Estudo de Células

Caracteristicas de um verdadeiro discípulo

Estudo de Célula da 2ª Semana Dezembro 2016

Texto-chave: Atos 6:7
Uma igreja saudável não uma igreja que multiplica a apenas o número de convertidos, mas que multiplica o número de discípulos. É por isso que temos estudado sobre esse tema nas últimas semanas. O que queremos é convencer aqueles que são apenas frequentadores de células e cultos a entrarem num relacionamento de discipulado pessoal com seus líderes. Hoje vamos procurar na Bíblia as características necessárias para que alguém seja considerado um discípulo...
1) UM VERDADEIRO DISCÍPULO ACEITA SEGUIR SEU DISCIPULADOR – Mateus 16:24; Hebreus 13:17 – Em todos os relatos que temos na Bíblia, é o discípulo que segue o discipulador e não o discipulado que corre atrás do discípulo. Isso indica que, para ser discípulo, é necessário humildade e interesse para tomar a iniciativa de aprender com alguém mais maduro na fé. Há pessoas que não avançam no discipulado porque são passivas e esperam ser arrastadas para o propósito.
2) UM VERDADEIRO DISCÍPULO ACEITA O DESAFIO DE FRUTIFICAR – João 15:8; Marcos 3:14-15 – O propósito do discipulado é levar as pessoas ao crescimento espiritual, para que elas assumam o ministério na igreja e se tornem frutíferas. Quando Jesus chamou os seus doze, deixou claro que a ideia era um relacionamento com Ele a fim de que eles se habilitassem para fazer a obra de Deus. Aquele que diz ser discípulo, mas foge do ministério e não frutifica, está enganando a si mesmo.
3) UM VERDADEIRO DISCÍPULO BUSCA SE ESPELHAR EM SEU LÍDER – Lucas 6:40; Hebreus 13:7 – É claro que quando lemos textos bíblicos que se referem a Jesus, temos o discipulador perfeito e Ele foi o único nesta condição. Mesmo assim, ele transferiu a responsabilidade do discipulado para os homens. Isso quer dizer que o verdadeiro discípulo é aquele que reconhece as qualidades espirituais do seu líder (ainda que ele tenha seus limites) e busca se espelhar nele para tornar-se um cristão melhor.
4) UM VERDADEIRO DISCÍPULO ESTÁ DISPOSTO A RENUNCIAR – Lucas 14:33 – Não há discipulado sem renúncia. É preciso humildade e decisão para abrir mão de tempo, conforto e independência para investir num relacionamento que objetiva a formação espiritual. É por isso que muitas pessoas nunca se tornam verdadeiros discípulos, pois querem os benefícios, mas não têm disposição de pagar o preço. Quando Jesus definiu que, para segui-lo, era necessário “tomar, cada um, a sua cruz”, estava apontando para a necessidade de morrermos para nós mesmos, a fim de recebermos a vida de Deus através do discipulado.
5) O VERDADEIRO DISCÍPULO ACEITA REPLICAR O MODELO QUE RECEBE DO SEU LÍDER – Filipenses 3:17; II Timóteo 2:2 – O discipulado é uma cadeia de transmissão de um modelo de valores, de homens para homens. O discipulador recebeu um padrão de alguém, inspirado em Cristo e deve repassá-lo ao seu discípulo, para que ele possa fazer o mesmo com outros. Portanto, não há espaço para pensamentos autônomos e discordâncias quanto à visão. Quem é discípulo, identifica-se com o modelo que nasce em Jesus, passa pelos pastores, desce aos líderes, chega à sua vida e deve ser transmitido com integridade por ele para a vida de outros.
CONCLUSÃO – Gaste um tempo de oração, estimulando os integrantes da célula a levantarem sua voz, buscando de Deus um coração de verdadeiros discípulos... Se houver algum visitante não convertido, pergunte se ele não quer receber Jesus e ore com ele.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025