receber Jesus e ore com ele.

AVISO IMPORTANTE – Não se esqueça primeiro domingo do mês, temos a Santa Ceia nos cultos da igreja e esta é uma ocasião em que todos devem valorizar. Desafie toda a sua célula a estar presente e, se possível, combine com eles de estarem culto e tomarem a Ceia juntos.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025