Estudo de Células

Força para Recomeçar

Estudo de Célula 2ª Semana Outubro 2016


A vida nos reserva surpresas desagradáveis. Mesmo os melhores cristãos passam por grandes perdas, sejam materiais, emocionais, relacionais ou de outra natureza. Quando isso acontece, recomeçar é um grande desafio, mas necessário!

Quebra-gelo: Pergunte aos presentes se algum deles teve que “juntar os cacos” e, com muita dificuldade, recomeçar, depois de uma grande perda na vida. Sem deixar que se estendam muito, peça para dizerem que momento foi esse em suas vidas e o que foi mais difícil.
Texto-chave: Rute 1:16-17
A vida, muitas vezes, nos reserva sfurpresas desagradáveis. Mesmo os melhores cristãos passam por grandes perdas, sejam materiais, emocionais, relacionais ou de outra natureza. Quando isso acontece, recomeçar é um grande desafio, mas necessário! A história de Rute e Noemi é uma verdadeira saga de mulheres que tiveram que se levantar de uma grande tragédia e conseguiram, com seu esforço e fé... Vamos nos inspirar em suas atitudes para que nuncasucumbamos diante da decepção.
1) É PRECISO ENCARAR AS PERDAS E OLHAR PARA FRENTE – Rute 1:1-5 – Fatalidades acontecem.Aquelas mulheres ficaram viúvas, numa terra dominada pela fome. Poderiam desistir da vida, ou então desistir da fé, culpando Deus pelo lhes acontecera. Estavam diante de uma decisão e, na verdade, tudo o que viveram depois, com a restauração e honra que a Bíblia conta que provaram ao final de sua história, só foi possível porque resolveram encarar o problema e buscar uma saída em Deus... Há sempre uma saída para aqueles que não desistem!

2) É PRECISO TER CORAGEM E HUMILDADE PARA REVER DECISÕES ERRADAS – Rute 1:6 – Tudo o que ocorreu com Noemi foi, de certa forma, fruto de uma decisão errada que ela tomou com seu marido. Num tempo de dificuldade, eles deixaram Belém (que significa “casa de pão”) e foram aventurar-se em Moabe, uma terra idólatra. Deu tudo errado! Agora, diante das perdas, Noemi teve que ser humilde para reconhecer seu erro e voltar à terra de onde não deveria ter saído... Há restaurações em nossa vida que só ocorrerão quando pararmos de culpar os outros, ou até mesmo Deus, e reconhecermos nossa própria parcela de culpa, tendo coragem para voltar atrás.

3) É PRECISO CUIDADO PARA NÃO TRANSFERIR NOSSA FRUSTRAÇÃO COMO PESO PARA OS OUTROS – Rute 1:7-9 – Noemi estava vivendo um drama pessoal, mas teve cuidado de não transferir sua frustração para as duas noras, que já tinham seus próprios desafios. Sua postura de amor, buscando o bem de Rute e Orfa, demonstra um coração generoso, mesmo em meio às perdas. Isso certamente atrai a bondade de Deus... Toda vez que você tiver que passar por desertos dolorosos, vigie para não impor sobre quem está ao seu lado o mesmo peso que você estiver sentindo.

4) É PRECISO DESENVOLVER E VALORIZAR OS RELACIONAMENTOS DE VERDADEIRA ALIANÇA – Rute 1:14-18 – Rute e Noemi só saíram da condição terrivel que se encontravam por causa da aliança que havia entre elas... Como é importante investirmos em alianças na casa de Deus e não nos isolarmos,quando as coisas não estão bem! Quando estiver sofrendo por perdas, apegue-se ainda mais aos seus líderes e à família da fé. E em verdadeiras amizades espirituais que encontramos força e sabedoria para seguir.

5) É PRECISO CRER QUE DEUS PROVERÁ OPORTUNIDADE DE UM RECOMEÇO – Rute 1:19,22 – Porque fizeram juntas aquela viagem em busca de uma restauração, sem desistir, Rute e Noemi conseguiram encontrar uma nova perspectiva de vida. O fato de terem chegado a Belém no tempo da colheita, não apenas resolveu o problema imediato delas, que era a fome, mas proveu um futuro próspero, pois o dono daquele campo era Boaz, homem rico e temente a Deus, que veio a se casar com Rute... Tudo estava preparado pelo Senhor! Será sempre assim quando você, diante de uma grande perda, decidir que não desistirá, confiando n’Ele, de todo coração.

CONCLUSÃO – É importante ter um tempo de oração e reflexão sobre a Palavra. Incentive aqueles que, porventura, estejam tentando se recuperar de uma perda ou decepção a andarem segundo os princípios que ouviram. Ore com eles... Se houver algum visitante não convertido, desafie-o a receber Jesus e consolide-o.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025