Estudo de Células

Amai-vos uns aos outros

Textos: João 13.34,35 e 15.12


Introdução
Na última noite que Jesus passou com seus discípulos, antes de ser preso, julgado e morto, Ele deu-lhes um importante mandamento: "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (Jo 15.12).
Nossa lição hoje é sobre o amor mútuo. Sobre isso, veremos quatro pontos específicos:


1. Amar é uma ordem – Para o cristão, amar não é um sentimento ou uma opção, é uma ordem. E deixar de cumprir essa ordem é pecar por ação e omissão. O discípulo deve procurar – ativamente – oportunidades, não só de evitar o mal do próximo, mas de fazer o bem; e de modo especial aos cristãos, assim como Jesus tomou a iniciativa de fazer o bem a nós.
Compartilhando: Faça uma autoavaliação, comparando o seu amor com o de Jesus.

 

2. Amar é uma ordem para todos – Nossa expectativa natural é sempre exigir o amor dos outros. Queremos ser amados, respeitados, considerados e cobramos a atenção do outro. Mas Jesus disse: "vos ameis uns aos outros".
Compartilhando: Sem citar nomes, diga: existe na igreja algum irmão que você não gostaria de ficar perto dele lá no Céu?

 

3. Amar como Deus nos amou – Na ordem sobre o amor que Jesus nos deu, Ele se coloca como referencial desse amor. Ele nos amou com o amor ágape; divino e sobrenatural. Para nós isso seria impossível, mas, com a ordem, veio a capacitação (leia Rm 5.5 e 1Jo 4.10). Vejamos alguns exemplos desse amor na vida de Cristo: torna-se servo (Fp 2.7); entregar-se a fim de redimir-nos (Tt 2.14); dar a própria vida por nós (Jo 10.11); fazer constante intercessão (Hb 7.25); compadecer das nossas fraquezas (Hb 4.15); socorrer-nos ao sermos tentados (Hb 2.18); exercer paciência com os nossos pecados (2Pe 3.9); perdoar nossos pecados (1Jo 1.9).
Compartilhando: Desta pequena lista, qual dessas atitudes de Jesus você mais precisa exercitar?

 

4. Amar é o registro de identidade do cristão (Leia 1Jo 4.7,8 / 2.7-11).

 

Compartilhando: Você acha que todas as pessoas devem ser amadas da mesma maneira (não na quantidade, mas na forma)?
Conclusão: O amor (ágape) é a base de todos os outros mandamentos recíprocos (uns aos outros). Esse tipo de amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem. A melhor maneira de amar é amando. Escolha, em segredo, alguém para demonstrar o amor ágape nesta semana e colha os frutos dessa demonstração de amor.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025