Estudo de Células

Uma Vida de Vitória

Estudo de Célula da 3ª Semana de 2016

Texto-chave: I Tessalonicenses 5:16-22
Viver uma vida de vitória não é algo que acontece automaticamente, só porque somos cristãos. Antes, é fruto de decisões e comportamentos que assumimos diante da vida e da Palavra de Deus. Nestes poucos versículos, usando palavras muito diretas, o apóstolo Paulo nos dá sete chaves para andarmos em triunfo. Vamos meditar juntos sobre cada uma delas...
1) RENOVAR A ALEGRIA EM DEUS – vs. 16 – O cristão não pode viver apenas no natural, dependendo das circunstâncias para manter-se animado. Ele tem uma fonte inesgotável de gozo e entusiasmo que é a presença do Senhor e o seu propósito. Quando educamos o nosso coração a mergulhar nisso, ainda que passemos por provas difíceis, mantemos a força interior! Um tempo de adoração profunda, uma palavra revelada pelo Espírito ou simplesmente o prazer de cumprir o ministério podem ser uma chave para mantermo-nos em vitória, alegrando-nos n’Ele – Ler também Habacuque 3:17-18.
2) MANTER PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO – vs. 17 – A oração é um exercício fundamental para uma vida cristã vitoriosa. Nem sempre ela será prazerosa, mas fruto de uma disciplina que mantemos porque precisamos. Como o exercício físico constante produz saúde no corpo, a vida de oração produz vigor espiritual. Mas é preciso vencer a “preguiça” e as resistências da carne para “orar sem cessar”, ou seja, não interrompendo essa prática em nosso dia a dia – Ler também Filipenses 4:6.
3) SER AGRADECIDOS EM TUDO – vs. 18 – A gratidão atrai as bênçãos de Deus, na mesma proporção em que a murmuração as afasta de nós. Pessoas agradecidas, que conseguem ver lado bom das coisas, mesmo quando estão passando por tribulação, geralmente são mais fortes e prósperas do que aquelas que não demonstram apreço pelo que Deus e as pessoas fazem por elas – Ler também Colossenses 3:16.
4) CULTIVAR A INTIMIDADE COM O ESPÍRITO – vs. 19 – A unção do Espírito é uma chama que tem que ser alimentada todos os dias através da adoração, da vida devocional e da santidade. Crentes que não separam tempo com o Senhor ou que vivem cedendo ao pecado, perdem a unção, e sem unção, ninguém consegue ter uma vida vitoriosa – Ler também Efésios 5:18.
5) VALORIZAR A DIREÇÃO PROFÉTICA – vs. 20 – A profecia é a palavra inspirada por Deus, que Ele nos envia através de outras pessoas. Ela pode vir quando alguém, no exercício de um dom espiritual, traz recados diretos para nossa vida; ou ocorre também quando nossos líderes espirituais nos pregam a palavra com unção e revelação. A chave que Paulo nos dá é de não desprezarmos profecias. Infelizmente, muitos vivem apenas uma vida natural, porque não se movem em consonância com o que Deus está falando no meio do seu povo – Ler também II Crônicas 20:20.
6) FILTRAR AQUILO QUE SERVE PARA EDIFICAÇÃO – vs. 21 – O crente vencedor não engole tudo o que lhe é oferecido. Ele avalia, conferindo se está de acordo com as Escrituras e discernindo se determinadas palavras, pessoas ou oportunidades são instrumento de Deus ou sofismas do diabo. Segundo o apóstolo Paulo, precisamos aprender a fazer dois exercícios: filtrar o que vemos, lemos e ouvimos; e guardar aquilo que é proveitoso para a nossa edificação - Ler também I Coríntios 2:13-15.
7) REJEITAR O MAL SEMPRE – vs. 22 – Abster-se é evitar, abrir mão. Paulo nos manda abster-nos de “toda forma de mal”. Seja pensamento, atitude, palavra, amizade, ambiente, enfim, tudo o que está carregado de pecado deve encontrar a porta fechada em nosso coração. Quando Satanás não acha nada de que nos acusar, não tem como impedir a nossa vitória – Ler também I Pedro 3:11.

CONCLUSÃO – Antes de terminar a reunião, conduza um tempo de oração ou adoração... Se houver algum visitante não convertido, pergunte se ele não quer receber Jesus e ore com ele.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025