Estudo de Células

Você tem paciência?

TEXTO-CHAVE: Gálatas 5:13-26
INTRODUÇÃO - Vivemos em um mundo onde parece que a falta de paciência é muito comum. Mas o filho de Deus tem que viver uma vida marcada pelos frutos do Espírito, e a paciência é um destes dons. Aqueles que acham que não precisam de paciência são os que mais precisam. A paciência é a qualidade mais útil nesta vida. Quantos de nós, já perdemos algumas coisas ou já tivemos alguns prejuízos por falta de paciência. Na Bíblia, vemos muitos homens e mulheres de Deus que perderam algo por falta de paciência. Moisés é um bom exemplo, não entrou na terra prometida por falta de paciência. Você só descobre uma pessoa paciente em um momento de teste.


1- PARA SABER SE É UMA PESSOA PACIENTE, OBSERVE OS PONTOS ABAIXO:
a - Interrupção - Como você reage quando é interrompido? Como você reage quando está atrasado e perde a condução?
b - Transtornos - Como você reage se estiver indo viajar e descobre que uma estrada está completamente transtornada? Como você reage quando fica preso a uma enchente?
c - Irritações - Como você reage quando está assistindo ao jogo de futebol, no último penault, e sua mulher pede para você levar o lixo? Como você reage se você tem um vizinho que gosta de ouvir música alta?
d - Esperar - Quando você está na fila do banco, como você reage? Quando você está parado no semáforo, e um carro está a sua frente, o sinal fica verde e o carro não anda. Como você reage? Quem tem dificuldade de esperar é uma pessoa impaciente. Andar no Espírito é andar em paciência.

 

2 - TRES PASSOS PARA EU ME TORNAR UMA PESSOA PACIENTE. Pv 3:13
a - SABER QUE VOCÊ NÃO CONTROLA TODAS AS COISAS. Ec 7:9 Uma pessoa impaciente fala de uma pessoa imatura. Pessoas pacientes são pessoas maduras. Quantos relacionamentos são desfeitos por causa de impaciência.
b - NINGUÉM É PERFEITO . Fl 3:12 Sempre que você tem uma expectativa muito grande com alguém, você se desapontará. Entenda que ninguém é perfeito e que algumas pessoas precisam que tenhamos com elas mais paciência do que com outras.
c - DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO - Lam 3:37-38. Deus usará situações, transtornos, irritações, para tratar do seu caráter. Toda vez que acontecer um imprevisto com você, pode ser que o Senhor esteja ali tentando tratar com você. Pode ser que quando seu pneu furar, ou por traz de um desemprego, você não precise repreender um demônio, mas entender que Deus é quem está no controle. Deus está no controle de tudo. Ninguém pode desfazer o que Deus faz. Is. 43:12-13

 

3 - O QUE FAZER PARA SER UMA PESSOA PACIENTE?

a . COMPREENDA, PARA DEPOIS SER COMPREENDIDO.
Colossenses 3:13 Se você só quiser ser compreendido, você nunca será uma pessoa paciente. Haverá sempre transtornos na sua vida. Se você vive em função das suas necessidades, dos seus desejos, das suas carências emocionais, você será a pessoas mais impaciente do mundo. Agora se você se preocupar com as necessidades das outras pessoas, você será uma pessoa paciente. Esse é o maior segredo para relacionamentos interpessoais, primeiro você compreende para depois ser compreendido.
b . Tenha senso de humor .". Sl 2:4 .Rir é uma das manifestações do Espírito. Quando acontecer algo ruim, ao invés de se irritar, comece a rir, tenha senso de humor. Ficar bravo vai adiantar? Não! Então se alegre e não perca sua paciência. Deus não é irado, é um Deus bem humorado e você deve parecer com Ele. Não estou falando de rir da boca para fora, mas rir no Espírito. A alegria do Senhor é a nossa força. Ne 8:10
c . CULTIVE O AMOR DE DEUS . I Co 13:4 .O amor é paciente. Então quando eu não sou paciente, eu não estou amando. Sempre que você for impaciente, você não está amando, porque amor não é sentimento, amor é atitude. Em todos os lugares, existirão pessoas que precisaremos ter paciência. Principalmente aqueles que são líderes.
d . ESPERE DO SENHOR A PACIÊNCIA QUE VEM DELE. O último passo é esperar no Senhor. Paciência é fruto do Espírito, não é psicologia e nem vontade humana. A paciência verdadeira vem de Deus, e Deus está interessado em encher você de paciência, só que para isso Ele vai usar transtornos e circunstâncias contrárias. Mas se você estiver esperando no Senhor, isto vai se cumprir.

 

Conclusão - Muitas vezes, o Senhor permitirá que você passe por algumas situações para desenvolver o Fruto do Espírito que é a Paciência e torná-lo mais parecido com Cristo. Deus sempre vai colocar sua paciência em teste porque o desejo Dele é que você ande no Espírito. Geralmente as pessoas que tem o temperamento mais extrovertido precisam de mais paciência do que aquelas que têm o temperamento introvertido. Busque praticar estes princípios e coopere com o Espírito Santo em Sua obra.

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025