Estudo de Células

Vivendo dias abençoados

Texto-Chave: - Salmo 141:1-5

 

Introdução - Todos nós queremos que os nossos dias sejam abençoados. Mas muitas vezes não vivemos dias assim porque permitimos algumas situações nos privarem dessas bênçãos que tanto desejamos. Também, em outras vezes, não temos estas bênçãos por permitir algo que não devíamos permitir. Por isso, é bom lembrar que "Nunca devemos reclamar daquilo que permitimos". Hoje vamos aprender com o Rei Davi, que foi um homem "segundo o coração de Deus", e certamente descobriremos alguns segredos que também precisamos praticar, e que podem nos levar a vivermos dias abençoados.

 

1 - DEVEMOS CHAMAR PELO SENHOR EM NOSSO SOCORRO – Isto deve ser feito todos os dias, ou seja, precisamos estar pedindo que Ele abençoe o nosso dia. Veja o que Davi fazia em Salmos 141: 1 -2. Às vezes começamos o dia tão "atropelados", andamos preocupados com o que temos para fazer e terminamos o dia cansados demais, que nos esquecemos - ou não nos importamos com o essencial, que é buscar em Deus a força e a proteção para que o nosso dia seja uma bênção – Sl 68:19 e 145:2,18. Observe que o verso diz que Ele está perto dos que pedem - isto significa que devemos pedir, clamar, invocar que o Senhor estará perto de nós.

 

2 - PRECISAMOS DEIXAR QUE DEUS CONTROLE A NOSSA LÍNGUA - Sl 141: 3 O que falamos tem um peso no mundo espiritual que produz reflexos no mundo físico. Precisamos pedir a Deus que guarde a nossa boca, mas também devemos vigiar quanto às palavras que proferimos no dia-a-dia. Elas podem abençoar, mas também podem amaldiçoar, ferir e até mesmo nos contaminar em nosso caminhar, Mt 15:10-11. Aqui Jesus deixa claro que podemos nos contaminar simplesmente com uma palavra. Olhe só o poder das palavras - podem construir ou destrui r- Pv 18:21. Porem, se deixarmos que Deus controle nossa língua, não corremos o risco de destruição.

 

3 - TEMOS QUE ESTAR ATENTOS ÀS COISAS QUE FAZEMOS E TAMBÉM COM QUEM NOS RELACIONAMOS – Sl 141: 4 - É necessário mantermos vigilância sempre que estivermos no meio de outras pessoas, pois isto pode determinar se o nosso dia será abençoado ou não. Na oração de Davi ele pede a Deus que seu coração não deseje fazer o mal e nem ande com os maus. Sl 1:1-2 , 106:3. Nesse texto o próprio Davi nos ensina que é feliz aquele que se afasta dos maus. Pv 16:17, aqui Salomão, o filho de Davi, fala em desviar, ter cuidado. São essas as atitudes que tornam o nosso dia uma bênção.

 

4 - PRECISAMOS MANTER CONSTANTE ORAÇÃO DURANTE OS NOSSOS DIAS- Sl 141: 5c . Isso quer dizer que em todos os dias, e em todo tempo, precisamos estar "em sintonia" com Deus. Não podemos "baixar a guarda". Enquanto fazemos o que temos para fazer, nossos pensamentos precisam estar elevados em Deus - (sugestão: a oração em línguas é uma boa prática para que isso aconteça) –Ef 6:18; Mt 26:41 e Lc 21:36.

 

CONCLUSÃO – Se queremos dias abençoados devemos estar alertas, e fazermos a nossa parte. Deus já fez a parte dele- Rm 8:14-17. A nossa parte é: Chamar pelo Pai, Deixar que Ele controle nossa língua, Estar atentos com o que fazemos e com quem relacionamos, e Manter constante oração. Se fizermos isso, teremos a benção que tanto desejamos. Estes são apenas alguns princípios que Deus deixou para nos ajudar a desfrutar das bênçãos que Ele deseja e planejou para cada um dos seus Filhos.

 

Gancho Evangelístico: Medite na seguinte pergunta: "Você gostaria de viver dias abençoados?" Então, se entregue a Jesus e receba dEle a maior de todas as bênçãos que é a salvação, pois a partir dessa atitude todas as outras coisas lhe serão acrescentadas.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025