Estudo de Células

Multidão, Seguidor e Discípulo

"O Senhor disse a Abraão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha para o Norte, para o Sul, para o Ocidente e para o Oriente, porque, toda essa terra que vês, eu te darei a ti e à tua descendência para sempre". Gn 13.14,15

 

Antes de Deus nos dar a posse da promessa, Ele nos dá uma visão clara dela. Antes de conquistarmos a terra, Deus nos mostra qual é a terra e como Ele quer que a conquistemos. Assim, antes de começarmos qualquer obra na casa de Deus, precisamos ter o modelo e as explicações detalhadas a respeito de como edificá-la. Quando Deus mandou Moisés edificar o Tabernáculo, disse: "Cuide para que tudo seja feito conforme o modelo que foi te dado no monte." (Êx 25.40) – ou seja, conforme a visão.
Uma das causas das frustrações é a falta de entendimento claro de como fazer. Nestes dias queremos unidade em nossa igreja local, mas nos falta a clareza necessária para alcançarmos isso. Digo isso porque toleramos situações que contradizem nosso alvo e uma delas é permitirmos líderes entre nós que não são realmente discípulos. Eles até se dizem discípulos de Jesus, mas se recusam a aprender conosco na condição de discípulos na Igreja.


O discipulado é uma condição fundamental para que haja unidade entre nós. Dizemos que praticamos e temos até irmãos que são chamados de discipuladores, mas são realmente discípulos? São discipuladores de quem? Quem os segue? Quem os ouve? Precisamos definir melhor nossos termos e esclarecer expectativas.
Quero primeiro dizer o que não é discipulado, para depois defini-lo com mais precisão. Discipulado não é uma sala de aula cheia de alunos com um professor à frente. Salas de aulas são necessárias para se passar uma visão e até formar alguns discipuladores, mas uma reunião desse tipo não é discipulado. Podemos dizer que é uma boa forma de ensino, mas não é o próprio princípio de discipulado em operação.


Outra coisa que não é discipulado: um relacionamento de aconselhamento esporádico, no qual uma pessoa, quando precisa, quando tem alguma necessidade ou problema, procura alguém mais experiente, um pastor ou um líder, para receber conselho e uma luz nova sobre determinada circunstância. Isso pode ser um relacionamento de aconselhamento, mas não é discipulado.


Também não é discipulado uma mera relação hierárquica. O líder não é necessariamente o discipulador do liderado. O liderado exerce uma função por causa da estrutura, mas não reconhece espiritualmente o seu líder. Pode até chamar o líder de discipulador, mas na prática, é só um título hierárquico.
Por que nada disso é discipulado? Porque o cerne do discipulado não é uma programação humana ou a estrutura de uma organização, mas vínculos fortes entre alguém com coração ensinável e um discipulador aprovado. O centro do discipulado são vínculos, ligaduras no espírito, alianças entranháveis, compromisso de submissão, de andar na luz, de se deixar tratar. Esse comprometimento é que define se o relacionamento é ou não discipulado.


1. O que leva alguém a ser multidão?
Evidentemente, existem pessoas que vivem nesse nível de relacionamento por não terem recebido instrução ou ensino. Diríamos que é multidão involuntariamente. Mas a maioria faz uma opção por esse nível de relacionamento por inúmeras razões. Vamos ver algumas.

 

a. Decepção com estruturas e líderes
Relações frustrantes, escândalos, feridas profundas e decepção com a estrutura da igreja produzem crentes assim: descrentes de tudo e de todos, que apenas seguem adiante, sem nenhum compromisso com o Corpo. Infelizmente tais pessoas não percebem que a desilusão é o começo do crescimento. Enquanto idealizamos nossos pais somos apenas crianças, mas quando os vemos como são, começamos a entrar na maturidade.

 

b. Medo de serem conhecidas
O temor da rejeição, da decepção, da exploração ou da manipulação leva as pessoas a fugirem de um compromisso de discipulado. Tais receios são legítimos. Ninguém gosta de ser usado por outros. Todavia isso não é uma justificativa para ficarmos à parte do mover de Deus e da vida da Igreja.

 

c. Ignorância do melhor de Deus
Alguns acham que a vida espiritual miserável em que vivem é o único modelo de vida com Deus. Seus problemas são seus e pensam que ninguém os ajudaria ou entenderia. Creem em sua ignorância e que essa é a vontade de Deus para a vida deles.

 

d. Por participarem de "obras mortas"
Existem igrejas que produzem multidões porque não possuem um fluir do Espírito e da Palavra que os confrontem e os levem à intimidade com Deus. São igrejas-berçário que se contentam em fazer programação para entreter os crentes em vez de desafiá-los a uma vida profunda. São os crentes de campanha que pulam de um lugar para outro procurando a unção mais poderosa.

 

e. Falta de compromisso mesmo
Há pessoas que sabem o que Deus quer, convivem com pessoas de visão, no entanto, optam por uma vida descompromissada. Nunca têm certeza de nada, porque também nunca se deixaram tratar pela Palavra. São pessoas que não têm vida abundante com Deus, não têm vida frutífera, não têm vitórias. São crentes centralizados em si mesmos. Seus compromissos são totalmente baseados no interesse pessoal. Todos os seus projetos vêm antes do interesse por Deus ou pela igreja. Não se preocupam em dar satisfação a ninguém, mandam em seu próprio nariz. Talvez o motivo que traz a multidão à igreja seja um mero compromisso religioso, ou a necessidade de libertação em alguma área, a necessidade de cura, ou apenas para manter um agradável convívio social. Enfim, são pessoas completamente independentes, cujos motivos são desconhecidos. Consequentemente, crescem até certo ponto e então ficam estagnadas. Seu processo de crescimento é comprometido porque crescem no máximo até ao nível do relacionamento periférico e ralo que construíram na igreja: superficial com o povo, superficial na Palavra e superficial com Deus. O crescimento deles é determinado pelo relacionamento superficial que mantêm com Deus e com a liderança. O pouco que eles absorvem do ministério da Palavra não é suficiente para penetrar na vida deles e produzir frutos.

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025